Grêmio quebra invencibilidade do Athletico Paranaense

Após derrota na estreia, o tricolor tem a primeira vitória no Brasileirão e volta a animar a torcida.
por
Christian Policeno
Pedro Rosseti
Ana Clara Souza
|
19/04/2024 - 12h

Na noite da última quarta-feira (17), o Grêmio recebeu o Athletico Paranaense na Arena e venceu por 2 a 0, com gols de Cristaldo e Soteldo. Em um jogo marcado por uma bela atuação do tricolor, e o baixo público de 13.541 torcedores presentes, o Grêmio conseguiu responder em bom tom, depois de uma derrota amarga para o Vasco na primeira rodada, vencendo o embalado furacão.

Renato Gaúcho optou por estrear em casa no campeonato com 5 mudanças em relação a partida de domingo, sem abrir mão do esquema tático 4-3-3, as novidades foram: Geromel, Gustavo Martins, Fábio, Dodi e JP Galvão.

No primeiro tempo, as equipes tentavam implementar seus estilos, com o Athletico controlando um pouco mais o jogo, porém, logo aos 19 minutos, Cristaldo se adiantou ao zagueiro e guardou o primeiro gol da partida. Após isso, o jogo foi lá e cá, com o time gaúcho tendo as chances mais claras de marcar, o que exigiu boas defesas do goleiro Bento. Os destaques do arqueiro do furacão se iniciaram aos 22 minutos do primeiro tempo, em um bom chute de Pavón. No lance seguinte, o goleiro salvou o clube paranaense mais uma vez, impedindo que o chute rasteiro do argentino entrasse pelo canto.

Ainda na primeira etapa, o Athletico teve chance de se recuperar com Julimar que recebeu de Madson, mas chutou para fora. Cuca tentou ajustar o sistema com a substituição de Cuello por Alex Santana e, com o Canobbio na lateral, optou por centralizar o Mastriani na frente, mas o Furacão foi para o intervalo atrás no placar.

imagem 1
Comemoração de Franco Cristaldo, no primeiro gol da equipe gaúcha. Reprodução: Instagram Grêmio FBPA.

Logo no início do segundo tempo, aos 51 minutos, Soteldo recebeu boa bola de Villasanti, e com desvio na defesa ampliou o placar para o Grêmio. Mesmo depois do segundo gol da equipe gaúcha, Bento, que já havia brilhado em grandes lances na etapa anterior, trabalhou mais para defender o Furacão dos contra ataques do Tricolor.

O restante do jogo foi muito controlado pelo time gaúcho, que se impôs e dominou os visitantes. Estes não finalizaram nenhuma vez ao gol de Marchesín. Somado á derrota na partida, o Athletico ainda sofreu com três jogadores amarelados, Esquivel, Zé Vitor e Alex Santana. Além disso, cometeu o dobro de faltas (12) de seu adversário.

Com 3 pontos em dois jogos, ambas as equipes buscam subir na tabela no início do campeonato e tem seus compromissos marcados para a terceira rodada. O Grêmio recebe o Cuiabá na Arena no sábado (20) às 18h30. Também em casa, o Athletico Paranaense enfrenta o Internacional no domingo (21) às 16h.