Grupo G: Brasil garante sua vaga, segunda colocação ainda está em aberto

Veja o panorama das seleções do grupo G após a segunda rodada da Copa do Mundo.
por
Matheus Monteiro da Luz
José Pedro dos Santos
|
29/11/2022 - 12h

 

Camarões X Sérvia

Jogando às 07h da manhã desta segunda-feira (28), Camarões e Sérvia se encontraram no Al Janoub Stadium para a primeira partida da segunda rodada do Grupo G. A seleção africana entrou em campo com uma postura mais defensiva, jogando em um 4-3-3, que conseguiu provar o seu valor, evitando grandes avanços do forte ataque sérvio que contava com Kostic, Tadic, Milinkovic-Savic e o centroavante Aleksander Mitrovic. 

 

O camisa 9 sérvio teve duas oportunidades de gol no primeiro tempo, a primeira em uma jogada individual do lado direito da área, quando cortou o defensor da jogada e acertou a trave. A segunda foi aos 16 minutos, quando conseguiu ficar cara a cara com o goleiro após erro de saída da defesa camaronesa, mas acabou chutando a bola para fora.


 

Milnkovic-Savic comemorando o segundo gol nos acréscimos do segundo tempo FOTO: ADRIAN DENNIS/AFP

 

Aos 28 do primeiro tempo, o camaronês Castelletto abriu o placar ao colocar a bola para dormir na rede sérvia depois de um escanteio. No primeiro minuto dos acréscimos da primeira etapa, Pavlovic marcou o gol de empate de cabeça. Dois minutos depois os Sérvios viraram com uma bomba de Milinkovic-Savic, 2 a 1. 

 

No início do segundo tempo Mitrovic voltou aos holofotes do jogo ao fazer o terceiro gol sérvio. Porém, aos 10 minutos da segunda etapa, Aboubakar entrou no lugar de Hongla, o camisa 10 camaronês se tornou o carrasco da Sérvia no jogo. Primeiro Aboubakar diminuiu a vantagem sérvia no marcador ao receber um lançamento, deixar o marcador no chão e fazer de cobertura em cima do goleiro - o segundo mais alto da Copa. Poucos minutos depois, o camisa 10 saiu em velocidade e fez um passe açucarado para encontrar Choupo-Moting livre no meio da área para empatar o jogo, 3 a 3. 

 

Brasil X Suíça

 

Brasil e Sérvia fizeram a outra partida do grupo. Num jogo apertado, a seleção canarinho venceu pelo placar mínimo, 1 a 0. O placar talvez engane um pouco, visto que o Brasil tomou conta de todas as ações do jogo. A Suíça não conseguiu um chute ao gol e mais uma vez o goleiro Alisson passou o jogo sem precisar fazer uma defesa sequer.

Enquanto o Brasil teve mais uma atuação segura na defesa, o ataque esteve pouco inspirado para vencer o bloqueio da Suíça. Com a ausência de Neymar, o Brasil acabou jogando num esquema diferente. Paquetá foi o responsável por desempenhar a função de 10, sendo o meia de criação principal e abrindo espaço para Fred assumir o posto de segundo volante. Um time muito parecido com o utilizado nas eliminatórias.
 

time sentiu a falta de Ney, o jogo ficou muito concentrado em confrontos 1 contra 1 de Vini Jr. que praticamente era a única saída para o ataque. Do lado direito, Raphinha teve mais uma atuação abaixo, apesar de ter sido o responsável pelo cruzamento que gerou a primeira oportunidade de gol do Brasil, aos 26 minutos, chance essa desperdiçada por Vinicius.
 

Assim como no jogo contra a Sérvia, o time voltou melhor no segundo tempo. Paquetá saiu para dar lugar a Rodrygo que foi o principal responsável por aumentar o volume ofensivo brasileiro. Aos 21 minutos, depois de uma bola raspada por Richarlison, numa jogada que relembrou os tempos de Real Madrid, Rodrygo, soltou a bola em Vini Jr. que partiu para ficar cara a cara com o gol para abrir o placar para o Brasil. Só que não! O gol foi anulado pelo VAR por impedimento de Richarlison na origem do lance. A jogada era o prenúncio de por onde sairia o gol brasileiro minutos depois. 


Após o balde de água fria, o Brasil encontrou dificuldades para transpor o muro suíço construído na frente do gol de Yann Sommer. Mas aos 37 minutos, Vini Jr trouxe a bola para o meio, passou para Rodrygo que de primeira tocou para Casemiro acertar um chutaço com a parte externa do pé no ângulo para vencer Sommer e dar números finais a mais uma partida do Brasil.


O Brasil apesar de não ter dado um espetáculo, venceu. E ganhar partidas em dias ruins é um sinal de força, sem contar a atuação da defesa que foi dominante e, mais uma vez na era Tite, terminou um jogo sem ser vazada. 

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Situação do Grupo

 

Com a vitória no jogo contra a Suíça, o Brasil ficou em primeiro na tabela com 6 pontos e já está classificado para a fase de mata-mata da Copa. O empate no jogo da Sérvia e Camarões, deixou em aberto a outra vaga, tendo por enquanto a Suíça em segundo lugar com 3 pontos, Camarões em terceiro com 1 ponto mas com o saldo de gols de -1 e na lanterna ficou a Sérvia com 1 ponto mas com -2 gols de saldo. 

 

O grupo G volta a campo na sexta-feira (2), com Brasil e Camarões, no Lusail Stadium, e Sérvia e Suíça no Stadium 974, ambos os jogos às 16 horas.

 

Para se classificar, Camarões precisa vencer o Brasil por pelo menos 2 gols de diferença e torcer por um empate entre Sérvia e Suíça. Os suíços tem um cenário mais favorável e precisam de uma vitória ou empate, caso Camarões perca ou empate o seu jogo, para garantir a segunda colocação. Para a Sérvia, o único caminho é a vitória contra a Suíça e a torcida por um empate ou derrota de Camarões contra o Brasil.



 

 

Tags: