Como fica a saúde mental em meio a uma pandemia global?

Pessoas das mais diversas idades relatam crises de ansiedade e pânico durante o isolamento
por
Bruna Galati e Letícia Galatro
|
27/06/2021 - 12h

Em março de 2020, no início da pandemia de Covid-19, Ana Oliveira, de 23 anos, trabalhava em quatro escolas infantis. Com o fechamento de todas, perdeu seus empregos e buscou alternativas para manter sua renda. A única opção que surgiu foi praticamente se mudar para casa de uma prima - com medo de pegar o transporte público e se infectar -  e cuidar de seus filhos de 5 meses e 7 anos. Essa reviravolta na sua vida gerou um avanço de exaustão e falta de tempo durante o isolamento. "Quando aceitei ser babá estava tudo indo bem, mas no decorrer dos meses, duas escolas pediram para eu retornar. Como precisava de dinheiro extra, aceitei. De segunda a sexta fico na casa das crianças, me restando apenas o fim de semana para preparar e gravar as quatro aulas de inglês. Com tanta coisa acontecendo deixei de ter um tempo só meu e quando tenho pausas acabo limpando meu quarto", afirma.

Relatos como o da professora de artes ficaram comuns durante a pandemia. O aumento de jornadas exaustivas, imposição de metas abusivas e medo de ficar desempregado, agravaram os transtornos mentais e são eles uma das principais causas de afastamento do trabalho no Brasil. Segundo a Previdência Social de 2017, os transtornos ansiosos estão na 15º  posição de doenças que mais geram afastamento do trabalho no país, e resultam em 28,9 mil casos. Em 2018, o INSS concedeu 8.015 licenças para o tratamento de transtornos mentais adquiridos no ambiente de trabalho. No ano seguinte, uma empresa de recrutamento relatou que 44% dos colaboradores brasileiros já sofreram de Burnout (transtorno  depressivo, gerado pelo esgotamento físico e mental).  

Com a chegada da pandemia, a incerteza do que irá acontecer no dia seguinte preocupou a todos. O medo do contágio da Covid-19 pelos familiares, a angústia dos cortes nas empresas, em razão da crise econômica atual e o estresse para aqueles que o trabalho triplicou, são algumas das razões para o avanço dos transtornos mentais no último ano. As doenças mais comuns são: crise de ansiedade, ataques de pânico, síndrome de Burnout e depressão. Cerca de 54% das pessoas entrevistadas pela Área de Inteligência de Mercado do Grupo Abril, estão extremamente preocupadas com a situação atual, 47% sentem dificuldade para descansar e 23% não estão mais conseguindo dormir direito. 

A engenheira mecânica Thayna Zattar, de 24 anos, foi uma entre milhares trabalhadores demitidos durante a pandemia. No início do isolamento, recebeu a notícia de que não poderia mais trabalhar na empresa, já que muitos clientes haviam cancelado projetos de sua área, resultando na impossibilidade de manter os funcionários. "Com a perda do emprego, eu percebi que tive um aumento na minha ansiedade, principalmente por conta do atual cenário onde várias pessoas também perderam seus empregos. Não está sendo fácil dormir e relaxar", afirma. Já Thayna acredita, que a consequência disso é uma concorrência maior no mercado de trabalho, gerando uma disputa acirrada.

As empresas estão cada vez mais exigentes para contratar, mesmo que seja para uma vaga no nível Júnior. A jovem comenta sobre os pré-requisitos da vaga que exigem atuação na área de 2 a 3 anos e conhecimentos específicos avançados. Não sendo em vão que a cada ano, surgem 160 milhões de novos casos de doenças relacionadas ao trabalho, conforme a Previdência Social de 2017. Outro dado da pesquisa do Grupo Abril mostra que 76% das pessoas se preocupam com a superlotação dos hospitais. É o caso de Natália Barbosa, advogada de 25 anos, que continuou trabalhando presencial, já que sua empresa não aderiu ao isolamento social. Ela pegou Covid-19 e transmitiu para os pais, já em idade avançada. 

"Nesse período, senti novos sintomas, como síndrome do pânico, junto com as crises de ansiedade e episódios depressivos que eu já tinha anteriormente", afirma. Hoje, já curada do vírus e com os pais bem, continua trabalhando presencial e se cuidando com um psicólogo.

De acordo com o Jornal do Campus, na semana de 29 de março a 4 de abril de 2020, as pesquisas no Google por atendimento psicológico chegaram a 88% e para o serviço online avançou para 41%. Segundo uma apuração da Isma-BR e da consultoria Betânia Tanure Associados, no Brasil, 75% da população tem alguma sequela de estresse e 30% destes sofrem de burnout. Esse desgaste físico e psíquico afeta diretamente a lucratividade das empresas. Quem sofre de burnout trabalha, em média, 5 horas a menos. 2020 e 2021 certamente serão lembrados como os anos mais estressantes, cansativos e tristes da história. 

Esse cenário trouxe uma nova realidade para a área de recursos humanos, mudando a maneira como as equipes interagem e trabalham. Esgotado física e mentalmente, a produtividade de um profissional diminui consideravelmente. A situação se torna um lembrete para as empresas, pois antes de qualquer meta de trabalho, existem seres humanos que precisam de cuidados, compreensão e atenção.   

Para evitar ao máximo o avanço dos transtornos mentais durante a pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um guia chamado "Cuidados para saúde mental durante a pandemia", indicando para fazer pausas e descansar entre os turnos de trabalho ou até mesmo tirar um momento para relaxar dentro do expediente. Também não esquecer de prestar atenção na alimentação, já que passamos mais tempo em casa e não recusamos algumas bolachinhas, bolos ou pão.

Continuar se exercitando foi outra sugestão da OMS e manter sempre o contato com a família e amigos, da maneira que for possível. E é claro, evitar o uso de tabaco, álcool ou outras drogas. Segundo o órgão, isso é uma ilusão passageira e a longo prazo, piora o bem-estar físico e mental. Para alcançar uma boa qualidade de vida e conseguir aproveitar os momentos felizes, a saúde mental é essencial. Porém, mantê-la exige atenção, esforço e cuidado diário. Apenas o fim da pandemia não será suficiente para melhorar o estado de ânimo daqueles que vêm sofrendo crises de pânico e ansiedade durante o isolamento.

Pensando nisso, ainda em 2020, a Pfizer, uma das empresas responsáveis pela realização de uma das vacinas em circulação, liberou um guia sobre saúde mental pós pandemia. Construído de forma colaborativa por 21 especialistas renomados no Brasil, o guia oferece um olhar sensível e sistêmico sobre o cuidado mútuo. Ele foi feito para servir como auxílio a profissionais da saúde que trabalham no atendimento diário de pessoas que tiveram suas vidas afetadas pela Covid-19. De tudo isso, é possível analisar uma coisa boa: as consequências da pandemia fez com que as pessoas começassem a valorizar mais com sua saúde mental. De acordo com uma pesquisa feita pela Mastercard, 62% dos brasileiros passaram a se preocupar mais com sua saúde mental, enquanto 58% acreditam que cuidar da saúde se tornou essencial. 

A demanda de psicólogos e psiquiátricos nos serviços da Prefeitura de São Paulo aumentou consideravelmente durante o isolamento social. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria a procura aumentou 82% em consultórios particulares no Brasil. Com isso, o número de atendimentos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de SP passou de 24 mil em setembro de 2019 para 52 mil em outubro de 2020. Independente da forma, todos devem buscar meios de cuidar de sua saúde mental e psíquica para evitar danos cada vez mais graves. Procurando respeitar seus limites e dominar os pensamentos, as pessoas podem usar esse momento caótico como forma de fortalecer sua saúde e o autoconhecimento. 

 

Tags: