A estreia histórica da NFL no Brasil

Philadelphia Eagles e Green Bay Packers se enfrentarão em jogo inaugural em solo brasileiro
por
Juliana Salomão
|
12/04/2024 - 12h

Na última quarta-feira (10), durante uma coletiva de imprensa conjunta realizada pela Prefeitura Municipal de São Paulo, SPTuris e a National Football League (NFL) foi anunciado a confirmação do time Green Bay Packers, como adversário do Philadelphia Eagles, no jogo que ocorrerá no dia 6 de setembro deste ano, na Neo Química Arena, em São Paulo. Pela primeira vez, a NFL sediará uma partida de temporada regular em solo sul-americano e o público brasileiro terá a oportunidade de assistir a um duelo ao vivo em seu próprio país. 

.
Os quarterbacks do Philadelphia Eagles e Green Bay Packers após uma partida (Reprodução: Matt Slocum/NFL)

O time da Filadélfia já havia sido confirmado e anunciado em fevereiro deste ano, durante o Super Bowl LVIII, – o jogo final da liga principal de futebol americano – em Las Vegas, como a equipe designada para disputar a partida em São Paulo, na casa do Corinthians. Durante a coletiva de imprensa, Gerrit Meier, Vice-Presidente Sênior da NFL Internacional, afirmou: “Este será o primeiro jogo entre as duas equipes na próxima temporada. Ambas são franquias absolutamente históricas e estão entre os melhores times da liga atualmente. Ambos participaram dos playoffs - jogos classificatórios para a final - do ano passado e contam com grandes talentos na posição de quarterback, como Jordan Love e Jalen Hurts.”

A realização deste evento histórico representa um marco importante na expansão global da NFL, fortalecendo a relação esportiva entre os Estados Unidos e o Brasil. Além disso, Gustavo Pires, diretor-presidente da SPTuris, afirmou que a meta é que a partir de 2026, o Brasil se torne sede de duas partidas por ano. A presença de times renomados como o Green Bay Packers e o Philadelphia Eagles certamente abrirá portas para futuras colaborações e oportunidades de desenvolvimento esportivo, conforme afirmou o presidente da SPTuris.

Meier também ressaltou. “Com mais de 35 milhões de fãs completamente apaixonados pela NFL no Brasil, este jogo trará uma energia ímpar e marcará um momento histórico para o crescimento do nosso esporte internacionalmente, sendo o pontapé inicial para a presença contínua da NFL no Brasil”. De acordo com o Ibope Repucom, o país é o terceiro maior mercado consumidor de futebol americano, ficando atrás apenas do próprio Estados Unidos e do México. 

Além disso, a escolha da Neo Química Arena como sede deste evento demonstra a reputação e a capacidade do Brasil para receber eventos esportivos de grande porte, destacando o potencial do país como anfitrião de competições internacionais de alto nível, como o UFC e o SLS Super Crown, em diversas partes do país, evidenciando a versatilidade e o interesse internacional em solo brasileiro. Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, também ressaltou a importância da valorização da cidade, ao receber grandes eventos, enfatizando os benefícios econômicos que tais ocasiões trazem para a capital.

A partida entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers será realizada no dia 6 de setembro, na Neo Química Arena, em horário a definir. Apesar disso, ainda não há informações sobre os valores dos ingressos e quando as vendas serão iniciadas. No entanto, as bases de fãs no Brasil estão com grandes expectativas, já que há uma quantidade considerável de pessoas que torcem por esses times no país, e também, aqueles que não têm uma torcida específica, e que estão esperançosos em poder vivenciar um jogo de futebol americano em seu país.