Chargista no ramo político, Aroeira participa de entrevista coletiva com alunos da PUC-SP

Em entrevista online, o desenhista e chargista Renato Aroeira expõe seu ponto de vista sobre questões da atualidade para estudantes de jornalismo
por
Gabriel Porphirio
|
26/05/2021 - 12h

Renato Aroeira produz charges para os principais jornais do país, com notoriedade por expressar críticas políticas em representações irônicas da realidade. No mês de abril, ele deu entrevista para estudantes de jornalismo da PUC-SP, na qual falou sobre a carreira desde o início até os desafios de fazer o que faz nos dias atuais.

Intermediada pelo professor e apresentador da TV Cultura Aldo Quiroga, a entrevista tinha uma proposta simples em que cada aluno participante teria a oportunidade de fazer uma pergunta dentro de um tempo limite. No geral a “conversa” foi muito fluida com um entrevistado experiente e entrevistadores principiantes.

video-chamada  online entre alunos com suas câmeras abertas, o professor com sua câmera aberta, e o entrevistado, Renato Aroeira com a câmera aberta
Renato Aroeira sendo entrevistado por alunos

A trajetória de Renato Aroeira

Renato Aroeira é um chargista e cartunista que desde muito novo exerce a profissão. Ele começou na coluna de esportes do pai, em Minas Gerais, mas antes disso já havia começado a desenhar profissionalmente com a mãe, em apostilas infantis que ela criava. Ele conta que ter trabalhado com educação antes de ir para o “cartoon” facilitou a vida profissional com relação às críticas, uma vez que com as apostilas muita vezes era necessário mudar algo, havia muitas normas.

E como você mudou do jornalismo esportivo para o político?

Quando comecei no Jornal de Minas o editor gostou das minhas charges e perguntou se eu queria fazer algo político, eu disse que sim.  E eu fui fazendo conforme a linha editorial dos jornais, eles viam algo que eu tinha feito e perguntavam se me interessava fazer algo com política. Mas foi no movimento estudantil que eu realmente me interessei por política e a partir de lá, posso dizer que houve essa transição, pois daí em diante eu não desenhava o que o jornal queria e sim o que eu sabia.

Mudou muito o jeito de se fazer charge política com o tempo?

Eu achava, quando comecei, que o humor era a simplificação, mas fui percebendo que a simplificação acaba sendo mais injusta do que deveria. É possível dizer que em uma charge geralmente existe aquilo que você quis dizer, o que você disse e o que acharam que você disse, e raramente essas três coisas andam juntas no final, por isso ao longo do tempo eu fui enxergando que complicar uma piada era melhor do que simplificar, e hoje eu prefiro explicar um pouco mais do que cometer um equívoco. O humor simplificado costuma ser muito rasteiro e preconceituoso e o chargista e todo profissional da mídia deve ter cuidado com isso.

Como você lidou com a censura do governo atual com sua charge?

Primeiro eu fiquei incrédulo, eu recebia mensagens de solidariedade mas nem sabia o que tinha acontecido, não acreditava. Aí me explicaram que o Ministro da Justiça publicou no twitter que teria pedido à PF para que me investigassem pela charge e tudo mais. A segunda reação, então foi de pânico, eu não tinha nenhum advogado, mas aí logo grandes advogados entraram em contato comigo e eu descobri que há um tempo existe no Brasil essa rede de solidariedade para ajudar as "vítimas" desse tipo de arbitrariedade.

E como você está lidando agora? Você sente medo?

Eu sinto medo, porém eu sinto mais medo hoje do que na ditadura, em parte porque jovem não costuma temer muito mesmo, e em parte porque esse governo atual não premedita suas ações como no último regime militar. Só que ao mesmo tempo eu me sinto mais seguro agora, já que existe essa rede de segurança que eu mencionei e até aqui ela vem funcionando. E é evidente que eles não desistem porque mesmo depois do meu processo ter sido arquivado muitos outros chargistas depois estão sendo investigados. Eu tenho medo sim, tanto que parei de anunciar meus shows, eu também sou músico e desde que fui processado não anuncio mais onde vou tocar, imagina se alguém vai lá para causar algum fuzuê.

imagem que associa bolsonaro ao nazismo, é uma charge então é uma associação ironica
Imagem: Reprodução/Instagram 
Disponível no Instagram de Renato: @arocartum
​​​​​

Qual sua intenção com as charges quando as publica? E o que espera do público?

É uma mistura de sentimentos, pois existe aquele sentimento de querer que as pessoas gostem daquilo que você fez, mas também de ter um papel social. O que eu espero quando as pessoas veem uma charge é que primeiro elas se divirtam e depois observem aquilo que estou apontando. Eu quero que elas gostem da arte, mas ainda assim, vejam do que aquilo se trata, pois geralmente desenho criticando incongruências do governo. Mas o que eu não espero de uma charge, acho que é mais fácil dessa maneira, é que elas resolvam algum problema ou que causem uma revolução. Eu entendi muito cedo que a charge numa sociedade é uma pecinha na engrenagem da mídia para ajudar a sociedade a seguir um bom rumo. É uma expressão muito comum entre os chargistas, eu quero de certa forma educar a população para que escolhas melhores sejam feitas. É claro que não tenho essa pretensão de querer mudar algo, nem de longe é o chargista é o responsável por mudar o mundo, o máximo que posso causar é uma provocação aqui e ali, mas esse é o papel da mídia na sociedade.

As redes sociais impactam no seu trabalho?

Quando eu comecei, recebia cartas, cartas sobre meu trabalho, algumas me xingando, outras não, depois eu comecei a receber e-mails, e olha bem, eu publicava em um jornal um desenho de algo que ocorreu no dia anterior ou um pouco mais cedo e quando ela saía era uma charge de pelo menos quatro dias atrás. Ontem quando eu soube do pronunciamento do Bolsonaro eu imediatamente fiz uma charge e publiquei. Então em menos de meia hora do final do pronunciamento eu tinha uma charge pronta e as pessoas já estavam comentando sobre. Antigamente só iriam comentar uma semana depois. Então nesse sentido mudou muito mesmo.

Voltando à censura, qual o próximo passo para a luta contra ela?

Na luta contra a censura a gente tem que ir com tudo que temos disponível porque o outro lado não vai parar nunca. Claro, dentro dos limites possíveis de cada um. Como eu disse, eu acho que a charge tem um papel social, mas que ali ela é acessória. Por exemplo, eu fiz parte da reconstrução da imprensa sindical fazendo a pequena parte da imprensa, que por sua vez é uma pequena parte da luta principal que era a luta sindical. Então é assim que eu entendo o nosso papel que, hoje em dia, eu penso que deva ser mais educacional, e não só educação formal, mas educação social e a mídia e a imprensa tem uma enorme responsabilidade nisso.