Lakers perdem para os Grizzlies

O time de Los Angeles perde a oportunidade de abrir 2 a 0 na série e tropeça contra o Memphis sem Ja Morant
por
Rafael Rizzo
|
21/04/2023 - 12h

 


Anthony Davis e Lebron James. Foto: Reprodução/ Instagram Lakers Brasil Oficial

Na última quarta-feira (19), o Los Angeles Lakers enfrentou o Memphis Grizzlies, em Memphis, nos Estados Unidos, pelo segundo jogo da série dos Playoffs da NBA. A equipe de LeBron James foi para o jogo em vantagem depois de vencer o primeiro jogo da série, que aconteceu no domingo (16). A equipe de Memphis após perder o primeiro jogo em casa, precisava recuperar o prejuízo, empatar a série e justificar o seu favoritismo.

No último jogo, Ja Morant - do Grizzlies - saiu com a mão machucada, após cair de mal jeito, na tentativa de pontuar, e ficou de fora da segunda partida da série de melhor de sete. O que não é o pior dos cenários, afinal, desde 2021, a equipe do Tennessee tem um retrospecto de 32 vitórias e 17 derrotas sem Ja Morant em quadra. Tyus Jones foi o nome que substituiu Já nesta partida.

Após vencer fora de casa por 128 a 112, os Lakers entraram querendo mostrar a sua força para vencer um dos candidatos ao título. O jogo coletivo do Lakers, desde o All Star Game, têm o melhor aproveitamento da Conferência, com 17 vitórias e 7 derrotas. Os principais nomes do time são: Lebron James, com sua experiência e liderança; Anthony Davis, com sua potência defensiva (anotando 7 tocos no último duelo); Austin Reaves, com sua evolução constante; Rui Hachimura, saindo do banco e contribuindo para a equipe; D’Angelo Russell, com a bola de três decisiva; J. Vanderbilt e Dennis Schroder, com a entrega na defesa.


Anthony Davis sendo contestado por X. Tillman e J. Jackson Jr. Foto: Reprodução/ Instagram Memgrizz.

 

O jogo começou frio, com ambas as equipes errando muitos arremessos. O Memphis, equipe mandante, precisou de seis arremessos para acertar o seu primeiro. Os Lakers dependeram de Lebron James para abrir os trabalhos, anotando os cinco primeiros pontos da equipe. A metade do primeiro quarto já tinha passado e o placar estava baixo: 7 a 8 para os Memphis. Porém, em uma corrida de 16 a 4, os Grizzlies abriram uma vantagem, em meio ao péssimo aproveitamento dos Lakers (31%). Rui Hachimura entrou na partida e anotou cinco pontos em sequência, encurtando a diferença. Desmond Bane, em início quente, anotou 10 pontos neste quarto e ajudou os Grizzlies a fecharem vencendo por 30 a 19.

A postura de Memphis, mesmo sem Ja Morant, foi a de um time que não poderia perder. Os donos da casa sabiam que se os Lakers abrissem 2 a 0 na série, Jaren Jackson Jr. e seus companheiros de equipe teriam que ir à Los Angeles - casa dos Lakers - e aguentar toda a pressão de jogar fora de casa e vencer os dois jogos, caso contrário, estariam fora, sendo varridos por 4 a 0 na série melhor de sete.

No segundo quarto o Memphis não mudou o ritmo. A equipe, guiada por uma torcida presente, ampliou a vantagem - que era de 11 - para 14 pontos, aos 9:15 restantes no relógio. Darvin Ham, técnico dos Lakers, pediu tempo imediatamente, na expectativa de conter o bom momento do adversário. Tentativa que, por poucos minutos, foi contida. Anthony Davis, do L.A., deu dois tocos - bloqueio da tentativa de arremesso - em sequência, dando energia para a equipe reduzir a desvantagem para sete pontos (39 a 32) aos 7:36 no relógio. O pavio durou pouco e, aos 5:34, a desvantagem passou a ser de 15 pontos. Diferença essa, que durou até o fim do quarto, terminando em 59 a 44 para os Grizzlies. Lakers dominado, na esperança de voltar para o jogo depois do intervalo.

Na metade do duelo, os destaques pelo lado Grizzlies foram Xavier Tillman, com 12 pontos e 6 rebotes; D. Bane, com 13 pontos, e L. Kennard, com 10 pontos. Jaren Jackson Jr. (J.J.J.) teve um começo tímido, com apenas quatro pontos. Pelo lado dos Lakers, Lebron foi o principal nome, com 12 pontos e 6 rebotes. Anthony Davis marcou presença na defesa, com 5 tocos, porém decepcionou no ataque, com 6 pontos.

Torcida dos Grizzlies eufórica. Foto: Reprodução/ Instagram Memgrizz

Após um primeiro período (1° e 2° quarto) complicado para os Lakers, o início do terceiro quarto assustou ainda mais. Os Grizzlies ampliaram a vantagem para 20 pontos, aos 9:31 no relógio. D. Ham, pediu tempo novamente. Depois da bronca do técnico, os Lakers viveram seu melhor momento no jogo, reduzindo a vantagem para apenas 6 pontos, restando 4:01. O grande responsável por essa reviravolta foi a liderança de Lebron James, que chegou a 20 pontos naquele momento. Porém, não foi o suficiente para manter a diferença baixa. Guiados por X. Tillman, o Memphis Grizzlies fechou o terceiro quarto vencendo por 83 a 71.

Os Lakers, que até o momento não dominavam os Grizzlies, começaram bem o último quarto. Entre trancos e barrancos, o time de Los Angeles viveu seu momento mais sólido da partida. A desvantagem foi para oito pontos aos 10:49 e se manteve até os 3:51 no relógio. Lebron “King” James, foi além e reduziu para seis pontos (94 a 88), restando pouco menos de três minutos. Taylor Jenkins, técnico dos Grizzlies, pediu tempo e deu uma aula de como fechar um jogo em vantagem. Após o tempo técnico, o Memphis emendou uma sequência de 9 a 5 e venceram o jogo, sem Ja Morant, por 103 a 93.

Os destaques da partida foram X. Tillman, com 22 pontos e 13 rebotes; J.J.J., com 18 pontos, 9 rebotes e 3 tocos; Lebron James, com 28 pontos e 12 rebotes; Rui Hachimura, com 20 pontos e A.D., que foi bem na defesa, contribuindo para 5 tocos.

O time do Los Angeles Lakers perdeu a oportunidade de vencer os Grizzlies sem a estrela do time (Ja Morant). A vitória daria ao time a possibilidade de vencer os próximos dois jogos, que acontecem em Los Angeles, e encerrar o duelo. O Memphis demonstrou a capacidade de seu elenco, vencendo LeBron e companhia sem Ja e empatando a série. Mesmo com o tropeço, os Lakers vão para L.A. com uma pequena vantagem, afinal, conseguiram vencer um dos jogos fora de casa e podem abrir 3 a 1 com o apoio de sua torcida.

O próximo jogo da série será no próximo sábado (22), em Los Angeles, às 23h00, horário de Brasília.

Austin Reaves e Rui Hachimura. Foto: Google Pixel.