CBLOL 2024: LOUD vence e vai à final

Com a vitória sob a paiN Gaming por 3 a 1 na final da Chave Superior, os tricampeões garantiram uma vaga na final do campeonato
Maria Elisa Tauil
Pedro Premero
12/04/2024 - 12h

A LOUD é a primeira finalista do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) 2024. O time alcançou a quarta final seguida, após ganhar da paiN por 3 a 1 na final da Chave Superior. A Verduxa apresentou um early game fraco nos três primeiros jogos, mas conseguiu se recuperar em dois deles e fechou a série com um atropelo. Os Tradicionais seguem sem vencer os atuais tricampeões em uma MD5, desde a final da chave superior do segundo split do CBLOL de 2022, e agora jogam por suas vidas na lower bracket. Confira os detalhes das partidas:

1
A LOUD espera pelo segundo finalista e só volta a jogar no dia 20, na final do CBLOL. Foto: Maria Elisa Tauil/AGEMT

JOGO 1 - Errar contra a LOUD pode ser fatal

A paiN mostrou um early game muito agressivo, onde a primeira ação da equipe foi invadir a selva inimiga. Até o segundo dragão, os Tradicionais jogaram bastante no lado inferior do mapa e abriram uma boa vantagem.

Mas tudo foi por água abaixo após o terceiro dragão. A paiN Gaming conseguiu ficar com o objetivo, porém estenderam de mais a jogada e entregaram um triple kill para o Robo (Jax), toplaner da LOUD.

A partir daí, a Verduxa controlou todas as ações do mapa e foi só questão de tempo para fazer o 1 a 0.

MVP: Robo (Jax)

2
Números da primeira partida entre LOUD e paiN Gaming. Foto: Reprodução/ X CBLOL

JOGO 2 - Agressividade recompensada

Assim como no primeiro jogo, a paiN conseguiu abrir uma boa vantagem devido a agressividade no early game e controlar os primeiros objetivos, entretanto perdeu a luta no terceiro dragão.

Porém, dessa vez, os Tradicionais conseguiram se recuperar com lutas bem-organizadas, com um foco definido e ótimos flancos do Dynquedo (Ahri). Após a luta do segundo dragão ancião, a paiN Gaming conseguiu destruir o nexus e empatar a série.

MVP: Dynquedo (Ahri), o primeiro dele no campeonato.

3
Números da segunda partida entre LOUD e paiN Gaming. Foto: Reprodução/ X CBLOL

JOGO 3 - (novamente) O terceiro dragão é a chave

O divisor de águas dessa MD5 foi o terceiro dragão. A paiN, novamente, teve um bom early game e controlou os objetivos, mas o roubo do dragão por parte da LOUD evitou o snowball.

A Verduxa se recuperou com lutas bem coordenadas e pontuais, revertendo a vantagem de ouro. Aos 39 minutos de jogo, o time conquistou a vitória e ficou com o match point.

MVP: RedBert (Nami)

4
Números da terceira partida entre LOUD e paiN Gaming. Foto: Reprodução/ X CBLOL

JOGO 4 - Por isso são os atuais tricampeões

A última partida do dia foi um atropelo da LOUD do início ao fim. O time puniu a agressividade do TitaN (Kalista) e contou com um abate solo do Robo (Olaf) para começar o snowball.

Com isso, controlaram todas as ações do mapa. A Verduxa precisou de apenas 25 minutos para garantir a vaga na final do CBLOL e continuar sonhando com o tetra.

MVP: Robo (Olaf)

5
Números da quarta partida entre LOUD e paiN Gaming. Foto: Reprodução/ X CBLOL

PÓS JOGO

LOUD

Na coletiva de imprensa pós jogo, Croc, caçador da LOUD, contou como foi a comunicação do time para classificação na final:

“Eu acho que nós escolhemos muitos matchups que a gente perdia e não tínhamos prioridade para respondê-los. Mas meus companheiros de equipe, especialmente o Robo, o Tinowns, todo mundo, eles continuaram pensando em como nós íamos vencer a paiN,” falou.

Ao responder uma pergunta da AGEMT, Croc expressou o que levou o time a vitória:

“No último jogo escolhemos nossos picks de prioridade, tipo, quem tem o push da wave, e nós fizemos as nossas próprias jogadas, não só respondendo a ação inimiga. Então esse foi o ponto chave para a nossa virada, partiu dos erros deles, e não das nossas jogadas,” finalizou.

6
Croc está atuando no Brasil desde 2021. Foto: Bruno Alvares/Riot Games

paiN Gaming

Na coletiva pós-jogo, o técnico da paiN, Sarkis, afirmou que foi por questão de “detalhe mesmo, um pouquinho mais clean o objetivo e acho que a gente ganharia de 3 a 0.”

Em uma pergunta da AGEMT, sobre o que faltou para a paiN ganhar a partida, o técnico contou:

“Eu acho que nos três primeiros jogos a gente foi muito consistente, teve um early game bom em todos mesmo e para mim foi só jogar um pouco melhor as situações do terceiro dragão. Eu acho que, como eu falei na entrevista, acho que do quarto jogo, eu sinto que foi o que a gente errou nessa série.”

7
Técnico da paiN, Sarkis. Foto: Reprodução/CBLOL Flickr

“Então se a gente pega o terceiro dragão tem um snowball bem grande no jogo muito e é bem difícil da LOUD voltar. Acho que a gente foi bem superior no early game em todos os jogos, menos o último, o último a gente só perdeu mesmo,” falou.

8
Tinowns, mid laner da LOUD. Foto: Maria Elisa Tauil/AGEMT
9
Torcedor da LOUD. Foto: Maria Elisa Tauil/AGEMT
10
Torcedor da paiN Gaming. Foto: Maria Elisa Tauil/AGEMT
11
Torcedores da LOUD afirmam que o time iria ganhar de 3x0. Foto: Maria Elisa Tauil/AGEMT
12
Torcedora da LOUD. Foto: Maria Elisa Tauil/AGEMT
13
Torcedora da paiN Gaming. Foto: Maria Elisa Tauil/AGEMT
14
Torcedora da paiN Gaming. Foto: Maria Elisa Tauil/AGEMT
15
Torcedora da LOUD. Foto: Maria Elisa Tauil/AGEMT
16
Robo, top laner da LOUD, comemorando a classificação. Foto: Maria Elisa Tauil/AGEMT

PRÓXIMOS JOGOS

A LOUD espera de camarote pelo segundo finalista e só volta a jogar no dia 20. Já a paiN joga no domingo, dia 14, contra o vencedor de RED Canids Kalunga e Vivo Keyd Stars.

GLOSSÁRIO

Barão: um dos principais objetivos do jogo, após sua execução, cada jogador aliado recebe mais dano de ataque, e retorno acelerado à base.

Bot: posição no mapa.

Buff: mais forte

Jungler: caçador

Dive: Tentativa de matar o adversário na torre dele