Afroturismo brasileiro busca alternativas em meio a pandemia

Agências de viagem do segmento, ainda em ascensão no Brasil, procuram saídas para amenizar danos causados pela crise econômica
por
João Guilherme de Lima
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01/07/2020 - 12h

Desde fevereiro deste ano, o Brasil já teve mais de 1 milhão de casos confirmados e cerca de 60 mil mortes causadas pela Covid-19. Esses números vêm afetando muito a área da saúde do país, que precisa lidar com leitos de hospitais lotados e a falta de produtos hospitalares como respiradores para atender os pacientes, por exemplo. Mas, além disso, a economia também vem sofrendo com esse período, e o setor do turismo é um dos que estão enfrentando problemas.

Com as pessoas circulando cada vez menos, viagens nacionais e internacionais sofreram uma queda acentuada. Tanto locais que têm a economia voltada quase que exclusivamente às atividades turísticas, quanto agências que fazem esse “meio de campo” entre os turistas e os destinos finais estão tendo que pensar em planos para que os prejuízos nesses meses sejam ao menos amenizados.

Prejuízos esses que já começam a ser calculados. De acordo com estimativas da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), no trimestre março/abril/maio o setor do turismo totalizou R$ 87,79 bilhões em perdas. Com base nesses dados, a entidade prevê a eliminação de 727,8 mil postos de trabalho no setor até o fim de junho.

E esse quadro fica ainda mais complicado se atentarmos às agências de afroturismo, que ainda buscam se firmar no cenário turístico brasileiro. Tendo como principal objetivo fazer com que pessoas negras tenham um contato cada vez mais profundo com locais onde a sua cultura se faz presente, esse ramo do turismo vem contando com cada vez mais empresas desde 2018, mas ainda está em processo de estruturação.

Uma dessas empresas é a Brafrika, que foi criada em dezembro de 2018 por Beatriz Souza. A agência organiza viagens para destinos nacionais, como o Quilombo dos Palmares (AL) e Ouro Preto (MG), e internacionais, como Johannesburg (África do Sul) e a “Paris Negra” , entre outros lugares.

Antes da pandemia, a agência havia realizado duas viagens em 2020, uma para Ouro Preto e outra para Salvador, mas pacotes que estavam sendo fechados para Portugal e França, por exemplo, tiveram de ser cancelados diante das dificuldades que começaram a aparecer. “Mesmo que o fechamento das viagens não tivesse muito grande, a procura pelos pacotes estava aumentando semana após semana. Estávamos em franca ascensão. Mas, por conta da pandemia, esses planos foram por água abaixo”, destaca a empresária Beatriz Souza.

Beatriz Souza em Ouro Preto/Arquivo pessoal
Beatriz Souza em Ouro Preto/Arquivo pessoal

Quando questionada sobre uma possível retomada das atividades rumo à “normalidade” ainda neste ano, a idealizadora da Brafrika não demonstra muita animação. “Olha, meu lado otimista quer dizer que sim, mas meu lado realista está dizendo que não. Estávamos na expectativa de retomar no último trimestre, mas como está tudo muito incerto, eu pessoalmente acho que não vai ser possível.”

Por conta dessa incerteza, a pesquisa “Impactos Econômicos da Covid-19 - Propostas para o Turismo”, realizada pela FGV Projetos, revelou que o PIB (Produto Interno Bruto) do turismo só tende a retornar ao patamar pré-pandemia em 2022. O estudo calcula que o PIB do setor será de R$ 143,8 bilhões em 2020, uma queda de 46,9% em relação a 2019. Em 2021, o PIB do turismo somará R$ 236,5 bilhões, ainda 12,6% inferior ao resultado de 2019.

Outra agência afrocentrada de viagens que está passando por um momento de incertezas econômicas é a Black Bird. Fundada pela relações públicas Luciana Paulino e pelo jornalista Guilherme Soares Dias em maio de 2018, a plataforma de turismo destaca-se por promover tours por bairros e cidades históricas brasileiras, como a “Caminhada São Paulo Negra” e a “Suburbana Tour” em Salvador.

Porém, com o aumento exponencial de casos e óbitos causados pela Covid-19, a empresa também teve de cancelar alguns eventos. “Antes da pandemia estávamos organizando uma experiência por mês, tanto em Salvador, quanto em São Paulo. Mas, infelizmente, nossos serviços tiveram de ser paralisados”, destaca Guilherme Soares.

Guilherme Soares - jornalisa e sócio da Black Bird/Arquivo pessoal
Guilherme Soares - jornalista e sócio da Black Bird/Arquivo pessoal

Com as dificuldades que a pandemia passou a oferecer a essas empresas que se encaixam na iniciativa do Black Money, onde o objetivo é fazer o dinheiro girar ao máximo entre empreendedoras e empreendedores negros, a Brafrika e a Black Bird começaram a achar algumas saídas para driblar a crise. No caso da empresa comandada por Beatriz Souza, a solução encontrada foi reviver a ideia de realizar testes de DNA em pessoas negras, ideia essa que estava guardada desde a fundação da agência.

Em parceria com a Genera e com a Myheritage, duas clínicas que disponibilizam testes de DNA, a Brafrika, desde maio, está vendendo um pacote que conta, além dos testes, com um jantar, uma consultoria de estética e um álbum de fotos, tudo isso relacionado com o país predominante no DNA do cliente. “Quando aparece a pandemia, a ideia de fazer o teste de DNA volta. Mas, mais do que o teste, senti que precisaríamos de mais alguma coisa que gerasse essa conexão com o local de que descendemos. Senti a necessidade de celebrar esse resultado”, revela Beatriz.

Segundo a empresária, uma semana após o lançamento do produto, mais de 300 pessoas já tinham procurado a empresa para saber um pouco mais sobre ele. O pacote custa entre R$ 200 e R$ 300, valor que varia de acordo com o clínica escolhida para realizar o teste, e com o número de pessoas que serão servidas pelo jantar entregue na casa do cliente.

Já a Black Bird optou por seguir um caminho diferente. A estratégia usada pela agência foi, além de investir bastante nas redes sociais e blogs para manter os clientes ativos, vender antecipadamente reservas de alguns tours. Para a Caminhada São Paulo Negra, por exemplo, há a opção de compra de dois ingressos por R$ 120 (o preço normal de cada um é de R$ 70), para que as pessoas possam realizar os tours em duas datas diferentes após a pandemia.

Guilherme Soares ressalta ainda que o afroturismo nacional pode tirar algumas  vantagens do período pós-quarentena. “Um ponto relacionado ao contexto pós-pandemia que pode nos auxiliar é que, depois de todo esse período, muitas pessoas estarão com receio de viajar para fora. Assim, mantendo todas as normas de segurança e higiene, é uma boa possibilidade para organizar passeios dentro do Brasil.”