UFC Charlotte: Brasil no Topo!

Representantes brasileiros, Jailton Almeida e Johnny Walker, saem vencedores em seus respectivos combates.
por
Guilherme Gastaldi
|
18/05/2023 - 12h

Em um evento surpreendentemente movimentado na cidade de Charlotte, Carolina do Norte, EUA, o brasileiro Jailton Malhadinho Almeida derrotou de maneira dominante e incontestável Jairzinho Bigi Boy Rozenstruik e adentrou o top 10 da divisão dos pesos pesados. No coevento principal, o também brasileiro Johnny Walker venceu Anthony Smith por decisão unânime e se aproxima de uma possível luta pelo cinturão. Além disso, Ian Machado Garry bateu Daniel Rodriguez convincentemente, provando que o hype em volta do lutador é mais do que real.

 

Poster oficial do UFC Charlotte. (Foto: Divulgação/ UFC)
Pôster oficial do UFC Charlotte. (Foto: Divulgação/ UFC)

 

Futuro campeão?

Em duelo dominante, a sensação do momento, Jailton Almeida, venceu o veterano Jairzinho Rozenstruik. A grande dúvida em volta do confronto estava relacionada ao brasileiro, se ele seria capaz de derrubar um lutador com mãos pesadas como Jairzinho e entrar no top 10. Mas, no final das contas, Malhadinho não teve problemas algum para obter êxito no combate.

Ainda no 1º round, o brasileiro conseguiu derrubar seu adversário com facilidade. Já no chão, com um bom trabalho de solo e se aproximando sempre de tentativas de montada e de uma possível finalização, Almeida pegou as costas de Jairzinho e aplicou um mata-leão apertadíssimo, garantindo mais uma vitória Ultimate. Agora, Jailton, orgulho de Salvador, Bahia, conta com cinco vitórias seguidas na organização, nesse período, recebeu apenas dois golpes significativos e nove no total, sendo que no sábado, não foi atingido nenhuma vez pelo oponente. 

Forte, habilidoso e com um jiu-jitsu extremamente afiado, Malhadinho consegue se defender bem dos golpes do adversário ao mesmo tempo em que tem facilidade de levar a luta para o chão sempre que necessário. No momento, o restante da divisão dos pesados está de olho no baiano, nesse caso, certamente assustados com o lutador, que não cansa de subir posições e ganhar espaço na categoria, se aproximando cada vez mais de se firmar como um dos principais desafiantes ao cinturão.

 

Malhadinho após a vitória, agradecendo no meio do octógono. (Reprodução / Instagram: @ufc) 
Malhadinho após a vitória, agradecendo no meio do octógono. (Reprodução / Instagram: @ufc) 
Jailton Almeida acertando o mata-leão decisivo pra cima de Jairzinho Rozenstruik. (Reprodução / Instagram: @ufc) 
Jailton Almeida acertando o mata-leão decisivo pra cima de Jairzinho Rozenstruik. (Reprodução / Instagram: @ufc) 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora é TOP 5!

No co-evento principal, Johnny Walker derrotou o norte-americano Anthony Lionheart Smith por decisão unânime (29/28, 30/27, 30/27) e agora faz parte do top 5 dos pesos meio-pesados. Em uma luta mais morna do que o esperado, Walker conseguiu achar o caminho do triunfo com seus chutes baixos, danificando bastante as pernas de Smith. Entretanto, o desgaste evidente de seu adversário fez muitos fãs questionarem as ações do carioca, principalmente ao final da luta, quando ele poderia ter sido mais agressivo e encerrado o combate pela via rápida. 

Conhecido pelo seu estilo extravagante e explosivo, Walker fez uma luta mais cadenciada e cautelosa do que o normal, respeitando o seu difícil adversário Lionheart. Sem dúvidas uma finalização seria mais impactante e faria melhor para o brasileiro, entretanto, a vitória pode vir de diversas formas, e assim, Johnny Walker deve enfrentar em sua próxima luta um oponente alto no ranking e caso vença, pode disputar pelo cinturão no confronto seguinte.

 

Johnny Walker tendo seu nome anunciado por Bruce Buffer antes do combate contra Anthony Smith. (Reprodução / Twitter: @ufc)
Johnny Walker tendo seu nome anunciado por Bruce Buffer antes do combate contra Anthony Smith. (Reprodução / Twitter: @ufc) 

 

"The Future"

Em sua quinta luta na organização, Ian Machado Garry recebeu o maior desafio de sua carreira em Daniel Rodriguez, seu primeiro adversário ranqueado. Carregando o apelido “The Future”, o lutador irlandês precisava provar para o público que ele de fato é o futuro, que ele é um dos principais prospectos do UFC e apresentar uma atuação decisiva e incontestável. Ainda no 1º round, Garry derrubou Rodriguez com um chute preciso de perna direita na cabeça, seguido por golpes no chão, finalizando completamente seu adversário.

Com a vitória, Ian agora adentra o top 15 da divisão dos pesos meio-médios e se diz pronto para marcar seu nome na história da organização. O irlandês, altamente inspirado por Conor McGregor, está invicto em sua carreira com 12 vitórias, e afirmou na entrevista pós-luta, ainda no octógono, “UFC, você tem uma nova estrela!” Quanto ao futuro de Ian Garry, o objetivo é enfrentar os principais nomes da divisão até chegar finalmente no cinturão. Na coletiva de imprensa pós evento, o presidente do UFC, Dana White, contou que o lutador disse a ele que quer vencer todos os caras do top 10, todos os caras do top 5 e garantir que não haja dúvidas quando ele finalmente lutar pelo título. 

 

O chute preciso de Ian Machado Garry que acabou derrubando Daniel Rodriguez. (Foto: Jeff Bottari | Crédito: Zuffa LLC via Getty Images | Reprodução: @UFC)
O chute preciso de Ian Machado Garry que acabou derrubando Daniel Rodriguez. (Foto: Jeff Bottari | Crédito: Zuffa LLC via Getty Images | Reprodução: @UFC)