Em jogo complicado, Santos se classifica nos pênaltis

Com chances perdidas e uma expulsão, João Paulo salva o Peixe após uma partida abaixo do esperado.
por
Gustavo Zarza
|
19/03/2024 - 12h
Gil e Henrique
Gil marcando Henrique Dourado. Foto: GE

No domingo, 17 de março, na Vila Belmiro, Santos e Portuguesa se enfrentaram pelas quartas de final do campeonato Paulista.  A primeira etapa foi de muita marcação, a defesa lusitana estava muito bem postada, dificultando o jogo do alvinegro praiano, que estava em ritmo muito lento. O Santos até conseguiu criar boas chances, mas a Portuguesa contava com as escapadas de Maceió, que acertou a trave, quase abrindo o placar.

Fábio Carille decidiu mudar a equipe santista aos quinze minutos da segunda etapa, colocando Giuliano no lugar de Cazares, que pouco fez durante o jogo. Joaquim também foi substituído; o zagueiro falhou e permitiu que Henrique Dourado finalizasse frente a frente com João Paulo. Melhor para o goleiro santista, que fez uma grande defesa. Após o lance, Joaquim saiu para a entrada de Jair. Carille ainda justificou a substituição, não colocando a culpa no erro do zagueiro, mas disse que estava procurando uma melhor saída de bola.

O Peixe teve grandes chances com Furch e Guilherme. Parecia ser questão de tempo para o gol sair. Porém, aos 28 minutos do segundo tempo, Otero pisou no pé de Giovanni Augusto, e Raphael Claus viu a falta como motivo para expulsão direta. Com um homem a menos, o Santos teve mais dificuldades para criar chances, e a partida acabou em 0 a 0, levando o desempate para os pênaltis.

 

Pênaltis

Tanto Eduardo quanto Giuliano converteram os primeiros pênaltis para Portuguesa e Santos, respectivamente. Felipe Marques chutou o segundo para a Lusa, e João Paulo, que vinha sendo muito criticado por não pegar pênaltis, fez uma grande defesa. Guilherme bateu e colocou o Peixe na frente. Quintana, por sua vez, deslocou o goleiro santista, e a bola foi na trave e saiu para fora. Depois, Rincón ampliou a vantagem do alvinegro praiano. Paraizo até marcou para a Portuguesa, mas o zagueiro de 19 anos, Jair, foi quem classificou o Santos para as semifinais do Paulistão. Santos 4 a 2 Portuguesa, nos pênaltis.

João
João Paulo pegando o pênalti. Foto: GE

A Portuguesa encerra o seu calendário no ano por enquanto, já o Santos volta a jogar após a data FIFA contra o Red Bull Bragantino pela semifinal do Campeonato Paulista. O vencedor do duelo pode enfrentar Palmeiras ou Novorizontino na grande final.