Torneio de Candidatos chega ao fim do primeiro turno

Russo e a chinesa seguem na liderança da competição que define quem será desafiante no Mundial de xadrez
por
Allan Henrique
|
18/04/2024 - 12h

 

Após 7 rodadas, o primeiro turno do Torneio de Candidatos se encerrou. Os enxadristas agora descansam um dia para se enfrentarem novamente em busca de se tornar o desafiante para o Campeonato Mundial de Xadrez. Até aqui, o russo Ian Nepomniachtchi e a chinesa Zhongyi Tan mantiveram o bom desempenho e continuaram liderando a competição. 

Pelo torneio absoluto, Nepomniachtchi, que já liderava o torneio após 4 rodadas, conseguiu apenas três empates nas partidas subsequentes, contra Praggnanandhaa, Fabiano Caruana e Hikaru Nakamura. Os três empates foram suficientes para permanecer na 1ª colocação com 4.5 pontos, mas com uma vantagem mínima de 0.5 ponto sobre Fabiano Caruana, Praggnanandhaa e Gukesh, empatados na 2ª colocação com 4 pontos. Um desses empates, contra Hikaru Nakamura, foi marcado pela batalha intensa entre os dois enxadristas. 

Em busca de um ataque ao rei das brancas, Nepomniachtchi entrou em um ”tema” de sacrifício ao trocar sua torre por um bispo adversário (por preencher mais casas no tabuleiro, a torre tem, em teoria, mais valor que um bispo ou cavalo). “Tema” é o termo que designa estratégias e padrões táticos no tabuleiro. Nesse tema, a ideia do sacrifício é de ganhar mais atividade no tabuleiro, trocando ao perder uma torre que estava inativa em troca de um bispo importante para a defesa da posição. Apesar de ser assustador, Nakamura poderia ter boas chances de vitória se achasse os movimentos corretos para se defender, mas um erro acabou custando sua dama. Apesar de estar com apenas uma dama, Nepomniachtchi precisou forçar um empate, pois enfrentava uma torre, um cavalo e um bispo do adversário.

O americano Hikaru Nakamura, inclusive, começou o torneio como um dos favoritos, por ser um dos mais experientes, sendo essa a sua 3ª participação na competição, além de seu grande desempenho recente em partidas clássicas, com 46 partidas seguidas de invencibilidade e na 3ª posição no ranking geral da FIDE. Em suas primeiras quatro partidas, entretanto, Nakamura viu sua invencibilidade de dois anos acabar contra Vidit Gujrathi, e com outros três empates amargou a última colocação do torneio junto de Abasov. Mas, com uma vitória e dois empates desde então, o americano está apenas um ponto atrás da liderança e de volta à briga pelo título.

men
Classificação do Torneio de Candidatos absoluto. Reprodução/ FIDE

Nakamura também eleva sua fama ao ser um dos maiores streamers e influencers de xadrez na internet. O americano conta com mais de 2 milhões de inscritos em seu canal no youtube e 1,9 milhão de seguidores na Twitch. Apesar de o Torneio de Candidatos ser a competição mais importante do xadrez em 2024, uma oportunidade de ser o campeão do mundo, o próprio Hikaru Nakamura já afirmou que essas honrarias não se comparam ao seu papel como streamer e a visibilidade que ele traz ao esporte: “Eu sou um streamer primeiro, criar conteúdo é a minha profissão, enquanto jogar xadrez é, de certa forma, secundário. Se eu me tornar campeão mundial, o alcance ou influência disso é tão menor comparado ao que já fiz como criador de conteúdo”.

NAKA
Reprodução/ FIDE

Pelo feminino, a virada de chave de Tingjie Lei se assemelha a de Nakamura. A chinesa, atual campeã do Candidatos, amargou um início ruim com uma derrota e três empates, ficando na última colocação após quatro rodadas. Mas, com um empate contra Kateryna Lagno e duas vitórias contra Konero Humpy e Vaishali Rameshbabbu, subiu posições e agora está a um ponto da liderança.

Zhongyi Tan, também chinesa, segue na liderança após dois empates e uma vitória, contra Anna Muzychuk. A Grande Mestre se aproveitou das peças brancas, sua confiança e da má fase da ucraniana para colocar muita pressão no tabuleiro, forçando o erro da adversária. Tan agora tem 5 pontos em 7 partidas, sendo líder isolada, enquanto Anna Muzychuk está empatada na última colocação com as indianas Koneru Humpy e Vaishali. A ucraniana já havia desperdiçado duas posições ganhas nas primeiras rodadas e em sua 5ª partida, contra Vaishali, tinha grandes chances de vitória, mas errou na conversão de sua vantagem e viu um terceiro empate em jogos ganhos na competição.

can
Início do duelo entre Zonghyi Tan e Anna Muzychuk. Reprodução/ FIDE
FEM
Classificação do Torneio de Candidatos Feminino. Reprodução/ FIDE

Para as próximas rodadas, os jogadores novamente se enfrentam todos contra todos com o tabuleiro invertido, quem jogou de brancas no primeiro turno, joga de pretas no segundo. As peças brancas, no xadrez de alto nível, costumam dar uma pequena vantagem, então jogadores como Hikaru Nakamura, que jogou quatro partidas de pretas no primeiro turno, chega a fase final tendo a iniciativa na maioria de suas partidas, enquanto outros, como Tingjie Lei, que jogou 4 partidas de brancas, terão de mostrar muito repertório para continuar brigando por uma vaga no Mundial.

As partidas acontecem a partir das 15h30 no horário de Brasília, com transmissão no Youtube. No Brasil, o GM Krikor Mekhitaryan transmite em tempo real e faz comentários junto da Mestre Internacional Feminina Florência Fernandez, no canal Chess24 Português. Também é possível acompanhar as partidas lance-a-lance em plataformas de xadrez como o chess.com ou lichess.com.