Jovens encontram dificuldades para controlar saúde mental

Em meio à pandemia do coronavírus, estudantes relatam crises diárias e ansiedade; psicólogos destacam um grande desafio
Raphael Dafferner Teixeira
23/06/2020 - 12h

Desde a declaração da quarentena por parte do governador de São Paulo, João Dória (PSDB), no dia 22 de março, as aulas presenciais foram paralisadas. Assim, em aulas EAD, os estudantes têm enfrentado diferentes dificuldades.

Foto João Fernando Cruz Fernandes

O estudante João Fernando Cruz Fernandes, 18, relatou que, o mês de abril, foi o pior de todos: “Nessa época, eu tive ao menos uma crise por dia”. O morador do bairro Parque Continental, zona oeste de São Paulo, acha que o vestibular que fará no final do ano tem sido um dos maiores responsáveis, além de não poder ver seus amigos, não sair de casa e ir à academia, atividades que faz com frequência.

Fernandes considerou que este seu temor de não passar no vestibular, além da própria pressão que já está envolvida no processo, tem uma grande relação com seu relacionamento familiar: “Meu pai me bota muita pressão”.

Aliviado, se considera melhor psicologicamente em comparação com abril e maio. Sua última grande crise foi quando comemorava seu aniversário, dois dias antes da data na verdade, no dia 24 de maio, quando seus pais, irmãs e sua namorada fizeram uma “mini festa surpresa” para ele. Porém, Fernandes confessou que não conseguia sentir felicidade: “Eu não conseguia parar de chorar”.

Contudo, os já matriculados na universidade têm dificuldades completamente diferentes. Para Fernanda Malagrino Galvão, 18, estudante de psicologia na PUC-SP, os estudos não são um peso. Muito pelo contrário, têm ajudado muito: “Estou adorando estudar. Amo fazer os trabalhos”, afirmou entusiasmada. Porém reconhece seu privilégio de já estar em uma faculdade: “Se eu fosse prestar vestibular no fim do ano, eu não aguentaria”.

A estudante ainda considera que estudar psicologia em um momento em que a saúde mental é uma questão, tem a ajudado a levar melhor esse problema: “O que a gente está aprendendo tem tudo a ver com o que está acontecendo agora”.

Foto Fernanda Malagrino Galvão

Galvão está desde o dia 2 de abril na casa de sua família em São Sebastião, litoral Norte de São Paulo. A estudante da PUC se considera bem psicologicamente “minha saúde mental continua a mesma de antes da pandemia”, disse. A jovem está dividindo a casa com mais nove pessoas, atualmente, algo que a ajudou muito: “Estar com muitas pessoas ajuda muito, na verdade. Quando eu estava em São Paulo, eu sentia que a casa estava sempre vazia, eu me sentia mais sozinha”, e ainda completou: “Interagir com mais pessoas diminui um pouco esta angústia”.

Durante o mês de março, quando ainda estava em seu apartamento no Alto de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, Galvão dizia se sentir muito angustiada. “Caminhava para um ‘cenário ruim’”, confessou.

Quando estava em São Paulo, a universitária disse que as notícias a afligiam “eu chorei lendo algumas”, desabafou.

Para a psicóloga que já trabalha há oito anos na Escola Vera Cruz, Maria Teresa Oliveira Lima, 57, os adolescentes, mais do que nunca, enfrentam um desafio enorme: “Já são mais de 80 dias! E 80 dias sem ver os amigos, ir à escola, sentir o vento no rosto, para os adolescentes, é muito tempo!”, disse. Porém, Oliveira ressalta a diferença entre cada um, dizendo que alguns respondem melhor que outros: “É um problema global, mas cada comunidade, cada pessoa é afetada pela pandemia de uma forma”.

Além disso, Oliveira ressaltou que os jovens são afetados de maneira diferente que os adultos, o que acaba tendo um impacto psicológico muito grande: “Justamente no momento em que estão ‘ganhando a cidade’ perdem o direito a Ela”.

Apesar das dificuldades, a psicóloga formada pela PUC-SP avalia que não teve um número maior de conversas com os alunos agora do que presencialmente, mas “com certeza elas incluíram temas novos”, e reiterou ainda a importância de os jovens terem alguém para desabafar com durante um momento como esse.