CAPSI elege chapa única Bispo do Rosário

Nova gestão arrecada 99,3% dos 287 votos totais e permanece até agosto de 2024
João Curi
14/09/2023 - 12h

O Centro Acadêmico de Psicologia (CAPSI) anunciou, no dia 6 de setembro, a posse da gestão Bispo do Rosário por uma Universidade Popular, com 285 votos. O processo eleitoral estava em curso desde o dia 12 de agosto, quando a Comissão Eleitoral tomou posse da entidade, demarcando o fim da gestão Nise da Silveira por uma Universidade Popular. Assim como no ano passado, as eleições ocorreram com chapa única.

Na véspera da abertura do período eleitoral, a gestão anterior (2022- 2023) compartilhou nas redes sociais do centro acadêmico uma série de postagens referentes ao histórico da entidade. O ano passado foi marcado pela revitalização do espaço físico e da mobilização do movimento estudantil junto aos docentes para reivindicar os salários integrais de professores após redução de 10% anunciada – e posteriormente revogada - pela FUNDASP, em setembro de 2022.

Com publicações detalhadas e de fácil linguagem, ainda foram descritas as funções e histórico das secretarias de Finanças, de Agitação e Propaganda (Agitprop), de Infraestrutura e de Saúde Mental. Esta, por sua vez, destacou-se pela realização de “aulões” destinados aos estudantes bolsistas para “amenizar o impacto causado pelo acúmulo de matérias em decorrência da entrada tardia dos alunos que recebem bolsas de estudo”. A iniciativa foi baseada na colaboração do próprio corpo discente, por meio de questionário e voluntariado, para definir o conteúdo a ser trabalhado e também para compor o corpo de produção e monitoria.

A luta e articulação para promover uma universidade mais popular, diante das dificuldades enfrentadas pelo corpo estudantil desde a retomada das aulas presenciais após o período de pandemia, não foi encerrada em agosto deste ano. Na verdade, a causa passa o bastão à sua sucessora.

A nova gestão declarou, em sua carta-programa, defender um centro acadêmico alinhado às pautas de inclusão e de engajamento de classes. O documento ainda expõe a visão da chapa sobre as conjunturas atuais do país e da PUC-SP, demarcado neste a elitização do espaço acadêmico e sua natureza excludente. “É fundamental pensarmos na PUC como um espaço que, apesar de sua relevância histórica enquanto uma instituição de defesa e formação de valores democráticos, se apoia em uma imagem de um passado cada vez mais distante da realidade atual”, declara.

Estruturalmente, o CAPSI será gerenciado por três secretarias, além da Diretoria e Tesouraria, que são obrigatórios segundo edital aprovado na Assembleia de Curso, no dia 7 de agosto. A Secretaria de Comunicação está encarregada das redes sociais da entidade e prioriza o contato com os estudantes também no campus. A secretária de Eventos é responsável pela organização de projetos que promovam “a cultura, a política de permanência e o acolhimento des estudantes”. Por fim, a Secretaria de Infraestrutura visa a limpeza e manutenção do espaço físico, em continuidade ao processo de revitalização.

Para isso, a gestão propôs uma associação denominada “Núcleo de Infraestrutura e Cultura” (NIC), que prevê a participação direta de estudantes na intervenção do espaço físico e sugere um núcleo independente quanto à autogestão. Ainda assim, o documento declara obrigatória a presença do secretário de Infraestrutura nas reuniões e no alinhamento de eventuais projetos de ação.

Das oito propostas apresentadas pela chapa durante as eleições, destacam-se o compromisso de continuar os “aulões” para alunos bolsistas no início dos semestres e a equalização dos valores das Bolsas CEPE e CNPq, referentes à iniciação científica oferecida pela mantenedora da PUC-SP. A gestão ainda esclarece as pautas centrais a serem trabalhadas nos próximos meses, como a dialogação com coletivos (Libertas, Da Ponte Pra Cá e Saravá), Ligas Acadêmicas, Atlética, Empresa Jr. e outras entidades para além do curso de Psicologia.

Gestão Bispo do Rosário (2023-2024)

Presidente: André Sanches Montemor Augusto

Vice-presidente: Isabella Helena Rocha