Foi na noite desta quarta-feira, (2), que o Leão estreou pela Copa Sul-Americana após estar há nove anos fora de um campeonato continental. Com o Barradão lotado, 23.084 torcedores viram a equipe rubro-negra sair com um empate amargo de 1 a 1 contra o Universidad Católica (Equador), na primeira rodada do grupo B.
O primeiro tempo de jogo foi de poucas chances criadas pelas duas equipes. O Vitória, em uma noite pouco inspirada no ataque, tentou arriscar nas bolas paradas e jogadas pelas pontas, porém sem muita eficiência. Já a Católica, contou com um jogo mais defensivo e eficiente, que anulou o ataque rubro-negro. Além disso, a equipe visitante contou com rápidas saídas de contra-ataque e roubadas de bola com erros constantes do time da casa, que dificultaram o jogo do Leão.
No segundo tempo, o Vitória saiu atrás do placar com um erro na saída de bola do lateral-direito paraguaio, Raúl Cáceres, logo aos nove minutos. O passe errado do lateral foi interceptado por Luis Moreno, que deu uma bela assistência para o atacante, Azarías Londoño, finalizar com o pé esquerdo no centro do gol e abrir o placar.
Logo após o gol, a ansiedade aumentou nos jogadores rubro-negros, visto que o Leão carrega uma sequência de quatro partidas sem vencer, interferindo diretamente nas decisões de jogo e na qualidade técnica.
Devido ao desempenho apático do time durante o jogo, a equipe rubro-negra sofreu vaias da sua torcida ainda com bola rolando, intensificando ainda mais a ansiedade dos jogadores. O time baiano chegou a ficar com um jogador a mais no jogo, após o atleta Luis Castillo receber o segundo cartão amarelo aos 18 minutos da segunda etapa.
Mesmo assim, a equipe do Vitória sofreu para buscar o empate. E aos 25 minutos do segundo tempo, após uma finalização de fora da área, a bola atingiu o braço do jogador Gregório Anangonó, gerando um pênalti que foi convertido por Matheuzinho. Empatando a partida em 1 a 1.

Com este resultado, o Vitória ganha um ponto e fica na segunda posição do grupo, já que a partida entre Cerro Largo (Uruguai) e Defensa y Justicia (Argentina)- próximo adversário do Leão - também terminou empatada, porém em 0 a 0.
O rubro-negro enfrenta os argentinos em Santa Rosa - província de Buenos Aires - no estádio Noberto “Tito” Tomaghello, no dia 10 de Abril, às 19 horas.