Como as premiações podem tornar a moda mais sustentável?

Centenas de vestidos são utilizados apenas por uma noite: veja como é possível reverter esse cenário do Oscar
Ana Beatriz Villela
Kiara Elias
05/04/2022 - 12h

Um dos momentos mais esperados em todas as premiações do Oscar é o “red carpet” (tapete vermelho), onde os indicados ao prêmio e os convidados do evento posam e exibem seus looks desenhados por estilistas renomados. A edição do último domingo (27/03) foi ainda mais especial por ter sido o retorno desse desfile à premiação desde a suspensão pela pandemia de Covid-19. Além das roupas apresentadas na premiação temos também as do after party. Todo ano centenas de vestidos são produzidos para serem utilizados somente por uma noite, isso ocorre pois existe uma ”tradição” de não repetir uma roupa que já foi usada em outro evento, mesmo que em outro ano.

Mona Hammoud, estudante de moda da FAAP, comenta que “o fato desses artistas não repetirem roupas acaba refletindo nas pessoas pois tendemos a nos inspirar em famosos, além do fato das tendências surgirem e sumirem muito rápido, estamos consumindo muito.”

oscar

Eventos de grande importância como o Oscar, podem ser utilizados para que se abra um debate sobre a responsabilidade da moda quanto ao meio ambiente e provar que a sustentabilidade é viável mesmo em premiações desse porte, principalmente porque as roupas são um dos assuntos mais comentados durante as transmissões do tapete vermelho. Na edição de 2020 do Oscar, a atriz Jane Fonda escolheu um vestido que já havia usado no Festival de Cannes, em 2014, e ainda acrescentou ao look um casaco que segundo ela seria “a última peça de roupa que compraria na vida” e que pretendia “incentivar às pessoas a repensarem seu consumo desenfreado de artigos de vestuário”.

Além de Fonda, Saoirse Ronan, junto com Alessandro Michele, diretor criativo da Gucci, reaproveitaram os tecidos do último modelo que a atriz usou no BAFTA para o tapete vermelho do Oscar. Para Mona, essa atitude deveria ser frequente, “os artistas poderiam repetir roupas de premiações e eventos, porém customizando-as, apresentando diversas propostas para uma mesma peça.”

A indústria da moda é responsável por 8% da emissão de gás carbônico na atmosfera e empresas de grande porte, como as dos estilistas que produzem as roupas para o Oscar e outros eventos, possuem poucas ou nenhuma política para que os looks confeccionados gerem menos impacto no meio ambiente.

Recentemente, os brechós e as “second hands” ganharam força devido aos debates sobre os impactos da indústria têxtil no planeta. Batizado de moda circular, esse tipo de mercado aproveita a peça de roupa, não descartando-a e sim revendendo-a para outra pessoa que se interesse por ela. Já existem plataformas online focadas exclusivamente nesse mercado, que cada vez mais vem se consolidando, principalmente quando falamos das peças de luxo.

Sobre a moda circular, Hammoud comenta que "essas iniciativas sustentáveis não são mais inovadoras e sim, obrigação de qualquer marca. Além disso, a moda sustentável não aborda somente o meio ambiente, mas também, a qualidade de vida dos funcionários, principalmente em marcas do tipo fast fashion”.

Famosos como Margot Robbie já estão apostando nos modelos vintage, a atriz usou um modelo da Chanel de 1994 em uma premiação, e levantou a bandeira da moda sustentável e compras em brechós.

oscar