9,5 Momentos Marcantes da história do Oscar

Em preparação para o clima de tapete vermelho, flashes e aplausos, confira nove acontecimentos sobre a premiação mais aguardada do cinema. E no final tem bônus!
por
Giulia Fontes Dadamo
Ana Beatriz Assis
|
11/03/2023 - 12h

Em homenagem a tão esperada 95ª edição do Oscar, que acontecerá neste domingo (12) nos EUA para a alegria de cinéfilos, separamos nove momentos inesquecíveis da premiação para saciar a ansiedade dos telespectadores.

Bong Joon Ho, vencedor da categoria principal dos Oscars de 2020.
Bong Joon Ho, vencedor da categoria principal dos Oscars de 2020. Imagem: Oscars.org.

As obras com mais indicações ao Oscar

Os três filmes que bateram o recorde com 14 nomeações a prêmios da Academia são A Malvada (1950), drama estrelado pela icônica Bette Davis, Titanic (1997), romance recém remasterizado baseado na tragédia do navio de mesmo nome, e La La Land: Cantando Estações (2016), musical estrelado pelos grande nomes Emma Stone e Ryan Gosling.

 

Papel que ganhou o Oscar com dois atores diferentes interpretando o mesmo personagem

Além de favores, assassinatos e mafiosos que controlavam os negócios ilegais na cidade de Nova York nos anos 1940 e 1950, a trilogia de O Poderoso Chefão também trouxe o primeiro personagem que ganhou uma estatueta após ser interpretado por dois atores diferentes: Marlon Brando e Robert De Niro (pelos filmes de 1972 e 1973).

Da esquerda para a direita: Al Pacino, Francis Ford Coppola e Robert De Niro. Imagem: Getty Images.
Da esquerda para a direita: Al Pacino, Francis Ford Coppola e Robert De Niro. Imagem: Getty Images.

Mas esse posto logo foi dividido com o personagem Coringa, quando Heath Ledger e Joaquin Phoenix ganharam o Oscar por suas interpretações do enigmático e complexo inimigo do Batman.

 

(Falta de) Diversidade na premiação

Hattie McDaniel fez história ao ser a primeira mulher negra a receber uma estatueta de melhor atriz coadjuvante por seu papel na obra E o vento levou, o grande drama histórico de 1939 sobre a guerra civil americana.

Da esquerda para a direita: Vivien Leigh e Hattie McDaniel. Imagem: Getty Images.
Da esquerda para a direita: Vivien Leigh e Hattie McDaniel. Imagem: Getty Images.

A segregação racial, porém, ainda foi um empecilho para essa vitória. Além da atriz ter sido proibida de comparecer à estréia do próprio filme com o restante do elenco, McDaniel só pode comparecer à cerimônia da Academia após o produtor de cinema David O. Selznick pedir favores para permitirem a entrada dela no prédio.

A questão da diversidade racial na premiação nunca foi levada a sério pela Academia, o que gerou as manifestações on-line #OscarsSoWhite (#OscarsTãoBrancos), em 2016. Era o segundo ano seguido em que não havia atores nem atrizes não-brancos concorrendo às categorias de atuação e as reivindicações do público por mais diversidade foram apoiadas por alguns membros da indústria, que se propuseram a boicotar a noite de premiação e cancelaram suas participações. Entre eles, Spike Lee, Will e Jada Pinkett Smith e Mark Ruffalo.

 

Nazista escapa da morte por carregar seu Oscar na Segunda Guerra Mundial

Emil Jannings venceu o primeiro Oscar de melhor ator pelos filmes mudos A Última Ordem (1928) e Tentação da Carne (1927). O único alemão a ganhar essa categoria até hoje foi excluído dos filmes com som - uma novidade da época - de Hollywood por causa de seu forte sotaque.

O ator, portanto, voltou para a Alemanha e se tornou estrela e máquina de propaganda em vários filmes de promoção do nazismo. Quando os Aliados invadiram Berlim em 1945, Jannings supostamente foi salvo durante um bombardeio por carregar sua estatueta do Oscar com ele, para conquistar os soldados americanos e demonstrar sua antiga lealdade aos EUA.

 

O Oscar de Marlon Brando é rejeitado por Sacheen Littlefeather, em 1973

Em 1973, Marlon Brando recusou o prêmio de melhor ator por seu papel em O Poderoso Chefão (1972) em protesto contra a representação de Hollywood dos nativos americanos. Ele enviou a atriz ativista nativa-americana Sacheen Littlefeather no seu lugar, que disse:

"E as razões para isso são o tratamento dos índios americanos hoje pela indústria cinematográfica – desculpe-me – e na televisão em reprises de filmes, e também com os recentes acontecimentos em Wounded Knee. Eu imploro neste momento que eu não tenha me intrometido nesta noite e que no futuro, nossos corações e nossos entendimentos se encontrem com amor e generosidade. Obrigada em nome de Marlon Brando."

A atriz Sacheen Littlefeather. Imagem: The New York Times.
A atriz Sacheen Littlefeather. Imagem: The New York Times.

Após o massacre de Wounded Knee, que resultou nas mortes de mais de 150 indígenas na Dakota do Sul, em 1890, a cidade estava ocupada por indígenas que almejavam melhoria de suas condições de vida nas reservas na época da cerimônia.

Em meio a vaias e aplausos, a ativista recusou aceitar o prêmio em nome de Brando.

 

Primeiro filme brasileiro a ser indicado ao Oscar, em 1962

Que os Oscars é uma premiação centrada nas produções estadunidenses, é fato, por isso qualquer menção de obras fora dessa bolha é celebrada. Em 1962, O pagador de promessas, de Anselmo Duarte, foi motivo de alegria para os brasileiros.

O longa retrata a história de Zé Burro (Leonardo Villar) e sua relação com com a religião, quando bate de frente com a igreja católica a fim de cumprir uma promessa feita no Candomblé. Até hoje, ele continua sendo a única produção nacional a ganhar a Palma de Ouro - um dos prêmios mais importantes do festival de Cannes.

Em contrapartida, em 1999 a Academia decepcionou a comunidade brasileira. Fernanda Montenegro concorreu ao Oscar por seu papel de Dora em Central do Brasil, e perdeu a estatueta para a atriz Gwyneth Paltrow, por sua atuação em Shakespeare Apaixonado. Fernanda continua sendo a única brasileira a ser indicada ao Oscar na categoria de atuação.

Personagem Zé Burro, interpretado por Leonardo Villar em cena do filme O pagador de promessas (1962). Imagem: Revista arte brasileira
Personagem Zé Burro, interpretado por Leonardo Villar em cena do filme O pagador de promessas (1962). Imagem: Revista arte brasileira.

 

Tempo de tela mais curto a receber um Oscar

Beatrice Straight precisou de apenas 5 minutos e 2 segundos de tela, para convencer a academia que era merecedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante de 1977, pelo filme Network: Rede de Intrigas. A atriz Hermione Baddley, no filme Almas em Leilão de 1959, conseguiu ser indicada com apenas 2 minutos  e 19 segundos em cena, porém, não levou o prêmio para casa, e a atriz Shelley Winters, de O Diário de Anne Frank, foi a homenageada com a estatueta.

A atriz Hermione Baddeley. Imagem: Mubi.
A atriz Hermione Baddeley. Imagem: Mubi.

 

As "trapalhadas" dos Oscars

“Os Franks”

No ano de 1933, dois Franks estavam competindo na mesma categoria, Frank Capra (Dama por Um Dia) e Frank Lloyd (Cavalgada). O apresentador Will Rogers acabou não especificando qual dos Franks era quando revelou o grande ganhador, Capra se adiantou e foi buscar o prêmio. Acontece que, na verdade, era LIoyd que tinha ganhado como melhor diretor do ano.

Da esquerda para a direita: Franklin Hansen, Will Rogers e Frank Lloyd. Imagem: Cinema Clássico.
Da esquerda para a direita: Franklin Hansen, Will Rogers e Frank Lloyd. Imagem: Cinema Clássico.

Vazamento dos resultados antes da cerimônia, em 1940

Depois do primeiro Oscars em 1929, quando os vencedores foram anunciados três meses antes da cerimônia, a Academia decidiu começar a enviar a lista dos premiados diretamente aos jornais para serem publicados apenas na noite do evento. Entretanto, em 1940, o LA Times anunciou os vencedores horas antes do prêmio, o que fez com que a Academia tivesse que introduzir o sistema do envelope lacrado, o qual é utilizado até hoje.

 

La La Land?

Nos Oscars de 2017, na categoria principal da noite, melhor filme, os apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway leram o cartão errado que anunciava La La Land como o vencedor. Acontece que o erro foi exposto depois que os atores e equipe da obra subiram no palco. Inclusive foi anunciada a confusão enquanto um dos produtores do filme, Fred Berger, discursava em agradecimento, o que gerou uma cena no mínimo atrapalhada. Ao entender a confusão, o produtor finalizou seu discurso com um icônico: "Nós perdemos, aliás"

O verdadeiro campeão da noite Moonlight: A luz da lua

Produtor de La La Land Jordan Horowitz anunciando sua perda para Moonlight. Imagem:G1.
Produtor de La La Land Jordan Horowitz anunciando sua perda para Moonlight. Imagem:G1.

 

Tapa de Will Smith em Chris Rock

Foi um dos assuntos mais comentados do ano de 2022, sendo o Chris Rock, um dos nomes mais pesquisados pelo brasileiros no ano passado. Momentos antes de conquistar a estatueta de melhor ator por King Richard, Will Smith protagonizou uma cena de agressão nos palcos da cerimônia. Acontece que o comediante Chris Rock fez uma piada com Jada Smith, esposa do ator. A brincadeira em questão fazia referência à alopecia de Jada, doença sem cura que gera queda parcial ou total dos cabelos.

Smith, não gostando da atitude de Chris, subiu no palco e o agrediu com um tapa. "Tire o nome da minha mulher da sua boca” gritou o ator após voltar ao seu assento. A cena chocou a plateia, que ainda assim acreditava que era uma cena roteirizada. Só foram entender que se tratava de realidade quando Smith, em seu discurso de agradecimento, se desculpou com os convidados e com a Academia.

O ator foi proibido de frequentar qualquer evento organizado pela academia de Hollywood por 10 anos. Já Rock não foi condenado por nenhum membro do evento, mas foi atacado por internautas em suas redes sociais.

Will Smith agredindo Chris Rock. Imagem: divulgação.
Will Smith agredindo Chris Rock. Imagem: divulgação.

 

Bônus: do que é feita a estatueta?

Ao vermos aquela imponente estátua dourada, pensamos automaticamente nos milhares de dólares desembolsados para sua produção. Mas, para frustração de nosso imaginário, ela é feita de nada mais que estanho folheado. A peça de 35 cm de altura pesa cerca de 4 g, é folheada a ouro 14 quilates e custa de US$ 500 a US$ 900 para ser feita.

Estatueta dos Oscars. Imagem: Bloomberg línea.
Estatueta dos Oscars. Imagem: Bloomberg línea.

 

Tags: