Favoritos avançam às oitavas da Copa do Brasil

O meio de semana teve a terceira fase da Copa do Brasil, marcada pela classificação dos favoritos, goleadas e disputas de pênaltis. Além do belo jogo antecipado do Brasileirão entre o Bragantino e o Atlético-MG.
por
Gustavo Pereira
|
13/05/2022 - 12h

A terceira fase da Copa do Brasil teve uma chuva de jogos nesse meio de semana - 14, ao todo. Os times da série A foram maioria entre os classificados, não dando chance para “zebras”. Dos 14 que já estão nas oitavas da competição, 12 disputam a primeira divisão nacional. Atlético e Braga, que jogaram pelo Brasileirão (partida antecipada da 7ª rodada do campeonato) na quarta-feira, tiveram suas partidas pela Copa do Brasil adiadas para os dias 22 e 31 desse mês, respectivamente.

 

Veja agora o resumo dos jogos da semana:

 

Terça-feira - 10/05

 

América-MG 2 x 0 CSA (AGREGADO: 5X0)

Na noite de terça-feira, o jogo entre América Mineiro e CSA abriu os jogos de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Com um belo resultado conquistado na partida de ida (3x0), o Coelho soube administrar e venceu novamente o time alagoano. Com um bonito gol de Índio Ramírez logo nos minutos iniciais, o clube mineiro sofreu pouca pressão na primeira etapa. Já no segundo tempo o Azulão conseguiu boas oportunidades para fazer o gol, mas quem marcou novamente foi o América, com Rodriguinho. Com agregado de 5x0 o Coelho se classificou para as oitavas de final do campeonato.

 

Azuriz 1 (3) x (4) 1 Bahia (IDA: 1X1 – Vitória nos pênaltis do Bahia 4X3)

Em jogo acirrado e decidido nos pênaltis, Azuriz e Bahia se enfrentaram em Pato Branco, Paraná. Com resultado de 0x0 na primeira partida, ambas as equipes estavam com possibilidades reais de classificação. O time da casa abriu o placar com um “chutaço” de fora da área de Wanderson. O time nordestino empatou no segundo tempo. A partir do erro do goleiro Caio, a bola sobrou sozinha para Marcelo Ryan fazer o gol. Na disputa de pênaltis, o time do sul do país acertou duas vezes a trave e o Esquadrão de Aço saiu vitorioso. O total nos penais ficou 4x3 para o tricolor.

 

Time do Bahia posicionado para a disputa de pênaltis
Time do Bahia posicionado para a disputa de pênaltis - Foto: Bruno Queiroz/EC Bahia 

 

Athletico-PR 4 x 0 Tocantinópolis (AGREGADO: 9X2)

O Furacão enfrentou o Tocantinópolis em casa, após vencê-lo na partida de ida por 5x2. O Athletico voltou a golear a equipe do centro-oeste brasileiro. Os mandantes tiveram amplo domínio do jogo e aplicaram uma goleada de 4x0 sobre a equipe visitante. Os gols foram marcados por Hugo Moura, Khellven e Pablo, duas vezes. O confronto foi marcado também pela estreia do técnico Felipe Scolari no comando do time paranaense.

 

Quarta-feira - 11/05

 

Juazeirense 1 x 2 Palmeiras (AGREGADO: 2X4)

O Palmeiras confirmou o favoritismo e venceu novamente o Juazeirense pelo mesmo placar do jogo da ida. O recém convocado Danilo, anotou o primeiro gol do time alviverde na partida. A Juazeirense conseguiu empatar com Nildo, mas Raphael Veiga, acertou mais um pênalti - 23º no verdão – e garantiu a vitória do Palestra. No agregado 4x2 para a equipe comandada por Abel Ferreira.

 

Ceará 2 x 0 Tombense (AGREGADO: 4X0)

Ceará garantiu a classificação para as oitavas na Arena Castelão frente ao Tombense. Repetindo o placar do jogo anterior entre eles, o Vozão venceu por 2x0 e já visa a próxima fase da competição. Apesar da vitória, a torcida protestou contra a diretoria e elenco. Tal manifestação é resultado do desempenho ruim da equipe no brasileiro e das atitudes da atual gestão do time cearense.

 

Nino Paraíba ao marcar o segundo gol do Ceará contra o Tombense
Nino Paraíba ao marcar o segundo gol do Ceará contra o Tombense - Foto: Reprodução/Ceará SC

 

Flamengo 2 x 0 Altos (AGREGADO: 4X1)

Com jogo de pouco destaque técnico, o Flamengo venceu o Altos por 2x0 no jogo da volta, disputado em Volta Redonda. Os gols só saíram na segunda etapa, com Gabi de pênalti e com a joia da base rubro-negra, Victor Hugo. No agregado o time da Gávea ganhou por 4x1 e aguarda o sorteio para saber o próximo adversário.

 

Vila Nova 0 x 2 Fluminense (AGREGADO: 2X5)

Na partida de ida, Fluminense e Vila Nova proporcionaram um jogo emocionante para os torcedores, com direito a cinco gols e virada do Flu. Entretanto, no segundo jogo a frequência era outra. O tricolor carioca saiu a frente do placar com gol do artilheiro Cano. Após isso, o Vila Nova até que buscou o empate, mas o time das Laranjeiras soube controlar bem a partida e marcou pela segunda vez, com Luiz Henrique de cabeça. Fim de papo, Fluminense no agregado 4, Vila Nova 2.

 

Corinthians 2 x 0 Portuguesa-RJ (AGREGADO: 3X1)

Com time quase todo reserva, o Corinthians passou pela Portuguesa-RJ sem dificuldades e com apoio da fiel. Apesar das mudanças realizadas no elenco por Vítor Pereira, o Timão conseguiu fazer 2x0 logo no primeiro tempo. O jogador Júnior Moraes marcou o primeiro da partida e o seu primeiro gol vestindo a camisa do time paulista. O segundo do alvinegro foi do Giuliano, destaque em campo com uma assistência e um gol. No segundo tempo o treinador corintiano conseguiu mexer ainda mais no elenco e não sofreu muitos riscos por parte do ataque do time carioca.

 

Cuiabá 0 (3) x (5) 0 Atlético-GO (IDA: 1X1 – Vitória nos pênaltis do Atlético-GO 5X3)

Jogo disputado por duas equipes de série A do campeonato brasileiro, Cuiabá e Atlético-GO se enfrentaram na Arena Pantanal e a classificação foi decidida nas penalidades. Com mais volume de jogo, o time goiano teve também mais oportunidades de abrir o placar, mas falhava na finalização e assim seguiu durante toda a partida, mesmo jogando fora de casa. Já o Dourado se manteve defensivo, procurando os contra-ataques. Os 90 minutos se passaram e o “zero a zero” persistiu. Como no jogo da ida havia sido 1x1, o confronto foi para os pênaltis. Na marca da cal o Dragão finalizou e acertou todas as suas tentativas e com o erro do jogador do Cuiabá, Pepê, o Atlético Goianiense se classificou para a disputa das oitavas de final da Copa do Brasil.

 

Quinta-feira - 12/05

 

EC Vitória 0 x 1 Fortaleza (AGREGADO: 0X4)

O Fortaleza visitou o Vitória, já com a classificação quase garantida, pelo resultado do jogo da ida de 3x0. A partida foi marcada por poucas oportunidades reais de gols. O placar só foi aberto aos 47 minutos do segundo tempo com Yago Pikachu para o Fortaleza. A equipe cearense venceu com agregado de 4x0.

 

São Paulo 2 x 0 Juventude (AGREGADO: 4X2)

Apesar do mando de campo, o São Paulo recebeu o Juventude na Arena Barueri – por conta do show do Metallica que ocorreu na terça-feira no Morumbi. O empate no primeiro jogo deixou a disputa viva para a volta, porém o time gaúcho fez partida fraca e sofreu a derrota. Os gols do tricolor paulista foram marcados por Arboleda e Igor Vinícius. Com o 2x0 no placar, o Ju até que tentou uma reação e acertou a trave. Mas fim de jogo, São Paulo classificado 4 (agregado), Juventude 2.

 

Cruzeiro 1 x 0 Remo (IDA: 2X2 – Vitória nos pênaltis do Cruzeiro 5X4)

O Cruzeiro conseguiu arrancar 1x0 e levou na disputa de pênaltis, com boa participação goleiro Rafael Cabral. Em partida de ida, disputada no Pará, o Remo havia vencido por 2x0 o Cruzeiro. O clube mineiro teria que reverter o placar em sua casa e com apoio da torcida, assim fez. Com gol de Edu, a Raposa levou o jogo para a marca da cal e com bela atuação de seu goleiro, defendendo 4 penalidades máximas, conquistou a classificação para as oitavas da Copa do Brasil – feito que não realizava desde 2019.

 

Santos 3 x 0 Coritiba (AGREGADO: 3X1)

O Peixe recebeu o Coritiba na Vila Belmiro em partida de volta da Copa do Brasil. Apesar de passar o primeiro tempo sem marcar, conseguiu vencer com autoridade o Coxa. Com gols de Marcos Leonardo, Madson e um golaço de Rodrigo Fernández, todos no segundo tempo. O time da baixada fez bela partida e tirou a vantagem que os paranaenses haviam construído no jogo de ida. O Coxa-Branca vive um tabu e não chega nas oitavas da competição desde 2015. Já o time Alvinegro consegue sua 6ª vitória seguida em casa.

 

Marcos Leonardo comemora vitória do Santos FC
Marcos Leonardo comemora vitória do Santos FC - Foto: Ivan Storti/Santos FC

 

Botafogo 3 x 0 Ceilândia (AGREGADO: 6X0)

O Botafogo recebeu o Ceilândia em sua casa e venceu com facilidade por 3x0, repetindo o placar da ida. Os gols foram marcados por Patrick de Paula na primeira etapa e por Matheus Nascimento (duas vezes) no segundo tempo. A partida também teve polêmica em relação a arbitragem - em um lance que envolveu o goleiro do Bota, no qual utilizou a mão fora da área - para o juiz o lance foi normal e não expulsou o jogador. Em outro momento houve um possível pênalti a favor do Fogão não marcado pelo árbitro. Como a Copa do Brasil só irá aderir o uso do VAR nas oitavas, as jogadas não foram revisadas.

 

Campeonato Brasileiro

 

Bragantino 1 x 1 Atlético-MG

Em partida antecipada do Campeonato Brasileiro, válido pela 7ª rodada – Bragantino e Atlético Mineiro fizeram um jogo disputado e com direito a belos gols. O time do interior paulista abriu o placar com Ytalo após cruzamento de Artur. No segundo tempo o Atlético melhorou e chegou ao empate com batida de falta de Nacho Fernández. Ambas as equipes irão jogar pela Copa do Brasil. O Galo jogará no domingo (22/05) às 19:00hrs contra o Brasiliense – a equipe mineira venceu a primeira partida por 3x0. Já o Massa Bruta enfrentará o Goiás às 21:30hrs no dia 31/05. O primeiro confronto terminou com o time de São Paulo vitorioso por 2x1.

 

Oitavas de final da Copa do Brasil

Os classificados para as oitavas da competição recebem um valor de 3 milhões de reais e aguarda o sorteio realizado pela CBF (ainda sem data) para saber os seus adversários. Os jogos da nova fase da Copa do Brasil estão agendados para os dias 22 e 23 de junho (ida); 13 e 14 de julho (volta).