Nesta segunda-feira, 15, a Ipec (ex-Ibope) revelou os números da pesquisa para o governo de São Paulo. A pesquisa que ouviu 1200 pessoas presencialmente entre 12 e 14 de agosto esteve em 59 municípios do estado
O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é SP-04035/2022. Ela foi a última apresentada antes do início das campanhas, que aconteceu nesta terça-feira.
Foram apresentados como candidatos os seguintes nomes: Altino Júnior (PSTU), Carol Vigliar (Unidade Popular), Edson Dorta (PCO), Elvis Cezar (PDT), Fernando Haddad (PT), Gabriel Colombo (PCB), Rodrigo Garcia (PSDB), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Vinicius Poit (Novo).
Estimulada
Na pesquisa estimulada, o candidato petista Fernando Haddad segue liderando, seguido por Tarcísio de Freitas que vem superando Rodrigo Garcia. No entanto, o candidato do PT ainda não tem números suficientes para uma vitória no primeiro turno.
Resposta estimulada e única, em %:
Fernando Haddad (PT): 29%
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 12%
Rodrigo Garcia(PSDB): 9%
Altino Júnior (PSTU): 2%
Carol Vigliar (Unidade Popular): 2%
Elvis Cezar (PDT): 2%
Gabriel Colombo (PCB): 2%
Vinicius Poit (Novo): 2%
Edson Dorta (PCO): 1%
Brancos e nulos: 23%
Não souberam: 16%
Espontânea
Já na espontânea, o cenário acaba sendo um pouco desfavorável ao petista, que vê o nome de Tarcísio mais próximo a ele, ambos são seguidos novamente por Rodrigo que tem números ainda tímidos.
Por enquanto, ainda em começo de campanha, o índice de pessoas que não souberam responder foi alto, o que possibilita uma mudança maior de cenário quando as propostas e planos de governo passarem a ser analisadas.
Pesquisa espontânea e única, em %:
Haddad: 12%
Tarcísio: 7%
Rodrigo: 3%
Elvis: 1%
Poit: 1%
Altino: 0%
Carol Vigliar: 0%
Edson Dorta: 0%
Gabriel Colombo: 0%
Outros: 3%
Branco ou nulo: 15%
Não sabe: 60%
Rejeição
Por outro lado, a pesquisa onde se pergunta em quem não se votaria de forma alguma, o candidato petista tem a maior parte das negativas. Seguido por Tarcísio, que tem Bolsonaro como seu maior cabo eleitoral.
Candidatos em quem não votaria de forma alguma
Fernando Haddad (PT): 32%
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 12%
Rodrigo Garcia (PSDB): 11%
Altino Júnior (PSTU): 9%
Vinicius Poit (Novo): 8%
Edson Dorta (PCO): 7%
Gabriel Colombo (PCB): 7%
Carol Vigliar (UP): 6%
Elvis Cezar (PDT): 6%
Poderia votar em todos (resposta espontânea): 5%
Não sabe: 30%