O São Paulo Futebol Clube anunciou oficialmente nesta segunda-feira (19) o fim das atividades do seu time de basquete profissional masculino. O encerramento do projeto marca o desfecho de uma trajetória iniciada em 2018 e que teve como ponto alto o título invicto da Basketball Champions League Americas (BCLA), em 2022.
Mesmo com campanhas consistentes nos torneios nacionais e participações frequentes nos playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB), o Tricolor foi eliminado nas quartas de final da temporada 2024/25. A decisão ocorreu após a derrota contra o Bauru.
Com o fim do projeto, pelo menos 21 atletas ficam livres no mercado e começarão a procura por um novo time. Entre os nomes mais relevantes do elenco estão os norte-americanos Tyronne Curnell e Malcolm Bennett, além do experiente pivô Vitor Faverani e o armador Ricardo Fischer.
A equipe de basquete do São Paulo teve um retorno promissor em 2018, após anos fora das quadras. Logo em sua temporada de estreia, ficou com o vice-campeonato da Liga Ouro, conquistando o acesso ao NBB. O crescimento foi rápido: em 2020, ficou em terceiro lugar na liga; em 2021, foi vice-campeão; e na temporada 2021/22 viveu seu auge, ao conquistar o Campeonato Paulista e a BCLA, considerada a “Libertadores do basquete”.
No entanto, a boa fase do clube perdeu força. A partir de 2022, a instituição viu o orçamento da equipe diminuir e, consequentemente, o rendimento do elenco. Ainda assim, a temporada 2022/23 rendeu dois vice-campeonatos, sendo um na Copa Intercontinental e um na NBB.

Nas duas últimas edições da liga nacional, o São Paulo enfrentou dificuldades. Em 2024/25, por exemplo, terminou a fase regular apenas na 13ª colocação, com 13 vitórias em 34 partidas, resultando em seu pior desempenho desde o retorno ao NBB.
Com a fase financeira apertada da instituição no futebol, já era visto que um aporte financeiro não seria possível tão cedo. Por esse motivo, o clube optou por encerrar o ciclo do basquete profissional.
Leia a nota oficial do clube na íntegra:
O São Paulo Futebol Clube comunica o encerramento das atividades da equipe basquetebol masculino profissional. O projeto, que contou com grandes nomes do esporte no País e foi inicialmente idealizado e executado pelo diretor Carlos Belmonte, foi um sucesso da modalidade em âmbito nacional e internacional, com a coroação com títulos e inúmeros grandes jogos e disputas de finais das principais competições da modalidade. O São Paulo agradece a dedicação de todos atletas, profissionais e dirigentes que contribuíram durante estes anos em que as cores do Tricolor foram defendidas com honra, garra e empenho dentro das quadras. O Clube também agradece o apoio incondicional de torcedores e sócios ao time ao longo de todo o projeto. Futuros projetos à parte do futebol, modalidade que é motivo da existência do São Paulo Futebol Clube, só serão iniciados a partir da prévia obtenção de recursos novos para a manutenção.