Corinthians vence o Santos e avança à final do Paulistão

Com gols de Yuri Alberto e Garro, Timão supera o Peixe por 2 a 1 na Neo Química Arena
por
Pedro Paes Barreto Monteiro
|
11/03/2025 - 12h

O Corinthians garantiu vaga na final do Campeonato Paulista ao vencer o Santos por 2 a 1 na semifinal deste domingo (09), na Neo Química Arena. Tiquinho Soares marcou para o Peixe, mas Yuri Alberto e Rodrigo Garro garantiram a vitória do Timão.


A partida começou com uma importante ausência: Neymar ficou de fora devido a um incômodo na coxa, e Thaciano foi o escolhido para substituí-lo. O Corinthians, por sua vez, abriu mão do esquema com três zagueiros, escalando Félix Torres e Gustavo Henrique na defesa. O meio-campo contou com três volantes – Carillo, Martinez e Raniele, que retornava de lesão. Outra mudança foi a titularidade de Angileri no lugar de Bidu, que havia jogado no meio de semana contra o Barcelona de Guayaquil pela Libertadores.


O primeiro tempo foi truncado, com muitas faltas e pouca criatividade das equipes. O Corinthians abriu o placar aos 11 minutos em uma jogada ensaiada de escanteio: Depay tocou curto para Garro, que devolveu para o holandês cruzar na área. Yuri Alberto aproveitou o vacilo da linha de impedimento de JP Chermont e marcou seu quarto gol no Paulistão. O Santos quase empatou em uma bela jogada de Bontempo, mas foi Tiquinho Soares quem igualou o marcador aos 38 minutos. O atacante subiu sozinho e cabeceou com precisão após um excelente cruzamento de Guilherme, mostrando mais uma falha defensiva do Corinthians na temporada.

oss
Legenda: Tiquinho Soares fazendo sua clássica comemoração no gol de empate.
​​​​​​
Créditos: Raul Baretta / Santos

Na segunda etapa, o Corinthians voltou mais ligado e quase desempatou aos 10 minutos do segundo tempo em uma cobrança de falta de Garro, que obrigou o goleiro Gabriel Brazão a fazer uma defesa espetacular. Logo depois, Angileri encontrou Garro livre na área, e o argentino finalizou com perfeição, colocando o Timão novamente à frente do placar.


Atrás no marcador, o técnico Pedro Caixinha mexeu no Santos, substituindo Thaciano e Bontempo por Barreal e Rollheiser. O Corinthians também fez mudanças: Angileri, cansado, deu lugar a Bidu, enquanto Carillo, em atuação abaixo do esperado, saiu para a entrada do jovem Bidon.

oss
Legenda: Rodrigo Garro após fazer o golaço que decidiu o clássico Alvinegro.

Créditos: José Manoel Idalgo / Corinthians 

O Timão quase ampliou aos 28 minutos da segunda etapa em uma jogada entre Bidon e Depay, mas Brazão salvou o Peixe mais uma vez. A partida ficou ainda mais tensa quando o árbitro foi ao VAR e expulsou Zé Ivaldo, aos 35 minutos da etapa complementar, após uma entrada violenta em Yuri Alberto, que saiu de campo sentindo muitas dores. Com um jogador a menos, o Santos fez suas últimas substituições, colocando David Washington e Léo Godoy nos lugares de Soteldo e Chermont. As mudanças não surtiram efeito, já que a equipe da baixada não ameaçou a meta corintiana na reta final da partida.


Em final de jogo tenso, com ânimos à flor da pele, faltas duras e mais uma expulsão. O lateral esquerdo Escobar foi com muita vontade, levantou Martinez e foi expulso direto. O Corinthians administrou o jogo e garantiu a sua ida à final do principal estadual do país.


O adversário do Corinthians na final será o Palmeiras, que eliminou o São Paulo na outra semifinal. As partidas da grande decisão do Paulistão estão marcadas para domingo (16) e quinta-feira (27).


Antes da decisão pelo estadual, o Timão foca na Pré-Libertadores. Na quarta-feira (12), enfrenta o Barcelona de Guayaquil na Neo Química Arena, às 21h30 (horário de Brasília), pelo jogo de volta da Fase Preliminar 3. O Corinthians precisa reverter uma desvantagem de três gols para avançar à fase de grupos.


Já o Santos volta a campo pelo Brasileirão no dia 30 de março, um domingo, às 18h30 (horário de Brasília), contra o Vasco da Gama, em São Januário. O time da Baixada Santista terá um bom tempo de preparação para o Campeonato Brasileiro, que é a sua principal competição da temporada.