Camarões surpreende, e vitória da Suíça é marcada por provocações

Veja o panorama do grupo G após a terceira e última rodada da fase de gruposs da Copa do Mundo.
por
Matheus Monteiro da Luz
José Pedro dos Santos
|
02/12/2022 - 12h

 

Suíça X Sérvia
 

Na sexta-feira (3), Suíça e Sérvia se encontraram no estádio 974 para definir a última vaga para o mata-mata. O jogo foi marcado por tensões e provocações como em 2018, quando os dois times se encontraram na fase de grupos, pelo grupo E da Copa da Rússia.


Foto: Ina Fassbender/AFP

 

O jogo já começou agitado, com defesas e bolas na trave para os dois lados. Porém, aos 19 minutos, Shaqiri chutou direto para a rede sérvia e desempatou o jogo. Na comemoração, o jogador fez um sinal de silêncio para a torcida sérvia e mostrou o nome da sua camisa. Aos 26, Aleksander Mitrovic, igualou o placar com um cabeceio vindo de um cruzamento de Tadic. Pouco depois de empatar, o talentosso Dusan Vlahovic se aproveitou de falha da defesa para colocar a bola na rede com um cruzado de canhota, e virou o jogo. 

 

O jogador comemorou da mesma forma que Shaqiri, o que aqueceu mais ainda os ânimos da partida. No final do primeiro tempo, Embolo empatou o jogo mais uma vez, ao receber a bola na frente do gol, após uma linda triangulação na área.

Foto: MANAN VATSYAYANA / AFP


 

No início do segundo tempo, Freuler recebeu de Rubén Vargas na cara do gol, marcou e garantiu a vaga da Suíça para as oitavas de finais. Apesar do jogo não ter contado com mais gols, o jogo continuou quente, com tentativas de gol e belas jogadas, aos 18, Mitrovic caiu no chão e tentou forçar uma revisão do VAR a seu favor. 

 

Essa discussão esquentou e levou a provocações do banco sérvio ao camisa 10 suiço, Xhaka, que respondeu com um gesto obsceno para os adversários. Após o jogo, Xhaka foi escolhido como o melhor em campo e utilizou uma camisa com o nome Jashari, soldado que lutou na guerra do Kosovo e que é considerado um terrorista para os sérvios.  

Brasil x Camarões 

 

 

O Brasil já estava classificado, só restando garantir o primeiro lugar do grupo. Tendo isso em vista, Tite escalou um time reserva para enfrentar Camarões pela última rodada no Grupo. O objetivo era poupar os titulares para o jogo das oitavas ao mesmo tempo que dava rodagem para os reservas.

Enquanto isso, do outro lado do confronto a situação era completamente diferente. Camarões precisava da vitória a qualquer custo para ter uma chance de se classificar para o mata-mata e tratou o jogo como uma final.
 

O jogo em si foi de certa forma a mesma tônica dos outros dois primeiros jogos da seleção. Um primeiro tempo nervoso com algumas chances de gol criadas. Quem surpreendeu positivamente para o lado canarinho foi Gabriel Martinelli, que aproveitou bem a oportunidade que teve e mostrou muita vontade com 4 chutes sendo 3 no gol.
 

Mais uma vez a defesa brasileira teve uma atuação sólida e dominante, mas cedeu o seu primeiro chute ao gol na Copa inteira. Na segunda etapa, o ataque canarinho continuou criando, mas a pontaria esteve longe da ideal. Enquanto isso, Camarões começou a gostar do jogo.
 

Nos acréscimos do segundo tempo, depois de um cruzamento de Jerome Mbekeli - que tinha acabado de entrar- Vincent Aboubakar, destaque Camaronês, empurrou para as redes para dar números finais a partida. 1 a 0 Camarões. 

 

Vicente Aboubakar ainda foi expulso por tirar a camisa na comemoração Foto: Reprodução/Getty
Vicente Aboubakar ainda foi expulso por tirar a camisa na comemoração Foto: Reprodução/Getty

 

Apesar disso, Camarões não conseguiu se classificar porque dependia de um tropeço da Suíça que não aconteceu. No entanto, a seleção africana sai com um saldo muito positivo da Copa com boas atuações e um futuro promissor nessa gestão de Eto'o como comandante do Futebol no país.


Já o Brasil continua seu caminho rumo ao Hexa com uma atuação que engana os torcedores. O resultado pode parecer ruim, mas o Brasil jogou melhor e se não fosse a má pontaria e a excelente atuação do goleiro David Epassy teria saído vitorioso.


 

Situação do Grupo

 

Com o fim dos jogos da terceira rodada a fase de grupos acabou com Brasil classificado em primeiro lugar com seis pontos, duas vitórias e uma derrota. Em segundo lugar ficou a Suíça, com seis pontos e duas vitórias e uma derrota, com um gol a menos de saldo em relação ao Brasil. Em terceiro ficou Camarões, com 4 pontos e uma vitória, uma derrota e um empate. Enquanto a Sérvia ficou em quarto lugar com apenas um empate e duas derrotas, fazendo um ponto.

 

O Brasil joga contra a Coreia do Sul na próxima segunda-feira (05), às 16h, no Estádio 974, pelas oitavas de final. A Suíça enfrenta Portugal na terça-feira (06), também às 16h, no Estádio Lusail.