Brasil sofre virada e perde para o Japão

Em um jogo de dois tempos distintos, seleção cede à pressão e sofre a primeira derrota para a seleção japonesa na história
por
Fábio Pinheiro
|
14/10/2025 - 12h

 

Nesta terça-feira (14), a Seleção Brasileira foi a campo no Ajinomoto Stadium, em Tóquio, para seu segundo amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2026 e saiu derrotada, de virada, por 3 a 2 para o Japão. Os gols brasileiros foram marcados por Paulo Henrique e Gabriel Martinelli, enquanto Takumi Minamino, Keisuke Nakamura e Ayase Ueda garantiram a vitória histórica para os donos da casa.

Este foi o segundo e último confronto da seleção nesta data FIFA de outubro. Após uma vitória convincente sobre a Coreia do Sul por 5 a 0 na última sexta-feira (10), o técnico Carlo Ancelotti optou por realizar mudanças na equipe titular, promovendo a estreia de Hugo Souza no gol e a primeira partida de Paulo Henrique como titular na lateral direita.

A seleção entrou em campo com a seguinte escalação: Hugo Souza; Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Carlos Augusto (Caio Henrique); Casemiro, Bruno Guimarães (Joelinton) e Lucas Paquetá (Richarlison); Luiz Henrique (Estêvão), Gabriel Martinelli (Matheus Cunha) e Vinícius Júnior (Rodrygo).

Já a seleção japonesa, que vinha de um empate em 2 a 2 com o Paraguai também na sexta-feira, foi escalada pelo técnico Hajime Moriyasu com: Zion Suzuki; Shogo Taniguchi, Tsuyoshi Watanabe e Junnosuke Suzuki; Takefusa Kubo (Junya Ito), Kaishu Sano, Daichi Kamada (Koki Ogawa) e Keisuke Nakamura (Yuki Soma); Ritsu Doan (Sota Mochizuki), Takumi Minamino (Ao Tanaka) e Ayase Ueda (Shuto Machino).

O início da partida foi marcado por um Brasil com maior posse de bola, trocando passes em busca de espaços na compacta defesa japonesa. A primeira etapa seguiu com poucas chances claras até os 26 minutos, quando uma bela triangulação pela direita terminou com um passe preciso de Bruno Guimarães para Paulo Henrique, que de trivela, abriu o placar para o Brasil. Seis minutos depois, aos 32, Lucas Paquetá, em posição mais adiantada, deu uma bela cavadinha para Gabriel Martinelli, que invadiu a área e ampliou a vantagem brasileira, levando o placar de 2 a 0 para o intervalo.

1
Lateral Paulo Henrique marcou em sua estreia pela seleção. Foto: @rafaelribeiro/cbf

 

No entanto, a segunda etapa foi de completo domínio japonês. Logo aos sete minutos, em uma falha na saída de bola, o zagueiro Fabrício Bruno perdeu o equilíbrio e entregou a bola nos pés de Takumi Minamino, que não perdoou e diminuiu para os anfitriões. O gol animou a equipe japonesa, que empatou a partida aos 17 minutos com Keisuke Nakamura, após um rápido contra-ataque pela direita que encontrou a defesa brasileira desorganizada.

A virada japonesa veio aos 26 minutos. Após uma cabeçada no travessão, o escanteio foi cobrado na área e Ayase Ueda subiu livre para marcar o terceiro do Japão, decretando a primeira vitória da história do país sobre a Seleção Brasileira em 14 confrontos.

Apesar das tentativas do Brasil nos minutos finais, com as entradas de Rodrygo, Estêvão e Richarlison, a equipe não conseguiu furar o bloqueio defensivo japonês. O resultado ligou um alerta para a seleção de Ancelotti, que volta a campo em novembro para os próximos amistosos de preparação para o mundial.