Com Braithwaite decisivo, Grêmio supera Luqueño na Sul-Americana.

O Tricolor precisou do banco para vencer o Sportivo Luqueño, pelo Grupo D.
por
Felipe Bragagnolo Barbosa
Pedro Rosseti
|
04/04/2025 - 12h

Na noite da última quarta-feira (2), o Grêmio alcançou o objetivo e triunfou na primeira partida da Copa Sul-Americana Paraguai, com muito sufoco e desespero. Com tentos dos atacantes,  Arezo e Braithwaite, a equipe do Rio Grande do Sul venceu o Sportivo Luqueño por 2 a 1 no Estádio Defensores del Chaco na abertura do Grupo D

No primeiro tempo, o Grêmio esteve muito perto de sair em desvantagem. Em um lançamento do campo defensivo, o atacante Marcelo Pérez recebeu cara a cara com o goleiro e com um chute forte não desperdiçou, no entanto, o VAR indicou uma situação de impedimento. Assim, os gaúchos começaram a controlar a bola até que, aos 16 minutos, o Meia atacante Franco Cristaldo foi atingido com um golpe no pé dentro da área após um cruzamento do atacante uruguaio Arezo. O juiz analisou a jogada no vídeo e marcou o pênalti que Arezo não desperdiçou. Porém, Jemerson cometeu um erro duplo aos 29 minutos que permitiu o empate. Ao receber um passe de Tiago Volpi, não conseguiu dominar a bola e a deixou escapar pela lateral. O Sportivo Luqueño aproveitou o instante de distração do defensor com um arremesso rápido direcionado às costas do defensor, Santander atirou em Volpi e o fuzilou. O Grêmio teve uma única oportunidade em uma cabeçada de Pavon, que o goleiro Aguilar defendeu com segurança.
 

.
Comemoração de  Mathias Arezo após abrir o placar. (FOTO:Divulgação/ X Conmebol Sulamericana)

 

No segundo tempo, aos 10 minutos, Pérez acertou um forte chute de fora da área e assustou os torcedores do Grêmio com o caminho da bola além da rede. Sete minutos depois, o técnico Gustavo Quinteros decidiu fazer alterações e colocou os três jogadores que contribuíram para o gol da vitória. No minuto 25, o meia Edenilson lançou o ponta direita Cristian Oliveira na direita, o jogador uruguaio limpou e cruzou para Braithwaite, que sem marcação, cabeceou no ângulo baixo direito de Aguilar, que não alcançou a bola.
No entanto, aos 28 minutos, o Sportivo Luqueño conseguiu o empate novamente, após Tiago Volpi fazer uma defesa inicial e González aproveitar o rebote. O Grêmio conseguiu escapar, pois novamente houve um impedimento. A partir daquele momento, o jogo transformou-se em uma questão de sobrevivência. Jemerson errou ao tentar cabecear um cruzamento de Braithwaite com a cabeça. Em última análise, Comas tentou superar Volpi, mas disparou à esquerda. Os gaúchos tinham assegurado os três pontos.

Com o triunfo, o Grêmio aguarda o desfecho de Atlético Grau x Godoy Cruz para determinar se termina a rodada na liderança do grupo, com três pontos e um saldo de gol positivo. Já o Luqueño Sport fica sem pontos.

Na próxima terça-feira (8), será o dia da segunda rodada para os dois times. Na Arena, o Grêmio recebe o Atlético Grau às 19h.