Red Bull Bragantino vence Fluminense em casa

Com o triunfo, o segundo colocado se aproxima do topo da tabela e sonha com o título nacional inédito
por
Beatriz Barboza
Vitor Bonets
|
08/11/2023 - 12h

Na noite do último domingo (22), o Bragantino recebeu o Fluminense no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, jogo válido pela 28° rodada do Campeonato Brasileiro. Os donos da casa permaneceram como mandantes e converteram uma cobrança de pênalti no único gol marcado na disputa. O Fluminense, embora seja finalista da Conmebol Libertadores, segue sem vitórias há 4 rodadas no Brasileirão, o Bragantino, em busca da liderança da tabela, está invicto há 8 jogos, e somente a 7 pontos de distância do líder Botafogo.

O Red Bull Bragantino vence o Fluminense e se aproxima do líder do Brasileirão. (Foto: Marcelo Gonçalves/FFC)
O Red Bull Bragantino vence o Fluminense e se aproxima do líder do Brasileirão. (Foto: Marcelo Gonçalves/FFC)

O vice-líder do Brasileirão, RB Bragantino, entrou em campo com a missão de diminuir a diferença de pontos e encostar de vez no Botafogo. Para cumprir com o objetivo, Pedro Caixinha manteve a sua filosofia de jogo.

Contra o Fluminense de Fernando Diniz, que tem como característica manter o domínio da partida, o técnico do Massa Bruta colocou seus jogadores para pressionarem a saída construtiva do Tricolor. A pressão funcionou, e logo nos 5 primeiros minutos de jogo, após desarmes feitos no campo de ataque adversário, os mandantes mandaram a bola duas vezes na trave de Fábio. Porém, aos 7 minutos, Samuel Xavier aproveitou uma inversão de Keno e chutou cruzado para fora, perdendo uma boa oportunidade para o Fluminense.

Aos 13, o Bragantino manteve o ritmo, e Matheus Gonçalves foi derrubado por Alexsander na área e, com auxílio do VAR, a penalidade foi marcada. Eduardo Sasha, artilheiro do time, converteu a cobrança e abriu o placar para os donos da casa.  O Fluminense criou poucas oportunidades e, sob a pressão do Bragantino, restou um bom trabalho da zaga carioca. A equipe tricolor cresceu somente no final da primeira etapa. Aos 35 minutos, Cano driblou a defesa, chutou forte, mas o goleiro Cleiton afastou.

Sem tomar sustos, a equipe do RB Bragantino voltou para a segunda etapa com uma postura mais reativa. Com isso, Caixinha colocou Jadson, volante de marcação no lugar de Eric Ramires. Na espera de um contra-ataque, o técnico também promoveu a entrada de Henry Mosquera. As mexidas surtiram efeito e o time conseguiu controlar o ímpeto dos visitantes, além de explorar os espaços oferecidos. Aos 30, em jogada criada pela ponta esquerda, Thiago Borbas, que substituiu o autor do gol, desperdiçou a chance de matar o jogo. O Fluminense também teve sua chance, aos 45 minutos, Germán Cano ficou cara a cara com o goleiro Cleiton, balançou a rede adversária, mas foi marcado o impedimento.  Assim seguiu a partida até o apito final, um domínio tático por parte do Massa Bruta. A surpresa do campeonato garantiu mais uma vitória e agora está a 7 pontos do líder Botafogo.

Eduardo Sasha, artilheiro do RB Bragantino, no momento exato da cobrança de pênalti assinalada (Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino)
Eduardo Sasha, artilheiro do RB Bragantino, no momento exato da cobrança de pênalti assinalada (Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino)

Fluminense e Goiás se enfrentam nesta quarta-feira (25), às 19:00, no estádio Estádio General Raulino de Oliveira, no Rio de Janeiro. Já o Red Bull Bragantino recebe o Atlético-MG, às 19:00, quarta-feira, no Nabizão, em Bragança Paulista.