A falta de saneamento básico agrava a pandemia de COVID no Brasil

Nos primeiros meses de 2020, o país registrou 40 mil internações por falta de saneamento básico.
por
Bianca Monteiro e Raíssa Haddock Lobo
|
08/07/2021 - 12h

A falta de saneamento básico não é novidade no Brasil. Entretanto, durante a pandemia de COVID-19, a falta de estrutura passou a contribuir com a transmissão do vírus. Podendo ser encontrar no ar e na água, o problema afetou justamente a parcela mais vulnerável da população: os moradores de baixa renda. 

Cristina Fonseca, 26 anos e mãe de três crianças pequenas, vive de perto a destruição causada pela estrutura precária, o desemprego, a falta de apoio estatal e as vidas perdidas pelo coronavírus. Até março de 2020, Fonseca conseguia alimentar as crianças com trabalhos periódicos, "bicos" como ela mesma chama de faxineira em casa de família, manicure e babá. Impossibilitada financeiramente de prover pelo os próprios filhos, ela teve que cuidar de outras crianças para garantir o minímo para as dela. O pai de seus filhos, uma paixão forte que durou só até a gravidez do terceiro bebê, não tem contato com ela nem com as crianças há mais de um ano. 

Quem a ajudava na manutenção da casa e nas contas do dia a dia era seu pai: "minha família sempre foi simples, nunca sobrou um real em casa. Mas meu pai também nunca deixou faltar, sempre me ajudou com as crianças e com as contas de casa." Infelizmente, a situação se agravou quando o pai de Cristina, um senhor de 67 anos foi diagnosticado com COVID-19 em setembro de 2020. "Entrei em desespero, os hospitais estavam todos lotados, eu e nem as crianças podíamos ficar perto dele. Ficou impossível de sair para trabalhar e nossa situação financeira piorou muito."

Cris, como gosta de ser chamada, acredita que ela mesma pode ter passado o vírus ao pai, "me culpo muito, mas eu não tinha o que fazer! O auxílio que o governo dá não dava pra nada e eu precisava sair para trabalhar para continuar colocando comida na mesa."

Na mesma época que Lourenço Fonseca, pai de Cristina, foi diagnosticado houve um surto de coronavírus na região. As áreas mais pobres das cidades de todo o Brasil foram as mais afetadas pelas altas taxas de contaminação e número de óbitos. Essa epidemia singular se deu porque para essa população, seguir as recomendações convencionais de prevenção à COVID-19 não é tarefa fácil. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), 10% das casas têm falta de água, pelo menos, uma vez por semana. O acesso à água potável é uma das instalações de saneamento básico.  

Na casa da família Fonseca não era diferente. A falta de água era mais cotidiano para eles do que a presença. O cotidiano para as crianças, a mãe e o avô era encher baldes para que fosse possível fazer o básico da higiene pessoal e pudessem cozinhar e ter um pequeno estoque do líquido em casa. A água parada, a impossibilidade de manter a quarentena, a necessidade de trabalhar fora de casa, o desemprego e a falta de um auxílio emergencial justo fez com que muitos moradores não conseguissem cumprir as medidas de isolamento social. Em entrevista, o médico infectologista da Sociedade Brasileira de Infectologia, Renato Grinbaum, explica que esses fatores foram extremamente prejudiciais para a saúde dessas famílias em vulnerabilidade. O tamanho e a estrutura das casas também faz diferença, a falta de ventilação e de cômodos para isolamento tornou a vida dessas famílias ainda mais complicada. 

Durante a pandemia, a desigualdade social ganhou ainda mais evidência. De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o número de brasileiros em extrema pobreza triplicou entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021: o país saltou de 9,5 milhões para 27 milhões de pessoas.

No caso da família Fonseca, que já lutava contra as estatísticas a situação tomou outro rumo quando Lourenço veio a óbito, por causa de complicações devido ao COVID-19. "Agora só me resta meus filhos, não tenho emprego, o auxílio do governo só diminuiu e não consigo mais segurar as pontas seu meu pai. Dói muito a falta dele, tanto dentro de mim quanto em casa." Cris tem família no interior de São Paulo e, assim que conseguir juntar dinheiro para sua passagem e das crianças, pretende pegar a estrada para nunca mais voltar. "Vou atrás de dignidade."

 

Como o assunto reverbera na internet e entre especialistas  

 Raul Santiago, morador do Complexo do Alemão, criou a hashtag #diáriodeumfaveladonapandemia poucos dias após a Organização Mundial da Saúde decretar a pandemia em março de 2020. Na ocasião, o morador e ativista social na ONG Papo Reto, estava sem água em casa há 3 dias. 

Nas redes sociais, Raul ensina os moradores a lavarem as mãos com a menor quantidade de água. Em um tweet de abril de 2020, explicou como ele e a família costumam fazer para estocar (e manter a água limpa) durante a pandemia.

A falta de água durante a pandemia não afeta apenas a parte da higiene básica, mas pode contribuir para espalhar o vírus. O projeto "Estação de Tratamento de Efluentes Sustentáveis ​​do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia", da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), confirmou a presença do vírus Sars-Cov-2 em esgotos perto dos hospitais da cidade. Isso facilita a possibilidade de infecção pelo contato com a água não tratada - o vírus resiste até 10 dias nesses locais. 

O médico infectologista, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia e professor na faculdade de medicina do ABC, Munir Aiub, apontou que o esgoto rastreia o coronavírus nos bairros: “O vírus é excretado pelas fezes e pela urina. Com a coleta de amostras de esgoto, podemos inferir como está a distribuição da doença em determinada região.”

Aiub comentou sobre projetos não concluídos de tratamento de esgoto e criticou o Estado por não investir o suficiente no saneamento básico. Para o infectologista, o governo pode melhorar a situação ao investir o dinheiro das "coletas de impostos e arrecadação pela União” nos serviços de esgoto.

O infectologista afirmou que o ciclo de doenças e internações continuarão existindo caso o governo federal, municipal ou estadual não olhe para o saneamento básico. Segundo a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), o país teve 40 mil internações em 2020. Isso custou cerca de R$ 16 milhões ao Brasil.        

Em 2018, dados do Trata Brasil registraram 233.880 internações e 2.180 óbitos por doenças causadas em função do contato com esgoto. Por Bianca Ferreira

 

A importância do saneamento antes, durante e depois da COVID-19

Para Juliana de Lemos, bióloga e professora, oferecer saneamento básico com logística é essencial: “A importância das instituições que gerenciam instrumentos de saneamento básico desde o planejamento atuam nessa área.”                                   

A professora reforçou a importância de um saneamento básico de qualidade para combater doenças: “Quando as formas de transmissão estão ligadas com o mantimento da saúde das pessoas e do meio ambiente ou quando o saneamento básico não existe ou tem problemas, os organismos se tornam mais vulneráveis a contrair doenças causadas por vírus.”

Sobre as medidas para evitar danos ao meio ambiente por conta do saneamento básico, a bióloga pontua três ações: presença de órgãos gestores para planejar instrumentos de saneamento básico e garantir sua distribuição; consulta constante com instituições especializadas na área; contato com pessoas diretamente afetadas pela situação.

O saneamento básico é um direito garantido na Constituição e pela Lei 11.445/07. Ele assegura a distribuição de água potável, a coleta e tratamento do esgoto, a drenagem urbana - que lida com a água da chuva -, e a coleta de resíduos sólidos para todos. 

Em levantamento do Ranking de Saneamento de 2020, 100 milhões de brasileiros não possuem cobertura da coleta de esgoto e 35 milhões não usufruem de água tratada. 

No Brasil, uma em sete casas não está ligada à rede de água. Dados do Trata Brasil em 2016 apontam 9,6 milhões de residências sem água na torneira e cerca de 90% do esgoto em áreas irregulares nas 100 maiores cidades do país.

 

Tags: