O uso de Inteligência artificial no mapeamento genético e na prevenção de doenças

A tecnologia ajuda a identificar sinais de doenças que humanos não podem enxergar são detectados com facilidade
por
Rafaela Dionello
|
04/10/2022 - 12h

Por Rafaela Dionello

 

A "Inteligência artificial" (IA) se refere amplamente a qualquer comportamento semelhante ao do humano apresentado por uma máquina ou sistema. Na forma mais básica da IA, os computadores são programados para “imitar” o comportamento humano usando dados extensivos de exemplos anteriores de comportamento similar. A inteligência artificial não para de evoluir, se tornando cada vez mais eficiente em potencializar o trabalho das pessoas e na medicina isso não vem sendo diferente. Seu funcionamento se baseia na combinação de grandes volumes de dados digitais e algoritmos inteligentes. Respectivamente, eles permitem ao sistema ler e interpretar padrões e informações para aprender automaticamente, esse sistema precisa ser alimentado com novos dados constantemente e para que esse processo aconteça é necessário  combinar diferentes tecnologias possibilitando à máquina a capacidade de imitar o raciocínio lógico de um humano.

Na medicina, ela tem sido celebrada pela sua alta capacidade de analisar dados e auxiliar no diagnóstico de doenças e na recomendação de tratamentos, com a ajuda da inteligência artificial, os pacientes e os médicos podem ser alertados sobre possíveis mudanças na saúde de pacientes meses ou até anos antes que os sintomas apareçam. Através de seu uso o diagnóstico precoce passa a ser uma realidade, aumentando a chance de cura, evitando tratamentos agressivos e aumentando a qualidade de vida do paciente, isso  também permite a redução do custo do tratamento, aliviando o já sobrecarregado sistema de saúde.

O escritor futurista australiano Ross Dawson presume que conforme a modernização dessa tecnologia a medicina que atualmente foca em tratar a doença passará a ser focada na prevenção de tais para que as mesmas nem se desenvolvam,  "A explosão de novas tecnologias e algoritmos desta década aprofundou o aprendizado sobre a inteligência artificial (IA), tornando-a mais eficiente que os humanos no reconhecimento de padrões", declarou em entrevista à BBC Brasil. Seguindo esse pensamento, pode-se perceber o crescimento de empresas focadas na área da prevenção. Uma dessas é a PreviNeo, uma empresa Brasileira localizada em Curitiba especializada na prevenção, diagnóstico e redução de riscos de incidência dos principais tipos de câncer que ocorrem no Brasil.

Para Rinaldo Luiz Guazzelli, um dos sócios da empresa, o que impulsionou a desenvolver o sistema foi a quantidade de diagnósticos tardios, que causam alta taxa de mortalidade, bem como a falta de acesso a serviços de atenção primária focados na prevenção de doenças. O objetivo é prevenir a mortalidade das doenças mais prevalentes e reduzir o custo do tratamento de saúde, através da prevenção e do diagnóstico precoce, conseguindo melhores desfechos clínicos e otimizando os recursos finitos da saúde no Brasil e no mundo.

 “Utilizamos algoritmos de inteligência artificial para estratificar o risco de desenvolvimento das principais doenças crônicas não transmissíveis (câncer de mama, próstata, cólon, pulmão e colo de útero, doenças cardiovasculares e problemas de saúde mental), através de um sistema web-based (cloud). Após a realização da anamnese online nosso sistema gera estratégias personalizadas para redução de risco (seja através da prevenção primária ou secundária), rigorosamente pautadas por rigor científico e, além disso, através de um sistema de Chatbot, navega o cliente para dentro do sistema de saúde para que se torne efetivamente uma pessoa saudável (com mudanças de hábito, realização de exames personalizados pelo seu risco e realização de consultas específicas quando necessário)”, explica.  

Cada paciente responde a um questionário com perguntas sobre seu histórico médico, hábitos e costumes. O sistema da PreviNeo aplica algoritmos com inteligência artificial para estratificar os riscos associados a este paciente, A empresa conta com dezenas de artigos científicos que embasam nossos resultados. “É importante mencionar que nossa ferramenta não apresenta um diagnóstico médico, mas sim uma forma de estimar probabilidades e atuar de forma preventiva. O resultado é fundamentado nos chamados “fatores de risco conhecidos” e que, uma vez existentes, aumentam a estimativa de risco de desenvolvimento da doença.”, ressalta Rinaldo. 

Ao terminar de utilizar o sistema, o paciente recebe um resumo personalizado que inclui os níveis de riscos, os exames recomendados e outras informações pertinentes, incluindo um plano de ação. Ainda, apresentamos uma escala (de 1 a 10) que indica o nível de atenção que o paciente deve dedicar ao plano de ação apresentado. O que a PreviNeo busca é induzir comportamento, a adoção de hábitos saudáveis, consultas médicas periódicas e a realização de exames preventivos são os passos que devem ser seguidos por todos os pacientes.