Fluminense e Corinthians empatam no Maracanã

Em jogo com 6 gols, equipe tricolor aponta erros graves da arbitragem e aguarda posicionamento da CBF
por
Beatriz Barboza
Maria Fernanda Müller
|
24/10/2023 - 12h

Nesta quinta-feira (19), Fluminense e Corinthians se enfrentaram no Maracanã, em uma disputa que terminou em empate por 3 a 3. O confronto encerrou a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão se afastou da zona de rebaixamento, chegando na 13ª posição da tabela, e o Fluminense permaneceu entre o pelotão de frente da competição, mesmo com jejum de três rodadas sem vencer. A noite também foi marcada pela estreia do novo uniforme do Flu em homenagem ao legado de Cartola, grande músico e compositor brasileiro, torcedor do Tricolor das Laranjeiras.

Mesmo jogando fora de casa, o Timão incomodou o Fluminense durante o primeiro tempo. A zaga carioca não conseguiu conter o avanço adversário e Yuri Alberto, aos 10 minutos, abriu o placar a favor do Corinthians com um golaço de cobertura. Pouco tempo depois, o atacante perdeu uma grande chance de ampliar a vantagem. Aos 21 minutos, Marcelo fez passe longo para a grande área, Cano não conseguiu dominar, mas a sobra foi convertida em um golaço feito por Lima. 1 a 1 no Maracanã.

cor x flu
Fausto Vera e Martinelli disputando bola (Foto: Mailson Santana/Fluminense)

 

Erros de passe e domínio na defesa tricolor permitiram que Yuri Alberto marcasse o segundo gol do Corinthians aos 27 minutos do primeiro tempo. Apesar da reação do adversário, o ataque alvinegro continuou sufocando o Fluminense. O árbitro Paulo César Zanovelli marcou uma falta de Marlon sobre Ruan, e definiu uma penalidade para o Timão. Fábio Santos cobrou o pênalti e ampliou a vantagem corinthiana. Aos 45 minutos, Samuel Xavier, em tentativa de finalizar dentro da pequena área, sofreu um pisão de Fábio Santos. Zanovelli não marcou o pênalti e a primeira etapa terminou com a equipe carioca insatisfeita com a decisão da arbitragem. A Fiel foi à loucura com a vitória parcial de 3 a 1 para o Corinthians e calou a Garra Tricolor.

Como reforço do ataque Fluminense, John Árias substituiu Felipe Melo na volta do intervalo. Na equipe adversária, Pedro deixou o campo para a entrada do atacante Ángel Romero. O time comandado por Fernando Diniz retornou organizado, soube aproveitar o desgaste físico de seu oponente e dominou a segunda etapa. Aos 10 minutos, a cobrança de escanteio de Marcelo foi defendida pelos adversários, Lima aproveitou a sobra e cravou o segundo tento tricolor no ângulo de Cássio. Árias recebeu uma bola esticada de Ganso e, frente a frente ao goleiro do Corinthians, marcou o gol de empate. A primeira e única oportunidade criada pelo Timão no segundo tempo foi nos acréscimos, com um contragolpe de Renato Augusto que não balançou a rede adversária.

Polêmica na arbitragem

Na coletiva de imprensa, Fernando Diniz criticou a arbitragem de Zanovelli: “o critério dele era apitar mal contra o Fluminense? O Corinthians fez o que quis e ele não chamou a atenção de ninguém para acelerar o jogo”. Durante o confronto Lima, Cano e Diniz foram advertidos com cartão amarelo por reclamação. Thiago Santos e Felipe Melo, que já estavam pendurados, foram expulsos por enfrentarem a decisão do juiz. A página oficial do Fluminense publicou uma nota de repúdio à atuação “desastrosa, vergonhosa e tendenciosa” de Paulo César e agora espera que a “Comissão de Arbitragem da CBF aplique as devidas punições”.

 

flu x cor
Equipe carioca insatisfeita com a decisão da arbitragem. (Foto: Reprodução/ Meu Flu)

 

Na próxima rodada do Brasileirão, o Fluminense visita o Bragantino na Arena Red Bull, no dia 22, às 18:30. Ainda no domingo, o Corinthians recebe o América Mineiro, às 18:30, na Neo Química Arena.