Fórmula 1: Max Verstappen vence em Monza e pode ser campeão na próxima etapa

Atual campeão atravessa linha de chegada atrás do safety car e depende de combinação de resultados para levantar o troféu
por
Lucas G. Azevedo
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13/09/2022 - 12h

No último domingo (11) aconteceu o GP da Itália, no Circuito de Monza. O clima se manteve ensolarado em todo o final de semana e não foi problema para os pilotos.

Classificação

A pole position ficou com o piloto da Ferrari, equipe da casa, Charles Leclerc. O monegasco fez uma volta de 1min20s161 na 3ª classificatória. Ao seu lado, completando a 1ª fila, estava George Russel, da Mercedes. Na sequência uma fila formada por carros da McLaren, com Lando Norris em 3º e Daniel Ricciardo em 4º.

O estreante Nyck De Vries correu pela Williams no lugar de Alexander Albon, que estava fora por conta de uma apendicite, e já mostrou serviço, chegou ao Q3 e largou em 8°.

O GP da Itália foi outro com um festival de punições por trocas de peças: Max Verstappen (Red Bull) e Esteban Ocon (Alpine) foram punidos com 5 posições no grid. Sergio Pérez (Red Bull) perdeu 10. Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Mick Schumacher (HAAS) e Kevin Magnussen (HAAS) caíram 15 colocações. Lewis Hamilton (Mercedes) e Carlos Sainz (Ferrari) saíram atrás de todo o pelotão.

Yuki Tsunoda (AlphaTauri) largou atrás de todos por trocar diversos componentes do motor e sofrer medidas disciplinares, foram 10 posições por tomar 5 reprimendas e 3 por ignorar bandeiras amarelas.

Grid de largada do GP da Itália. Divulgação: F1.
Grid de largada do GP da Itália. Divulgação: F1.

Corrida

A largada foi bem movimentada, logo nos primeiros metros Verstappen já mostrava a qualidade superior de seu carro e subiu 3 colocações. Na volta seguinte, o holandês passou Ricciardo e chegou na briga do pódio. Lando Norris por outro lado teve um péssimo começo, o britânico perdeu 4 posições na saída, mas conseguiu diminuir o prejuízo ao ultrapassar Fernando Alonso (Alpine) de volta.

Entre os carros na parte de trás do grid, Carlos Sainz (Ferrari) mostrou qualidade ao subir rapidamente na classificação, o espanhol saiu de 18° e na quarta volta já estava na zona de pontuação. Ao mesmo tempo, Max Verstappen ultrapassou George Russel e começou a caçar Charles Leclerc pela liderança.

Sainz ultrapassa Riccirado e assume a 4ª posição no 14° giro. Divulgação: F1.
Sainz ultrapassa Riccirado e assume a 4ª posição no 14° giro. Divulgação: F1.

No meio do bolo, Valtteri Bottas (Alfa Romeo) e Mick Schumacher (HAAS) se tocaram e quase perderam o controle do carro, mas tiveram sorte e não saíram com maiores problemas.

Durante a 7ª volta, Sergio Pérez preocupou a Red Bull graças a uma fumaça que subia dos seus pneus, aparentemente por superaquecimento dos freios. O mexicano teve que ir para os boxes e colocou pneus duros, apesar da angústia, o problema não voltou a aparecer durante a corrida.

No 12° giro, Sebastian Vettel, da Aston Martin, avisou nos rádios que estava perdendo potência e foi orientado pela equipe a parar o carro num trecho seguro, virtual safety car e fim de corrida para o tetracampeão. A Ferrari decidiu arriscar na estratégia e parou Charles Leclerc para trocar os pneus. Foi o único piloto a parar nessa janela, ao final de sua parada a bandeira já estava verde e a corrida foi retomada.

A corrida seguiu sem novas emoções até a volta 32, quando Fernando Alonso (Alpine), foi chamado para os boxes e teve seu carro retirado para a garagem. O espanhol não pode completar a corrida que o fez igualar o recorde de mais participações em GPs na história da Fórmula 1. Ele e Kimi Räikkönen possuem 349.

Uma volta depois, a Ferrari chamou Leclerc para uma 2° parada e colocou pneus macios no carro do monegasco. Com 20 voltas para o fim e 20s de desvantagem contra Verstappen, ele teria que aumentar o ritmo.

Após 45 voltas, a disputa pela liderança permanecia a mesma, mas as últimas 6 voltas reservaram uma surpresa que poderia mudar os rumos da corrida. Daniel Ricciardo, da McLaren, vinha fazendo um bom domingo e estava na zona de pontuação. Porém, seu carro apresentou problemas e o australiano teve que parar numa das retas do circuito. O piloto havia ganho a prova do ano passado e manteve uma “maldição” no Circuito de Monza. Nas últimas 3 temporadas o vencedor do ano anterior não finalizou a corrida. Com o carro atrapalhando a saída de uma das retas, o safety car voltou para a pista.

Carro da McLaren foi retirado de trator. Divulgação: F1.
Carro da McLaren foi retirado de trator. Divulgação: F1.

A expectativa pela relargada era grande entre as equipes, os pilotos na parte da frente do pelotão colocaram jogos de pneus macios, alguns usados e outros novos. Os últimos giros prometiam uma disputa intensa pelas cabeças do grid.

Apesar disso, o carro de Ricciardo não foi retirado rapidamente e voltas foram sendo perdidas, até que, na penúltima, a direção de prova decidiu encerrar a corrida com o safety car na pista.

Um final bem anticlimático para um GP disputado no templo da velocidade.

Resultados

Max Verstappen, da Red Bull, levou mais uma vitória para casa. Charles Leclerc, da Ferrari, tentou oferecer dificuldades ao holandês na casa de sua equipe, mas ficou apenas em 2°. George Russel, da Mercedes, fechou o pódio.

A volta mais rápida ficou com o piloto da Red Bull Sergio Pérez, no 46° giro, o mexicano completou o circuito em 1m24s030.

Classificação final dos pilotos que pontuaram no GP da Itália. Divulgação: F1.
Classificação final dos pilotos que pontuaram no GP da Itália. Divulgação: F1.

Com esse resultado, Max Verstappen pode ser campeão na próxima etapa, mas depende de uma combinação de resultados envolvendo os pilotos da Ferrari, Charles Leclerc e Carlos Sainz, além de seu companheiro de equipe Sergio Pérez.

Nicholas Latifi, da Williams, ficará em 21° no campeonato de pilotos, mesmo que só 20 participem de uma corrida. Isso ocorrerá porque Nyck De Vries, atleta que deve substituir Latifi na temporada que vem, pontuou como piloto reserva e passou o canadense na tabela.

Tabelas dos campeonatos de equipes e pilotos. Divulgação: F1.
Tabelas dos campeonatos de equipes e pilotos. Divulgação: F1.

A Fórmula 1 volta apenas daqui 3 semanas, dia 2 de outubro, no Circuito urbano de Marina Bay, em Singapura. A corrida começa às 09h no horário de Brasília.