Onde está o meu rim?

Mais de 30 mil brasileiros aguardam esperançosamente na fila de transplante por um rim compatível, única opção para tratar pacientes com doença renal crônica em estágio avançado.
por
Manuela Almeida Dias
|
26/10/2022 - 12h

 

O Brasil está em terceiro lugar no ranking dos países que mais realizam transplantes renais no mundo. Em 2021, foram registrados 4.828 procedimentos desse tipo, 90% deles financiados integralmente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). 

 

Mesmo com um alto volume de transplantes realizados com sucesso todos os anos, a fila de espera por um rim é muito longa. Em alguns casos, pacientes estão há mais de 15 anos na fila aguardando por um rim compatível, sendo submetidos a diversos tratamentos e correndo um alto risco de vida.

 

Os rins desempenham papéis fundamentais em nosso organismos. Eles são responsáveis por filtrar o sangue e remover todos os resíduos tóxicos presentes na circulação sanguínea. Quando eles param de funcionar, o paciente deve se submeter a sessões de hemodiálise ou diálise para se manter vivo.

 

Em 2021, com base obtidos pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), 15.640 pacientes renais ingressaram na fila de espera pelo transplante, e destes, 3.009 (19,24%) vieram a óbito. 

 

No Brasil, existe o sistema de lista única para transplantes, conhecido popularmente como fila única de transplantes, regulamentado pelo Decreto n.º 2.268, de 1997. Com a demora da fila para transplante, mais de 30 mil pacientes aguardam pelo contato dos hospitais. É o caso do Izaias Sineco de Almeida, um paciente renal de 75 anos que está há mais de 15 anos esperando pelo transplante.

 

“Recentemente fez 15 anos que eu estou aguardando na fila de transplante. Já fui chamado três vezes, mas por ter uma idade avançada eles preferiram priorizar outros pacientes. É agonizante ver os seus colegas falecerem durante uma sessão de hemodiálise. Ter fé é a única coisa que nos resta nesse momento”, diz Izaias.

 

Desde 2007, ele realiza sessões de hemodiálise com 4 horas de duração, três vezes por semana.

 

“Vou à clínica de hemodiálise três vezes por semana. Com o auxílio da minha esposa e filhos tenho permanecido forte e irei me manter dessa maneira até encontrar o meu rim compatível", comenta emocionado.

 

A nefrologista Caroline Reigada explica como é classificada a lista de espera para transplante pelo SUS: “A principal característica de classificação das listas de espera para o tão sonhado transplante é que elas não funcionam por ordem de chegada, mas sim, por condições médicas, como a compatibilidade entre o paciente e o doador e gravidade da doença”.

 

Fundado em 1998, o Hospital do Rim (Hrim), localizado na capital paulista, é o maior centro de transplantes renais do mundo, com mais de 900 procedimentos por ano. O Hrim realiza, em média, 20% de todos os transplantes de rins realizados no País.

 

Tatiane Fonseca, de 46 anos, é professora de Biologia. Ela foi diagnosticada em 2010 com insuficiência renal, e há 4 anos vive com o seu novo rim transplantado:

 

“Frequentei a clínica de hemodiálise por oito anos. Confesso que foram os anos mais difíceis da minha vida, mas me mantive viva e saudável e em 2018 recebi uma ligação do Hospital do Rim de São Paulo. Consegui realizar o meu transplante. Hoje eu tenho uma família linda e pude continuar a dar aulas”, diz Tatiane.

 

A libertação da máquina e agulhas traz o significado de poder desenvolver ações simples que eram possíveis antes do tratamento, como passear no parque, ir à praia, trabalhar ou ir ao cinema, coisas que parecem “bobas” para quem tem uma vida saudável.

 

“Sinto falta de poder tomar um copo de água ou poder correr com os meus netinhos pela rua. Sei que o meu rim está me esperando em algum lugar, e em breve poderei me divertir novamente”, finaliza Izaias. 

 

Tags: