A Netflix lançou em 25 de setembro a nova e última temporada de “Alice in Borderland”, que dessa vez conta com 6 episódios. A série é inspirada pelo mangá homônimo de Haro Aso e possui fortes inspirações em “Alice no País das Maravilhas" de Lewis Carrol, o que se evidencia no nome.
A ideia principal veio do interesse do autor em explorar o que acontece quando se coloca pessoas comuns em situações extremas. Ao contrário da obra que o inspirou, as pessoas são transportadas para uma Tóquio paralela e inóspita, onde eles precisam participar de jogos mortais para sobreviver e descobrir os segredos desse novo mundo.
A nova e última temporada traz não só novos personagens, jogos e inimigos, como também a finalização da trama e a explicação do porquê esse mundo paralelo existe.
A segunda temporada finalizou com a explicação dos jogos sendo a queda de um meteoro na região de Shibuya. Após os personagens Arisu (Kento Yamazaki) e Usagi (Tao Tsuchiya) vencerem o último jogo, eles acordam de volta no mundo real em Tóquio completamente destruída, onde ninguém tem memórias das vivências do outro mundo.
Na nova temporada, após 5 anos, os personagens estão casados e planejando construir uma família. Eles participam de análises avaliativas de estudiosos por conta do trauma da queda do meteoro. Um dos avaliadores, Ryuji, é professor de uma universidade e ao ouvir diversos relatos semelhantes de que as pessoas “sonharam com jogos” depois da queda do meteoro, começa a teorizar que existe um outro mundo, o mundo da morte.

Ryuji então consegue um contato que o leva para um jogo mortal como os que ocorrem na outra dimensão. Ao confirmar sua teoria, ele vai atrás de Usagi e a convence da existência dessa outra dimensão, conseguindo fazê-la lembrar de suas vivências lá.
O professor utiliza da fraqueza da mulher, tratando de traumas relacionados ao seu pai e a conduz a retornar para Borderland. Assim, eles conseguem entrar juntos nesse mundo e passam a jogar unidos. Assim, ao saber do desaparecimento da esposa, Arisu também se recorda das vivências em Borderland e vai atrás de Usagi, enfrentando novas e sangrentas aventuras.
Os capítulos da última temporada têm até uma hora e meia de duração e trazem novos personagens para a trama. Arcos de redenção como o de Tetsu (Kôji Ohkura), que é viciado em drogas na vida real e dentro de Borderland tenta evoluir e abandonar o vício, estão encantando o público. Além disso, o retorno de personagens aclamados da 1a temporada, como Shuntaro (Nijiro Murakami) e Aguni (Sho Aoyagi), entregaram o fan service desejado pelos fãs.