AGEMT pelo mundo: A aquarela do Brasil

Confira algumas curiosidades culturais sobre os estados do Brasil
por
Júlia Takahashi
|
03/04/2024 - 12h

Entre A Hora da Estrela, o Teatro Amazonas e o Parque Nacional da Serra da Capivara, o norte e nordeste do Brasil colorem a literatura, o teatro, a culinária e a música. E é ao som de “Brasil Pandeiro”, dos Novos Baianos, que o quadro AGEMT Pelo Mundo viaja pelo Brasil, começando pela primeira capital desse país continental, e te conta curiosidades de diferentes cidades de dois estados brasileiros.

O Brasil é composto por 26 estados, sendo Pernambuco o mais antigo e Tocantins o mais novo. A primeira capital do país foi Salvador, na Bahia, que manteve seu título até 1763.  Seu coração é marcado pelo Largo do Pelourinho, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. Grandes artistas já passaram e se apaixonaram por Salvador, como Michael Jackson com o clipe “They don’t care about us” e Dionne Warwick com o sonho de morar no Estado. 

 

Vídeo "They Don't Care About Us" - canal oficial de Michael Jackson no Youtube 

Além de ter várias praias consideradas as mais bonitas do país, o nordeste também é berço de várias pessoas importantes para o Brasil. Em Alagoas nasceram Graciliano Ramos e Jorge de Lima, o primeiro Presidente, Deodoro da Fonseca, e o segundo, Floriano Peixoto. Clarice Lispector também morou em Maceió, tanto que a personagem principal, Macabéa, de sua obra “A Hora da Estrela” é alagoana. O Memorial do Quilombo dos Palmares também fica no estado, localizado na Serra da Barriga, próximo a Maceió.

 

Memorial do Quilombo dos Palmares - G1
Memorial do Quilombo dos Palmares - foto: Waldson Costa/G1

 

 

Na beirada do país está o Rio Grande do Norte, onde Nísia Floresta nasceu, marcando a educação feminista do Brasil, no jornalismo, nas letras e nos movimentos sociais. O Estado também é muito conhecido pelas famosas dunas de areia e por ter deliciosos pratos com camarões. Ao lado está o Ceará, muito famoso pelo Beach Park, com sua peculiaridade de estar no litoral nordestino. Mas na literatura, nas matas do Ceará, no século XVII, se passa a história de Iracema, de José de Alencar.

Já o Parque Nacional Serra da Capivara, com pinturas rupestres datadas de 6 mil e 12 mil anos, é um verdadeiro museu a céu aberto e o maior tesouro antropológico do mundo. O Parque fica localizado no Piauí, a 545 km de Teresina. No Maranhão, no noroeste do estado, está outro paraíso natural: os Lençóis Maranhenses, a 250 km da capital. Outra curiosidade é que São Luís é a única capital brasileira fundada por franceses, ou seja, a única não lusitana.

Já no Norte do Brasil, 80% da região é ocupada pela Floresta Amazônica, com 6,7 milhões de km2 de extensão. Com a maior Ilha Fluvial, a Ilha do Bananal no Tocantins, e a mais rica biodiversidade do mundo, é possível encontrar animais como o Boto Cor-de-Rosa, a Sucuri, maior cobra do mundo, e a Onça Pintada, maior felino da América Latina e o terceiro maior do mundo.

Extensão da floresta em relação ao Norte
Extensão da floresta em relação ao Norte - Foto: Politize

Manaus também é rica em cultura:o Teatro Amazonas é um dos principais teatros do Brasil e sua arquitetura renascentista representa o apogeu do ciclo da borracha que a cidade vivenciou. Além dele, o Museu da Amazônia, mais conhecido como MUSA, também é muito procurado. Ele faz parte da Reserva Florestal do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia - INPA - e no seu interior tem um rico Jardim Botânico e trilhas dentro da floresta.

Com certeza, o Brasil é uma verdadeira pintura em aquarela. Essa não foi nem a metade do país, na próxima matéria do Agemt pelo Mundo vamos explorar as regiões do Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Até lá.

Tags: