Comunidade LGBTQIA+ conquista visibilidade online

Para Mandy Candy, influenciadora digital, plataformas proporcionam "voz global", mas provocam cyberbullying
por
Pedro José de Oliveira Zolési
|
22/11/2023 - 12h

A comunidade LGBTQIA+ sofre com graves preconceitos no mundo online. Mesmo com uma sociedade em constante evolução, ataques cibernéticos homofóbicos continuam frequentes e cada vez mais perigosos afetando muito o psicológico das vítimas. Esses atentados online ocorrem muita das vezes por uma parte da sociedade que não aceita a ascensão dessas organizações, ou até mesmo por uma medo embutido no agressor.

As redes sociais e plataformas digitais tornaram-se essenciais para  expressão e conexão da comunidade LGBTQIA+. Centenas de influenciadores partilham as suas experiências sobre como o mundo online pode ser um terreno fértil para  visibilidade e capacitação. As comunidades utilizam estas ferramentas para desafiar estereótipos, disseminar informações e construir redes de apoio.

Amanda Guimarães, mais conhecida como Mandy Candy, influenciadora digital e membro ativo da comunidade LGBTQIA+, compartilha suas experiências sobre como as redes sociais desempenham um papel fundamental na promoção da visibilidade: "As plataformas digitais nos proporcionam uma voz global. Podemos compartilhar nossas histórias, enfrentar estigmas e conectar pessoas de todos os cantos do mundo."

O ambiente aparentemente livre das mídias sociais também é permeado por preconceitos e discriminação. Casos de cyberbullying e discurso de ódio online afetam membros da comunidade LGBTQIA+, criando um ambiente hostil em plataformas que deveriam ser espaços de expressão segura.  

O impacto do cyberbullying vai além da esfera digital, deixando cicatrizes psicológicas e emocionais. A constante exposição a mensagens negativas e discriminatórias contribui para altos índices de ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental entre os membros da comunidade LGBTQIA+.

"Lidar com ataques homofóbicos não é fácil. No começo, eu ficava muito abalada, mas ao longo do tempo aprendi a focar nas mensagens positivas e no apoio da comunidade. No entanto, é difícil negar que esses ataques têm um impacto emocional e mental." expressou Amanda.

Apesar destes desafios, a comunidade LGBTQIA+ está a demonstrar resiliência online. Movimentos de resistência, hashtags e campanhas como #LoveIsLove e #Pride amplificaram as vozes LGBTQIA+, promoveram mensagens positivas e criaram comunidades virtuais de apoio.

Por fim Amanda disse que os ataques não devem apagar o brilho de ninguém e que membros da comunidade LGBTQIA+ sempre se apoiaram: "Quero dizer aos meus seguidores e à comunidade LGBTQ+ que não estão sozinhos. Juntos, somos mais fortes. Não deixem que o ódio alheio apague a luz da autenticidade de vocês. Continuem sendo quem são, porque cada um de nós contribui para a diversidade que enriquece o mundo.".