A dica de hoje é… Skincare!

Novos produtos de pele com preço reduzido trazem dúvidas sobre a segurança e eficiência.
por
Beatriz Aguiar, Gabriella Lopes e Sara de Oliveira
|
23/06/2021 - 12h

Por Gabriella Lopes, Beatriz Aguiar e Sara de Oliveira

 

 

*Narração pela entrevistadora Sara de Oliveira 

 

Dermatite, oleosa e acneica. Essas são as características das peles das jornalistas que vos escrevem. Mergulhadas em um mar de produtos estéticos, uma tábua aparece boiando no horizonte: produtos de beleza brasileiros - parece que estamos salvas. A curiosidade para entender melhor as marcas que estão bombando no Instagram entre as influenciadores digitais e suas seguidoras falou mais alto. Barato e bom é o que o marketing anuncia sobre elas, mas será que é isso mesmo?

A nova moda entre as blogueiras e influenciadores digitais é fazer publicidade para as marcas estéticas nacionais. Quando bem sucedidas ou seja, quando possuem milhões de seguidores acabam criando sua própria marca. Isso vai desde maquiagem, roupa, calçado e produtos estéticos. 

Rafaela Tomaz (@rafatomaaz) de 19 anos é uma influenciadora jovem no mercado, com 1.362 seguidores e crescendo rápido. Seu sonho é viver como influencer. Atualmente, cursa biomedicina porque tem conexão com a questão estética. No entanto, Rafaela conta que não criaria sua própria marca se dependesse de fornecedores e tecnologia brasileira. “Eu não gosto muito de produtos do Brasil, porque, infelizmente, eu não me dei bem com os produtos nacionais. Se eu morasse fora, talvez, eu pensaria, porque eu gosto muito das tecnologias coreanas e japonesas”, comenta. E Rafaela está certa.

O Brasil está bem atrás no quesito pele e beleza, enquanto os produtos asiáticos infiltram o País e tomam o mercado. Em entrevista ao Correio Braziliense, Heloisa Yonekura, diretora técnica, pesquisadora e química da empresa Yokata! Mahy Skincare (empresa que produz produtos asiáticos para o Brasil), explica que o diferencial está na personalização. No Brasil classificamos as peles como oleosa e seca, mas existe uma infinidade de tipos de peles e, consequentemente, diferentes agentes químicos que podem ajudá-las. Esse é o “quê” do produto asiático; você encontrará uma variedade de opções, cada uma com sua função, podendo personalizar sua skincare a fim de atingir todos os objetivos. 

Isso mostra que esse mercado ainda tem muito a crescer no Brasil e é ele que as influenciadoras estão tentando preencher. Seja criando sua própria marca ou incentivando por meio de publicidade o seu uso. A própria Rafaela está surfando aos poucos nessa onda. Depois de algumas experiências ruins, ela conta que gosta muito da "Creamy", uma marca brasileira criada por Luiz Romancini, médico dermatologista. Segundo a marca, Romancini é quem cria as fórmulas dos produtos.   

São marcas como a Creamy que estão crescendo. Por um lado, isso é positivo. Os preços são acessíveis, o que torna a rotina de cuidados possível para diferentes tipos de consumidores. Ao mesmo tempo, essa onda não é o mar de rosas que imaginamos. Além de correr os riscos de passar na pele um produto novo, com pouca confiabilidade dentro do  mercado, também somos extremamente afetadas pelas propagandas exageradas feitas pelas próprias influenciadoras.

A médica Mônica Ramos de Freitas, da rede de clínicas ""Meu Dermato", frisa a importância de sempre consultarmos uma dermatologista antes de testarmos qualquer produto, seja ele indicado por uma influenciadora ou não. “Quando se fala de skincare, vemos muito conteúdo nas redes sociais sendo disseminado por influencers, gerando expectativas em quem está do outro lado da tela. Consequentemente, acaba-se criando um desejo de compra dos produtos, que muitas vezes não terão o mesmo efeito nesse público, afinal cada pele é única”. 

As influencers são fundamentais nas propagandas em geral, com os produtos de cuidados da pele ainda mais. O skincare (termo em inglês para “cuidados com a pele”) é a febre do momento.  Tornou-se uma questão de autoestima que mexe com todas as idades, desde a adolescente que começa com seus problemas com espinha e pele oleosa, até a pessoa com mais idade com medo de envelhecer. Reconhecendo o poder de criação de opinião que as influencers têm, a Beyoung chamou diversas blogueiras e atrizes para fazer a propaganda de seu booster que promete retardar o envelhecimento.

O produto foi um sucesso, em partes, pelos reviews das influenciadoras das redes sociais, levando diversas pessoas às compras. Porém, a opinião de muitos clientes não foi positiva. O produto prometia um efeito permanente quando, na verdade, era temporário, o que levou a diminuição das vendas. Logo, dá para perceber que as influencers foram fundamentais no primeiro período, mas o produto tem que se consolidar sozinho. Foi isso que a digital influencer Anna Carolina Neves (@anacaroll_ ),19, disse. 

Com mais 83 mil seguidores, Carol não pensa em viver somente como influencer como Rafaela. Ela pensa em seguir na carreira de Administração, graduação que está cursando. Mesmo o crescimento das redes sendo totalmente inesperado, ela não mudou os planos de ter uma carreira, pois acredita que é bem arriscado trabalhar apenas com isso e o mercado digital é complicado.

Carol é influencer de diversos produtos e não conhece tanto sobre skincare. Está sempre fazendo fotos e campanhas de roupas. Na sua vida particular, porém, segue a tendência de cuidados e montou uma rotina com uma dermatologista. As únicas alterações que fez por conta própria foram para marcas que não testam em animais.  E mesmo sendo uma influencer, ela também é influenciada pelas opiniões de colegas e amigas. “A maioria dos produtos que compro foram indicações de amigas.  Mas, passo no dermatologista regularmente para saber se o produto é realmente bom para o meu tipo de pele. Ou também se percebo que não fazem resultados na minha pele, eu deixo de usar imediatamente”.

Independente do tamanho, tanto Rafaela quanto Anna acreditam que o produto deve ser bom para fechar a parceria. Inclusive testariam antes de usar e deixariam claro que não é porque não funcionou com elas que teriam resultados positivos com outras pessoas, mas que vale arriscar. Mas, como elas disseram, o produto deve ser bom. Aquele booster da "Beyoung" era bom? Talvez, mas o que mais incomodou as influenciadas é que, na época, a formulação do produto não era disponibilizada pela marca. 

A rotulagem no Brasil é um problema. Não é levada a sério nem mesmo nos alimentos, segundo Cíntia Rosa Pereira de Lima, professora da USP de Ribeirão Preto e doutora em Direito Civil. “O ideal é que a rotulagem já tenha todas informações essenciais sobre o produto, mas existe o problema de limite físico. Certas embalagens são menores e não comportam as informações, mas é claro que o tem a opção do papel dentro da embalagem igual aos remédios. Porém, se mesmo assim não couber, o certo é colocar os componentes principais, visando a transparência prevista no direito do consumidor”.

As influenciadoras afirmam visitar um profissional qualificado constantemente, ainda que algumas façam personalizações por conta própria. Num País onde sete em cada dez brasileiros dependem do SUS, segundo dados do IBGE de 2019, sistema sucateado pelo governo, conseguir uma consulta pode ser uma batalha que muitos não estão dispostos a enfrentar. Muitas delas mostram suas rotinas como parte de atrair seguidores e ganhar dinheiro, já que marcas pagam para serem anunciadas nas redes sociais delas. Tais rotinas, em sua maioria cheia de produtos e regras, não são a solução universal. Para bons resultados, primeiro deve-se conhecer seu tipo de pele, segundo a médica. E depois lembrar dos passos básicos: limpeza, hidratação e proteção solar. “Não adianta ter o melhor produto em mãos se ele não for o ideal para você. Muitas pessoas que sofrem com acne sabem que tem que usar produto antiacne, mas não lembram de usar creme hidratante. O básico é: um produto bom para limpeza de pele; um para tratar aquilo que incomoda, como acne, manchas, linhas de expressão, etc.; e, não menos importante, o filtro solar para proteger”. 

Julia Petit, fundadora da Sallve, marca de cuidados faciais também com forte presença nas redes sociais, afirmou em uma entrevista ao Universa do Uol que "ter pele boa é ser o novo magra". Os padrões sociais costumam mudar de tempos em tempos, criando e/ou reciclando velhas pressões, pois, como coloca Naomi Wolf em “O Mito da Beleza”, mulheres “naturais” são automaticamente rotuladas de feias e obrigadas, pela vergonha, a aceitarem uma identidade física, produzidas. O crescimento do autocuidado durante a pandemia foi uma das soluções encontradas para resistir às novas dificuldades. Porém, é importante e saudável reconhecer quando é uma imposição social ou uma simples vontade própria para não cair em mais um buraco negro de consumo e infelicidade.





 

Tags: