A primeira rodada da Conmebol Libertadores 2025 acontece nesta semana, na terça (01), quarta (02) e quinta-feira (03). No dia 17 de março, em Luque, no Paraguai, foi realizado o sorteio que definiu os grupos da competição. Sete times brasileiros estarão nesta fase: Botafogo, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Internacional, Fortaleza e Bahia.
Grupo A (Botafogo, Estudiantes, Universidad de Chile e Carabobo):
O Botafogo, atual campeão da América, enfrentará o Estudiantes, campeão da Copa da Liga Argentina 2024, o Universidad de Chile, tetracampeão da Libertadores e vice-campeão chileno na última temporada, e o Carabobo, equipe venezuelana que participará da Copa Libertadores pela quinta vez.

Grupo B (River Plate, Independiente del Valle, Universitário e Barcelona de Guayaquil):
No grupo B, o River Plate enfrentará o Independiente del Valle, equipe forte do Equador, o Barcelona de Guayaquil, que venceu o Corinthians na fase prévia da competição, e o Universitário, considerado o time mais modesto do grupo, mas que pode surpreender e tirar pontos dos demais.

Grupo C (Flamengo, LDU, Deportivo Táchira e Central Córdoba):
O Flamengo, cabeça de chave, terá pela frente a LDU e os 2.800 metros de altitude de Quito, sede do clube. O Deportivo Táchira, campeão venezuelano, não terá a vantagem da altitude, ao contrário das demais equipes. O Central Córdoba, estreante na Libertadores, é o atual sexto colocado do grupo A no campeonato argentino.

Grupo D (São Paulo, Libertad, Talleres e Alianza Lima):
O grupo D é um dos mais equilibrados da competição, com clubes tradicionais. O São Paulo, embora não esteja em seu melhor momento, sempre chega com grandes expectativas. O Tricolor enfrentará novamente o Talleres, que esteve no mesmo grupo na temporada passada. O Alianza Lima, classificado pela Pré-Libertadores após eliminar o Boca Juniors, e o Libertad, campeão do Torneo Apertura do Paraguai, completam o grupo.

Grupo E (Racing, Colo-Colo, Fortaleza e Atlético Bucaramanga):
Para o Fortaleza, que caiu em um dos grupos mais desafiadores, enfrentará o Racing, da Argentina, que vem de uma ótima campanha, sendo o atual campeão da Copa Sul-Americana e da Recopa 2025, tendo eliminado quatro brasileiros na campanha para o título. O Colo-Colo atualmente vive um estado de reconstrução, mas ainda segue competitivo sob o comando de Jorge Almirón, ex-treinador do Boca Juniors. A surpresa vem com o Atlético Bucaramanga que surpreendeu ao conquistar o Torneio Apertura da Colômbia em 2024 e vem para sua terceira participação na Copa Libertadores.

Grupo F (Nacional, Internacional, Atlético Nacional e Bahia):
O grupo F terá alguns times tradicionais no torneio, sendo o primeiro, o Nacional, do Uruguai. Embora não tenha disputado nenhuma semifinal desde 2009, o time conta com o recorde de participações e três títulos da Libertadores. Já o Atlético Nacional, da Colômbia, após a conquista do título colombiano, voltou à fase de grupos de forma direta. O time conta com duas conquistas da Libertadores. Já os clubes brasileiros reeditam um duelo histórico: Bahia e Internacional já se enfrentaram na Libertadores de 1989, com o clube gaúcho levando a vitória nas quartas de final.

Grupo G (Palmeiras, Bolívar, Cerro Porteño e Sporting Cristal):
O Palmeiras mais uma vez enfrentará o desafio de jogar na altitude contra o Bolívar, atual campeão boliviano, que joga no estádio Hernando Siles, a 3.637 metros acima do nível do mar. Já o Sporting Cristal, vice-campeão peruano, é uma equipe bem tradicional na competição, porém sem campanhas positivas desde o vice-campeonato em 1997. O Cerro Porteño vive bom momento no campeonato paraguaio, porém atualmente está mais marcado pelo episódio de racismo na Libertadores Sub-20

Grupo H (Peñarol, Olimpia, Vélez Sarsfield e San Antonio Bulo-Bulo):
O grupo H é o único que não conta com nenhum clube brasileiro, porém é o grupo que mais reúne o maior número de títulos somados: Peñarol com cinco, Olimpía com três e Vélez Sarsfield com um. Os jogos desse grupo prometem uma disputa acirrada.

A primeira fase do campeonato já começa no dia 1/04 e se estende até dia 03/04.