Banda O Terno volta com turnê <atrás/além>

Banda indie rock ultrapassa barreiras nacionais e faz sucesso internacional
por
Iris Martins
|
26/03/2024 - 12h

Após quatro anos, a banda O Terno retoma sua turnê do disco mais recente, <atrás/além>, com shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte e Los Angeles. Na capital paulista, os shows ocorreram nos dias 22 e 23 de março, sexta-feira e sábado, no Espaço Unimed, local com capacidade para mais de 8 mil pessoas. O esgotamento dos ingressos em poucos dias evidencia o sucesso da banda e da turnê realizada pela Coala Music. O trio, composto por Tim Bernardes, Guilherme D’Almeida e Biel Basile, iniciou a banda no ano de 2009, lançando seu primeiro disco em 2012, de nome “66”. Durante a pandemia, a pausa nos trabalhos da banda foi inevitável, mas o retorno foi prolongado porque Tim Bernardes lançou, em carreira solo, o álbum “Mil Coisas Invisíveis”. O vocalista se apresentou no mesmo local em 2023 e agora volta aos palcos com O Terno.

“<atrás/além>” contém  músicas marcantes na carreira do trio, como “Pegando Leve”, “Atrás / Além” e “Pra Sempre Será”, que caminham por temas comuns à banda, como amor e juventude, explorando suas diversas faces com leveza. Em 2020, o álbum foi consagrado como melhor lançamento indie rock, dando à banda o prêmio Dynamite de Música Independente.

Banner da turnê da banda O Terno
Banner da turnê da banda O Terno - foto por: Iris Martins

Os fãs apreciam sua história completa, como a jovem Ana Caroline Alencar, de 21 anos, que acompanha a banda desde 2016. Ela diz que além da mistura de ritmos que agradam, eles foram um dos primeiros grupos nos anos 2010 a reviver o MPB, juntando o aspecto de dialogar com os jovens e adolescentes, até no resgate do pertencimento. “Gosto muito de como os músicos inserem a cidade de São Paulo nas canções como em “Morto” que cita vários pontos turísticos, misturando com o sentimento confuso que ela nos traz”, relata. Além de tudo Alencar destaca a qualidade musical, que os torna atemporal desde “66” por conversar com os sentimentos da juventude.

 O indie vem ganhando espaço no Brasil e com a ajuda das redes sociais, a divulgação do gênero vem se intensificando. Ana Caroline ainda relata como fica contente em saber que com redes como o TikTok proporcionam que gerações mais recentes tenham contato com as produções de O Terno, o que evidencia sua atemporalidade. A banda tem o poder de cativar as pessoas com suas letras tão pessoais e muitas vezes específicas, fazendo com que o público se torne parte da história.

Banda O Terno em São Paulo
Banda O Terno em São Paulo no dia 22 de março - foto por: Iris Martins

O show que aconteceu em São Paulo no dia 22 de março teve a casa cheia. Fãs entoaram músicas icônicas da banda tanto do álbum “<atrás/além>” como de “Melhor do Que Parece” e até mesmo de seu primeiro álbum, “66”. O sentimento na plateia variava entre nostalgia e emoção. Era perceptível que os anos que se passaram sem apresentações da banda somente intensificaram a energia do público, que se encontrava mais emocionado a cada música. Como era de se imaginar, a sintonia entre o trio não mudou em nada no palco, os três continuam carismáticos com suas brincadeiras. Eles foram acompanhados por uma orquestra que deu todo o charme e beleza da apresentação.

 A próxima parada da turnê é na cidade do Rio de Janeiro mas os ingressos se encontram esgotados. Depois, seguem viagem para Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Los Angeles. Veja mais:

 

Serviço:

O Terno - Rio de Janeiro
Data: 29 de março (sexta-feira)
Local: Circo Voador – R. dos Arcos, s/n – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: esgotados

 

O Terno - Porto Alegre
Data: 5 de abril (sexta-feira)
Local: Auditório Araújo Vianna – Parque Farroupilha, 685 – Farroupilha – Porto Alegre/RS
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/89490/d/230065

 

O Terno - Belo Horizonte
Data: 12 de abril (sexta-feira)
Local: Arena Hall – Av. Nossa Sra. do Carmo, 230 – Savassi – Belo Horizonte/MG
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/89448/d/229968

 

O Terno - Salvador
Data: 3 de maio (sexta-feira)
Local: Concha Acústica – Av. Alberto Pinto, 11 – Campo Grande  – Salvador/BA
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/89622/d/230672/s/1570742

 

O Terno - Los Angeles, EUA
Data: 15 de maio (terça-feira)
Local: Lodge Room – 104 N Ave 56 2nd floor – Los Angeles/CA – Estados Unidos
Ingressos: https://www.lodgeroomhlp.com/shows/o-terno-night-2/

 

Tags: