Jokic comanda recuperação do Denver

Com grande atuação, pivô sérvio anota triplo-duplo, Nuggets vence Phoenix e retoma liderança na série
por
Philipe Mor
|
11/05/2023 - 12h

Nesta terça-feira (09), Denver Nuggets e Phoenix se enfrentaram pelo quinto jogo da série melhor de sete dos Playoffs da NBA. A partida aconteceu na Ball Arena, em Denver, capital do Colorado, nos Estados Unidos. Com o mando de quadra, o Nuggets buscou se recuperar após perder duas partidas consecutivas fora de casa para o Suns. Em uma noite com Nikola Jokic inspirado, os donos da casa derrotaram os visitantes pelo placar de 118 a 102 e retomaram a vantagem na série. Agora com 3 a 2, a equipe do Colorado pode fechar a série já no próximo confronto, que acontece no Arizona, casa do Phoenix Suns.

O embate anterior entre as equipes foi marcado pelo equilíbrio e disputado até os instantes finais. Devin Booker e Kevin Durant anotaram juntos 72 pontos e contaram com o ala-armador Landry Shamet, convertendo importantes bolas triplas, para bater Nikola Jokic. O pivô sérvio da equipe do Colorado fez 53 pontos na partida passada, um recorde pessoal de pontuação na carreira, mas insuficientes para evitar o empate do Suns na série. O jogo terminou em 129 a 124 para Phoenix e a série igualada em 2 a 2.

Com as derrotas fora de casa nos jogos 3 e 4, o Denver voltou para casa com a missão de não deixar o Suns abrir vantagem no confronto. Embalado pela atmosfera do ginásio e com o apoio da torcida, o time mandante contou com ótima atuação do elenco, que teve cinco jogadores com pontuações acima de dez pontos e Jokic com um triplo-duplo, para vencer o Phoenix no jogo 5.

Denver Nuggets e Phoenix Suns pelos Playoffs da NBA Foto:Getty Images
Denver Nuggets e Phoenix Suns pelos Playoffs da NBA Foto: Getty Images

O jogo ficou caracterizado pelo domínio da equipe mandante sobre os visitantes. O Denver Nuggets logo nos dois minutos iniciais de jogo abriu nove pontos de vantagem sobre o Suns (9 a 0). A equipe do Arizona, com pouca produtividade no ataque, viu Kevin Durant errar cinco arremessos de quadra e só pontuar ao restarem 25 segundos para o encerramento do quarto. Booker com 12 pontos e duas assistências foi o destaque do Phoenix. O ala Michael Porter Jr. (14 pontos) foi a principal arma ofensiva do Denver no período. Nikola Jokic ainda contribuiu com cinco pontos, pegou cinco rebotes e assistiu quatro vezes.

O placar do primeiro quarto terminou em 35 a 24 a favor dos donos da casa. A reação da equipe do Suns aconteceu no período seguinte. Kevin Durant e bancários, como TJ Warren e Terrence Ross, com importantes contribuições ofensivas e defensivas, recolocaram o time do Arizona no jogo. Com 10 pontos anotados, Durant ajudou o Phoenix a correr atrás de uma desvantagem de 12 pontos (42 a 30).

A virada no placar e primeira liderança do Suns na partida veio a um minuto e meio para o intervalo. Terrence Ross com uma bola do perímetro colocou os visitantes em vantagem (48 a 47). Nikola Jokic e Michael Porter Jr, ambos com cestas de dois pontos, assumiram a responsabilidade nos segundos finais e mandaram o Phoenix para o vestiário perdendo por diferença de três pontos, com uma parcial de 52 a 49 para o Nuggets.

Nikola Jokic em ação pelos Playoffs da NBA Foto: Prashant
Nikola Jokic em ação pelos Playoffs da NBA Foto: Prashant

Os quartos seguintes foram de superioridade total do Denver Nuggets. A pequena vantagem da equipe do Colorado virou um grande domínio no jogo. O time da casa, com uma corrida de pontos de 17 a 4, abriu vantagem no terceiro quarto. Nikola Jokic seguiu ditando o ritmo do jogo até a diferença no placar chegar aos 21 pontos (79 a 58). O pivô do Denver, em uma atuação de gala, anotou 29 pontos, 13 rebotes e 12 assistências, e chegou ao seu décimo triplo-duplo em pós-temporada.

Ao final, o time mandante administrou bem a vantagem e confirmou sua terceira vitória na série por 118 a 102. Os alas Bruce Brown e Michael Porter Jr, com 25 e 19 pontos respectivamente, foram peças importantes na partida ao lado de Nikola Jokic. Pelo lado da equipe do Phoenix Suns, Kevin Durant (26 pontos e 11 rebotes) e Devin Booker (28 pontos e 6 rebotes) foram os destaques mais uma vez.

As equipes agora se enfrentam no FootPrint Center, no Arizona, pelo jogo 6. A partida será na quinta-feira (11), às 23h00 (horário de Brasília). Em caso do vitória do Denver Nuggets, a série estará encerrada, já que a equipe lidera o confronto por 3 a 2.