Arte gratuita a céu aberto

O que o Beco do Batman, um dos lugares mais descolados de São Paulo, tem a nos dizer?
Matheus Henrique
02/05/2024 - 12h

Em uma metrópole claramente estratificada, como São Paulo, espaços como o Beco do Batman merecem ser celebrados. O lugar celebra o grafite, que comumente foi associado à cultura periférica e decorrente disso aliada a uma visão ignorante e preconceituosa se entendia essa expressão artística como marginal, enfrentando inúmeras lutas para ser reconhecido como arte legítima. Hoje, o Beco do Batman é um dos grandes cartões postais da capital paulista e atrai um diversificado público, destacando a efervescência cultural que o local oferece.

Estrangeira posa para foto em frente a um dos murais - Foto: Matheus Henrique
X
Arte em muro - Foto: Matheus Henrique
Cores vibrantes, formas fluidas e padrões intricados - Foto: Matheus Henrique

Sorriso radiante em meio à expressão urbana da cidade - Foto: Matheus Henrique

X
Expressões de uma poderosa e rica cultura transferidas para o mural - Foto: Matheus Henrique

Localizado no coração da Vila Madalena, as vielas e becos grafitados contam histórias, que podem ser tanto questões políticas atuais quanto homenagens a super-heróis, onde o banal e o relevante se encontram e dividem o mesmo muro. Além de ser um ambiente para arte, é onde também você pode encontrar sua "tribo" e aproveitar o espaço para fazer um "happy hour" em um dos bares do beco, ou apoiar o comércio local, que vende desde bijuterias até roupas.

VV
@sampaovest e o comercio do Beco do Batman - Foto: Matheus Henrique
OU
Arte em detalhes: O processo de montagem de uma bijuteria por um dos comerciantes locais - Foto: Matheus Henrique
YU
@sampaovest posa para foto ao lado de suas criações - Foto: Matheus Henrique
XY
Um espaço para relaxar e descontrair - Foto: Matheus Henrique

O espaço vai além de ser apenas um ponto turístico; ele é um reflexo da diversidade e da criatividade da cidade, estampadas tanto nas paredes quanto nas pessoas que o frequentam.

XT
Onde as artes de rua se encontram - Foto: Matheus Henrique