Tottenham continua surpreendendo, City segue 100%

Sem empates em 0x0, o time de Pep Guardiola mostra o porquê é o favorito ao título
por
Rafael Monteiro Teixeira
|
29/08/2023 - 12h

Destaques da rodada

Em jogo complicado, o Manchester City mantém sua invencibilidade e segue com 100% de aproveitamento nessa edição da Premier League. Por mais que os Citizens tenham sido superiores à equipe do Sheffield United, no final acabaram se complicando.

A partida contou com um gol de Erling Haaland, que perdeu um pênalti no primeiro tempo. Logo depois, o Sheffield descontou com Jayden Bogle, marcando aos 40 minutos do segundo tempo, mas Rodri garantiu a vitória do City com um golaço, terminando em 2X1.

Mesmo com a vitória do time de Manchester, foi exposta certa fragilidade da equipe sem Kevin De Bruyne, que ficará fora por tempo indeterminado. O time ainda cria muito, mas não converte essas chances, dando espaço para sustos como aconteceu na partida válida pela 3ª rodada.

Rodri
Rodri autor do gol que garantiu a vitória para o City - Foto: Divulgação/Manchester City

O Tottenham conquistou sua segunda vitória seguida nessa Premier League, em uma partida segura contra o bom time do Bournemouth. Os Spurs ganharam por 2X0, com gols de James Maddison e Dejan Kulusevski.

O jogo foi completamente dominado pelo time do norte de Londres, dando pouco espaço para o seu adversário, que até conseguiu chegar algumas vezes no ataque, mas parava no goleiro Guglielmo Vicário.

O que mais chama a atenção no time treinado pelo australiano Ange Postecoglou, é o completo domínio que a equipe tem do meio campo, sempre brigando para recuperar a bola e trocar passes.

Destiny Udogie
Destiny Udogie dando assistência para o segundo gol do Tottenham - Foto: Divulgação/Tottenham Hotspur

Melhores jogos

A rodada contou com jogos surpreendentes, em que mesmo com um favorito absoluto antes do apito inicial, ao decorrer da partida, mostraram que não tem jogo fácil no campeonato inglês.

Uma dessas partidas foi Manchester United X Nottingham Forest, que começou agitada, quando em um contra-ataque, – após escanteio cobrado por Bruno Fernandes – por volta de 1 minuto e meio de jogo, a equipe de Nottingham abriu o placar.

Aos 5’, os The Trees ampliaram após um escanteio, em que Wilfred Boly não subiu, mas marcou o gol de cabeça. Ainda no primeiro tempo, o United diminuiu com Christian Eriksen, com assistência de Marcus Rashford.

Na primeira etapa o time de Manchester pressionava a todo o momento, e não foi diferente no segundo tempo, já que aos 7 minutos saiu o gol de empate após uma jogada ensaiada, onde o brasileiro Casemiro marcou. Na metade da segunda etapa aconteceu a expulsão de Joe Worral, deixando o United ainda mais à vontade e poucos minutos depois, o Danilo cometeu um pênalti que foi convertido por Bruno Fernandes, virando o jogo que acabou em 3X2.

Outro jogo que chamou muita atenção foi um clássico londrino, entre Arsenal e Fulham, que também teve um começo agitado. Aos 50 segundos de jogo, saiu o primeiro gol da partida, dos pés do brasileiro Andreas Pereira, após passe errado de Bukayo Saka.

Os Gunners pressionaram e dominaram para conseguir o gol de empate, que não saiu na primeira etapa e só foi acontecer nos 25 minutos do segundo tempo, com o pênalti convertido também por Saka. Logo depois, o Arsenal virou com Eddie Nketiah.

A partida ainda contou com a expulsão de Calvin Ughelumba, do lado do Fulham. Com isso, o jogo parecia definido, mas aos 42 minutos do segundo tempo, após escanteio, João Palinha marcou o gol de empate e a partida terminou em 2X2.

Newcastle X Liverpool prometia ser a melhor partida dessa rodada e cumpriu com o esperado. No começo a equipe de Eddie Howe dominou completamente o time de Jürgen Klopp, até fazer o primeiro gol após passe errado de Trent Alexander Arnold, que deixou Anthony Gordon livre para marcar.

Logo após o primeiro gol, Virgil Van Djik foi expulso após falta em Alexander Isak, o que rendeu um cartão vermelho direto. Com isso, a equipe do Newcastle pressionou ainda mais, parando nas grandes defesas do brasileiro Alisson Becker.

Faltando 13 minutos para o fim da partida, Klopp colocou o atacante uruguaio Darwin Núñez em campo, o que fez com que o cenário da partida mudasse. Quatro minutos depois o gol de empate saiu dos pés do camisa 9 do Liverpool. Aos 48’ da etapa final, Núñez marca o segundo dele no jogo e conquista a virada e a vitória para os The Reds, por 2X1.

Núñez e Gomez
Darwin Núñez e Joe Gomez comemorando um gol - Foto: Divulgação/Liverpool FC

 

Domínio total

O Chelsea ganhou sua primeira partida nessa edição da Premier League, após empatar o primeiro jogo e perder o segundo, conquistaram uma vitória em cima do frágil Luton Town, forte candidato ao rebaixamento.

O jogo foi de domínio completo dos Blues, com uma atuação espetacular de Raheem Sterling, que marcou 2 gols e deu uma assistência para o gol de Nicolas Jackson.

Além do ponta, a partida também teve uma ótima demonstração do porquê Enzo Fernandez valer £100 milhões, defendendo muito bem e dando passes excelentes que quebraram as linhas defensivas da equipe adversária.

Jackson e Sterling
Nicolas Jackson e Raheem Sterling comemorando o terceiro gol na partida - Foto: Divulgação/Chelsea

O Aston Villa ganhou, fora de casa, sua segunda partida na competição contra o Burnley, que não jogou na semana passada. O time visitante teve domínio completo do jogo, não dando espaço para o mandante, que até tinha uma singela vantagem na posse de bola, que não significou muito.

Os gols da partida foram marcados por Matty Cash, que fez dois, e Moussa Diaby, para o lado do Villa e Lyle Foster, para o Burnley.

O destaque do jogo foi, mais uma vez, Diaby, já está muito adaptado à competição e mostrou nessa partida, com um gol e uma assistência.

 

Alerta vermelho

O Everton perdeu mais uma, dessa vez em um confronto equilibrado contra o Wolverhampton, onde ambos tiverem grandes chances, mas o Wolves saiu com a vitória, com gol de Sasa Kalajdzic no final da partida.

Com isso o time da cidade de Liverpool chega a sua terceira derrota seguida e já começa a deixar seus torcedores preocupados. Além de não ter marcado nenhum ponto, o time ainda não fez gol na atual temporada e por mais que crie oportunidades, elas não são convertidas em gols.

Já o Wolves, mesmo com a vitória e os 3 pontos, mantém a preocupação, pois sofreu para ganhar de um time frágil, conseguindo converter apenas no final da partida.

 

O que é bom dura pouco

O Brighton perdeu seu primeiro jogo nessa Premier League, mesmo dominando a partida, não criou grandes oportunidades. Ao contrário do West Ham, seu adversário, que aproveitou as poucas chances que teve.

Os gols da partida saíram dos pés de James Ward-Prowse, Jarrod Bowen e Michael Antonio do lado do West Ham e Pascal Gross do lado do Brighton, que descontou na parte final do jogo.

Porém, o que mais chamou atenção na partida foi a diferença tática dos dois times, já que o primeiro gol dos Hammers saiu quando o time tinha tocado apenas 13 na bola e os Seaguls precisaram de 220 passes.

Ward - Prowse
James Ward-Prowse, autor de um dos gols na partida para o West Ham -  Foto: Divulgação/West Ham

 

Mais um clássico londrino

Em partida disputada, Brentford e Crystal Palace terminou em 1X1. Apesar do jogo equilibrado, que justifica o placar, os Eagles tiveram as melhores oportunidades. Os gols foram marcados por Kevin Schade, para os Bees e Joachim Andersen, para o Palace.

 

Resultados

Chelsea 3 X 0 Luton Town FC

AFC Bournemouth 0 X 2 Tottenham

Arsenal FC 2 X 2 Fulham FC

Brentford FC 1 X 1 Crystal Palace

Everton 0 X 1 Wolverhampton Wanderers

Manchester United 3 X 2 Nottingham Forest

Brighton & Hove Albion FC 1 X 3 West Ham

Burnley 1 X 3 Aston Villa

Sheffield United FC 1 X 2 Manchester City

Newcastle 1 X 2 Liverpool