Palmeiras vira placar do jogo de ida e vence o Paulistão

Verdão faz um gol em cada tempo, e com brilho de Endrick, conquista um tricampeonato depois de 90 anos
por
Gustavo Zarza
Thomaz Cintra
|
11/04/2024 - 12h

Dentro de sua casa, no último domingo (7), o Palmeiras venceu o Santos pelo placar de 2 a 0 e virou o resultado do jogo de ida que o Peixe havia conquistado. Com gol de pênalti de Raphael Veiga ainda no primeiro tempo, e mais um de Aníbal Moreno na segunda etapa, o Verdão se consagrou campeão do Paulistão pela 3ª vez consecutiva e pela 26ª em toda sua história. É o primeiro tri do time da capital depois de 90 anos, a sequência anterior a essa havia sido justamente nos anos de 1932, 33 e 34.

uow
Gustavo Gomez levantando a taça do Paulistão 2024 (Foto: Palmeiras)

Primeiro Tempo

Logo no começo do jogo, Abel Ferreira já escalou o time de forma diferente do que havia feito no jogo de ida e em todo o resto da competição, ao invés de ir à campo com três zagueiros e dois atacantes, ele pôs a equipe com Gustavo Gómez e Murilo fazendo a linha da zaga e decidiu entrar com Lázaro no setor ofensivo, assim, deixando a defesa mais exposta, porém o ataque mais versátil e veloz.

Enquanto isso, o Santos entrou para jogar pelo empate, com praticamente o mesmo time que já estavam acostumados, a única diferença que o técnico Fábio Carille foi obrigado a fazer, foi tirar Julio Furch do ataque, porque ele saiu machucado na partida na Vila Belmiro, então ele pôs Alfredo Morelos em seu lugar.

A equipe da baixada entrou para o jogo apenas para defender a vantagem que havia construído na semana anterior, mas aos 33 minutos de jogo, em tiro de meta rápido cobrado por Weverton, Endrick invadiu a grande área em alta velocidade e sofreu um pênalti, dando assim, a oportunidade de Raphael Veiga cobrar e balançar as redes. Quando as equipes foram para o vestiário, a vantagem que o Peixe construiu no jogo de ida não existia mais.

Segundo Tempo 

Na segunda etapa, o Santos estava disposto a reconquistar a sua vantagem. Ainda com oito minutos, Guilherme saiu de frente para o gol e Weverton fez uma excelente defesa. Pouco tempo depois a equipe santista criou uma excelente chance que terminou com a finalização de Otero e um milagre de Mayke, que tirou a bola em cima da linha. 

Por mais que as chances do time da baixada possam ter assustado, o Palmeiras não se acuou em busca do título. Após Hayner perder a bola no meio do campo, Piquerez encontrou Flaco Lopez que escorou e Aníbal Moreno deixou o Alviverde na frente no placar agregado. O Santos até tentou, mas era tarde demais. Final Palmeiras 2 a 0 Santos. O tricampeonato ficou com o Verdão. 

uow
Jogadores do Santos reclamam com Raphael Claus (Foto: UOL)

O jogo em si 

A partida foi digna de uma final de campeonato, apesar do árbitro Raphael Claus que causou polêmica no pênalti marcado para o Palmeiras ainda no primeiro tempo. Em choque entre Endrick e Felipe Jonatan, e depois com João Paulo, a estrela palmeirense foi ao chão. Claus mandou seguir, mas o VAR pediu revisão e a penalidade foi marcada. 

O Palmeiras mais uma vez mostrou que é muito forte com o apoio de sua torcida e com Abel Ferreira no comando. O técnico empatou com Oswaldo Brandão e juntos são os treinadores mais vencedores da história do clube. Abel foi um tanto quanto eficiente e ousado ao mudar a equipe. O Alviverde foi bem melhor do que na partida de ida, com destaque para Endrick, porém o time se expôs bem mais, obrigando o goleiro Weverton a fazer grandes defesas. 

Apesar do resultado, o Santos fez uma grande partida e se mostrou um oponente digno. O time encontrou um certo equilíbrio ainda no primeiro tempo, mas após o pênalti as coisas desandaram. No segundo tempo a equipe foi para cima e a bola acabou não entrando por detalhes. A equipe de Carille jogou muito bem coletivamente, mas os erros individuais custaram o título paulista. Entretanto, o alvinegro praiano mostrou que ainda é forte após amargar o rebaixamento, e conseguiu reconquistar a confiança do seu torcedor e o bom futebol. 

Agenda 

O tricampeão Paulista volta a jogar na quinta-feira, dia 11 de abril contra o Liverpool do Uruguai em casa pela Libertadores da América. Já o Santos recebe o Paysandu com portões fechados no dia 19 de abril pela Série B do campeonato brasileiro.