NBA: Pré-temporada começa com excursão ao Japão

A pouco mais de duas semanas para o início oficial da temporada, a NBA promove mais de 60 partidas dentro e fora dos Estados Unidos
por
Allan Henrique dos Santos Freires
|
03/10/2022 - 12h

Após quase quatro meses de off-season, os times da maior liga de basquete do mundo, a NBA, voltam à ativa em preparação para a próxima temporada, que começa no dia 18 de outubro. Desde a última sexta-feira (30), várias equipes vem disputando amistosos dentro e fora dos Estados Unidos visando ganhar ritmo e testar rotações de seus elencos.

A pré-temporada começou com a excursão de alguns times para promover a liga em outros países. No Japão, o atual campeão Golden State Warriors venceu o Washington Wizards em duas partidas entre sexta-feira (96 x 87) e domingo (104 x 95). Apesar de em um jogo de pré-temporada o resultado final não ser o mais importantes para as equipes, as atuações do jovem pivô James Wiseman (que enfrentou dificuldades de se manter saudável nas últimas temporadas) e da lenda da franquia Stephen Curry foram o suficiente para empolgar a torcida da equipe de São Francisco. 

Pelo lado dos Wizards, a presença de Rui Hachimura na quadra animou a torcida anfitriã, ao ver um dos únicos dois jogadores japonês na NBA tendo a oportunidade de jogar dentro de seu próprio país.

Além dos confrontos em si, um encontro em particular também chamou muita atenção durante a visita dos campeões da NBA ao país asiático. Trata-se do astro do k-pop SUGA, que conheceu os jogadores dos Warriors e posou para fotos com astros como Klay Thompson e Stephen Curry. As estrelas ainda se arriscaram em outras áreas da cultura japonesa, como o sumô.

Dentro dos Estados Unidos algumas franquias recebem times estrangeiros para partidas amistosas. Também na sexta-feira (30), o Los Angeles Clippers enfrentou o Maccabi Ironi Raana, de Israel, e venceu por 121 x 81. O Adelaide 36ers, da Austrália, enfrentou neste domingo (02) o Phoenix Suns, em partida que terminou em surpreendente vitória dos australianos por 134 x 124. 

Ambas as equipes ainda tem amistosos contra o Oklahoma City Thunder, sendo o Adelaide 36ers na quinta-feira (06) e o Maccabi no próximo domingo (09). A equipe israelense ainda enfrenta o Portland Trail Blazers, também na quinta-feira. Essas cinco partidas marcam o fim de uma série de três anos desde o último jogo entre franquias da NBA e equipes estrangeiras, já que após a pandemia, os protocolos de segurança da liga se tornaram mais rigorosos.

Por último, alguns outros jogos na pré-temporada já chamam a atenção. Neste domingo (02), após uma semana de muitas polêmicas em meio à severa suspensão de Ime Udoka por conta de uma relação entre o treinador e uma funcionária da franquia - na qual a investigação do Celtics identificou que Udoka utilizou de linguagem imprópria à funcionária, segundo reportou a ESPN americana -, os vice-campeões da NBA iniciaram a pré-temporada com vitória sobre o Charlotte Hornets por 134 x 93.

Nesta segunda-feira (03), outro confronto deve atrair os olhos dos amantes da liga de basquete. Trata-se de Brooklyn Nets x Philadelphia 76ers, recheado de rivalidades recentes que devem aumentar a expectativa para a partida, apesar de um amistoso. Será a primeira partida do armador Ben Simmons com a camisa dos Nets desde que saiu justamente da Philadelphia na temporada passada após relação extremamente desgastada com os jogadores, staff técnico e torcida local durante as quatro temporadas e meia em que foi um dos principais jogadores da franquia. 

O jogador, inclusive, se recusou a treinar e jogar pelos 76ers durante a última temporada enquanto a franquia procurava trocar o atleta. Após enfim ser trocado pela superestrela James Harden, o jogador sofreu com uma lesão nas costas e ficou fora de toda a última temporada, mas agora se encontra em condições de jogo e pronto para iniciar sua jornada em Brooklyn junto de Kevin Durant e Kyrie Irving. O confronto está marcado para às 20h30 no horário de Brasília.

Até o início da temporada, mais de 60 partidas amistosas estão marcadas para este mês de outubro. O primeiro jogo oficial da temporada será entre Boston Celtics x Philadelphia 76ers, no dia 18, 3a.feira.