AGEMT no Pan: Brasil se destaca na natação, skate e ginástica

No total, já são 35 medalhas para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos deste ano
por
Khauan Wood
Nathalia de Moura
|
30/10/2023 - 12h

Os Jogos Pan-Americanos de 2023 tiveram início na última sexta-feira (20). É a 19ª edição da competição, que está sendo disputada em Santiago, capital do Chile. É a primeira vez que os jogos são sediados no país.

Este ano, o Pan conta com um total de 58 modalidades. O Brasil conta com grandes chances de medalhas no Atletismo, Boxe, Canoagem, Ciclismo, Futebol, Ginástica, Judô, Natação, Tênis, Tênis de Mesa, Tiro com Arco, Vela e Vôlei de Quadra e de Praia.

NATAÇÃO

A natação já rendeu ao Brasil 17 medalhas nesta edição, sendo cinco ouros, cinco pratas e sete bronzes.

O primeiro a conquistar o ouro foi Guilherme Costa disputando os 400m livre, ele ainda foi o primeiro colocado na prova dos 800m, conquistando assim duas medalhas douradas. Guilherme Caribé também levou a melhor, mas na prova dos 100m livre. As outras duas medalhas de ouro vieram do revezamento 4x100m livre, uma com a equipe masculina e outra do time misto, com homens e mulheres.

Atletas da seleção brasileira, usando uniforme verde e amarelo, segurando a medalha de ouro
Medalhistas de ouro da prova do Revezamento 4x100m livre masculino - Foto: Wander Roberto, Miriam Jeske e Gaspar Nóbrega/COB/Reprodução

 

As pratas ficaram por conta de Leonardo de Deus (200m borboleta), Maria Fernanda Costa (200 e 400m livre), Stephanie Balduccini (100m livre) e Vinicius Lanza (200m borboleta).

Já os bronzes foram conquistados por Alexia Assunção (200m costas), Gabrielle Assis (200m peito), Gabriele Roncatto (400m livre), Murilo Sartori (200m livre) e Viviane Jungblut (800m livre). Além disso, as equipes brasileiras também ficaram em terceiro lugar nos revezamentos 4x100m livre feminino e 4x100m medley misto.

SKATE

Pela primeira vez, o skate integrou o programa dos Jogos Pan-Americanos. A delegação brasileira confirmou seu favoritismo e conquistou 5 medalhas na modalidade: 3 no street e 2 no park. 

No skate street, que conta com a plasticidade e talento, em segundos, dos atletas, a vice campeã olímpica Rayssa Leal, com um total de 236.98 pontos somando sua volta com as três melhores manobras na disputa feminina, conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil no evento. A prova trouxe também a primeira dobradinha do país na competição. Pâmela Rosa garantiu a prata com 211.34 pontos. Completando o pódio, Paige Heyn, dos EUA, ficou com a medalha de bronze ao marcar 176.35 pontos. No masculino, o brasileiro Lucas Rabelo também ficou com a medalha de ouro, totalizando 264.45 pontos. Gabryel Aguilar, outro representante do Brasil, se contundiu na quarta manobra e terminou na oitava posição, com apenas 135.91 pontos.

Medalhistas de ouro e prata no pódio, com uniforme verde e amarelo
Rayssa Leal e Pâmela Rosa conquistam dobradinha no skate street - Foto: Alexandre Loureiro/COB

Já no skate park, que avalia a resistência e o estilo do skatista, a estreante em Pan-Americanos, Raicca Ventura, faturou a medalha de prata. A paulista iniciou mal a competição, mas conseguiu se recuperar e garantiu na sua última volta a nota de 82.54 e acabou em segundo no pódio. Na disputa masculina, o brasileiro Augusto Akio saiu da lanterna depois de começo ruim e ficou com a segunda colocação na prova. Com uma nota de 84.12 em sua segunda volta, o skatista conquistou mais uma prata para o Brasil.

 

GINÁSTICA ARTÍSTICA

As equipes masculina e feminina de ginástica artística também subiram ao pódio nesta edição dos Jogos Pan-Americanos. Os brasileiros conquistaram o bronze, já o quinteto feminino repetiu o resultado do Mundial e levou a prata.

Liderados por Arthur Nory, os ginastas fizeram 245.394 pontos e levaram a primeira medalha brasileira na ginástica nesta edição. Durante a disputa, o Brasil estava fora do top-3, mas graças a boas notas de Nory no salto (14.633) e no solo (14.066), a equipe assumiu o terceiro lugar que estava com a equipe da Argentina. Os demais atletas que integraram a equipe brasileira foram: Bernardo Miranda, Diogo Soares, Patrick Sampaio e Yuri Guimarães. 

A equipe feminina, que veio de ótima atuação no Mundial de Ginástica Artística, repetiu a cor da medalha nos Jogos Pan-Americanos. Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Carolyne Pedro começaram bem no solo e no salto, mas sofreram com algumas quedas nas barras assimétricas e desequilíbrios na trave, o que resultou o segundo lugar no pódio, com 161,564 pontos.

Seleção brasileira feminina de ginástica artística, exibindo a medalha de prata com uniforme verde e amarelo
Ginastas brasileiras conquistam a prata por equipes - Foto: Miriam Jeske/COB

 

Flávia Saraiva e Jade Barbosa foram as representantes do Brasil no individual geral feminino. Com um total de 54.565 pontos, Flavinha garantiu a medalha de prata após bela performance na trave. Jade Barbosa fez boa apresentação, mas terminou em quarto lugar, com 53.333. 

No individual geral masculino, Diogo Soares conquistou medalha de prata ao somar 81.865 pontos. O jovem brasileiro subiu aos poucos na classificação e só cravou presença no pódio com sua apresentação nas barras fixas. Arthur Nory, escolhido pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) para tentar garantir a vaga olímpica que seria dada na disputa do individual geral, infelizmente sentiu o ombro nas barras paralelas e acabou em nono, com 77.932 pontos. O ginasta precisava ser o melhor da disputa geral e poderia ficar atrás de canadenses, americanos e de Diogo Soares, que já tinham vagas garantidas nas Olimpíadas. O Brasil segue tendo duas vagas asseguradas para Paris -  a de Diogo e mais uma que caberá à CBG definir.

TAEKWONDO

A modalidade sempre rende ao Brasil algumas medalhas em Jogos Pan-Americanos e nesta edição não poderia ser diferente. 

Até agora, já temos uma prata, na categoria até 57 kg com Maria Clara Pacheco e duas medalhas de bronze, nas categorias até 58 kg, com Paulo Ricardo, e até 80 kg, com Lucas Ostapiv.

Atleta do taekwondo exibindo sua medalha de bronze usando uniforme verde e amarelo
Paulo Ricardo, medalhista de bronze na categoria até 58 kg da modalidade - Foto: Wander Roberto, Miriam Jeske e Gaspar Nóbrega/COB/Reprodução

 

OUTRAS MODALIDADES

Nosso país conquistou outras seis medalhas em diferentes modalidades. A delegação brasileira levou uma prata no Hipismo de Adestramento por equipes. Além de outros cinco bronzes, sendo dois no Ciclismo Mountain Bike com José Gabriel e Raiza Goulão. O Esqui Aquático com Felipe Neves, Levantamento de Peso com Laura Amaro e os Saltos Ornamentais com Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso, tiveram um bronze cada.

Atleta do esqui aquático competindo em prova na água
Felipe Neves, primeiro medalhista da história do Brasil no Esqui Aquático - Foto: Gaspar Nóbrega/COB/Reprodução

 

QUADRO DE MEDALHAS

Veja a seguir, como ficou o quadro de medalhas após o primeiro fim de semana dos Jogos Pan-Americanos de Santiago.

Quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos ao fim do dia 23 de outubro de 2023
Quadro de medalhas do dia 23 de outubro - Foto: Khauan Wood