Botafogo vence Atlético Goianiense na estreia em casa

No reencontro com os torcedores, o alvinegro administra a vantagem por 1 a 0 e volta a vencer depois de três jogos.
por
Arthur Campos
Daniel Santana Delfino
|
22/04/2024 - 12h

Pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo recebeu o Atlético Goianiense na última quinta-feira (18), no estádio Nilton Santos. As duas equipes vinham de derrotas e buscavam a sua primeira vitória na competição, especialmente o recém-contratado, Artur Jorge. O treinador do glorioso não teve vida fácil e desde que estreou a beira dos gramados, já acumulou 3 derrotas, a última de virada contra o Cruzeiro. Para o confronto contra o time goiano, o técnico português repetiu a formação da última partida, com apenas duas modificações. O lateral esquerdo Hugo começou na vaga ocupada por Marçal, enquanto Tiquinho Soares, poupado por desgaste, deu a vez para Matheus Nascimento.

Precisando dar uma resposta a sua torcida, o Botafogo iniciou de forma intensa e logo aos 5 minutos, assustou o goleiro Ronaldo, em cobrança de falta de Jeffinho, passando a direita do arqueiro rubro negro. Aos 18, foi a vez de Tchê Tchê arriscar, mas finalizou por cima do gol. Não demorou muito para os planos de Artur irem por água abaixo. Logo aos 25 minutos, Matheus Nascimento não aguentou e teve que ser substituído, forçando Tiquinho Soares a sair do banco de reservas. Apesar disso, os alvinegros seguiram firmes e aos 32, em jogada que se iniciou e terminou com o lateral direito Mateo Ponte, Júnior Santos encontrou Luiz Henrique, que abriu na entrada da área para o camisa 4 finalizar no canto de Ronaldo, abrindo o placar para o glorioso. Inflamados e empurrados pela torcida, a equipe carioca quase ampliou o marcador aos 40 minutos com Jeffinho, mas o goleiro atleticano evitou.

Botafogo
Autor do gol, Mateo Ponte comemora. Reprodução: Instagram / @botafogo

No segundo tempo, o Atlético Goianiense começou sem alterações e manteve a escalação da primeira etapa. Porém, aos 18 minutos, o técnico Emílio Faro optou por fazer uma mudança, substituindo Alejo Cruz e Rhaldney por Vagner Love e Yony González. O objetivo da substituição de Yony por Alejo era melhorar a capacidade de marcação pela direita, visto que o uruguaio não estava nas melhores condições. Já a entrada de Love tinha por essência fortalecer o ataque da equipe. Aos 30 minutos, Derick entrou no lugar de Emiliano Rodriguez, buscando maior presença na grande área adversária. As mudanças surtiram efeito e o Atlético passou a dominar o jogo, pressionando a defesa do Botafogo. Aos 34, após cobrança de lateral, Vágner Love girou para cima da marcação e obrigou o goleiro Gatito Fernández a fazer grande defesa. Mesmo com a imposição do Dragão, a equipe goiana não conseguia superar a defesa botafoguense. A partir dos 38 minutos, o Botafogo optou por se fechar por completo, o que deu ao Atlético mais espaço para criar oportunidades de ataque. Apesar disso, os visitantes não conseguiram furar o bloqueio adversário e foram derrotados fora de casa.

Com a vitória garantida, o técnico Artur Jorge destaca seu primeiro resultado positivo, mas ressalta sua insatisfação pelo desempenho:

“A vitória é o que fica. Primeiro jogo em casa, uma vitória, em frente aos nossos torcedores. Muito satisfeito pelos três pontos, não tanto pelo que fizemos. Temos a sensação clara de que podemos e devemos fazer muito melhor.”, disse o português.

O próximo desafio do Botafogo será contra o Juventude, no próximo domingo (21), às 18:30, no estádio Nilton Santos, enquanto no mesmo dia e horário, o Atlético Goianiense encara o São Paulo, no estádio Antônio Accioly, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro.