AGEMT na Pista: Pré GP do Japão

O que esperar do final de semana pós pontuação máxima da Ferrari e pódio sem Red Bull
por
Giulia Fontes Dadamo
|
06/04/2024 - 12h
carros de corrida
4 pontos separam a Ferrari de se igualar a Red Bull no campeonato de construtores. Imagem: Motor Sports

 

Neste domingo (07) às 2h, os pilotos voltarão à Suzuka para uma das corridas favoritas do público, a do Grande Prêmio do Japão. Após um GP de dobradinha ferrarista na Austrália, surpreendentemente sem Max Verstappen no pódio, os fãs estão curiosos para ver se a Ferrari se manterá na competição com a Red Bull.

ONDE TUDO COMEÇOU

A pista foi construída após a Segunda Guerra Mundial quando Surigo Honda, o fundador da Honda Motors, decidiu que sua empresa precisava de seu próprio circuito de teste, já que o Japão não tinha muitas rodovias qualificadas para isso na época.

pista Suzuka
Traçado da icônica pista de Suzuka - Foto: Vladimir Rys/Bongarts/Getty Images

Apesar de ter sido construído nos anos 60, o track não teve sua primeira corrida até 1987. Mas mesmo com sua entrada tardia na Fórmula 1, o Circuito de Suzuka não desapontou. Em 1990, o famoso circuito sediou uma das disputas mais icônicas da Fórmula 1: Alain Prost versus Ayrton Senna.

Senna chegou em Suzuka com 9 pontos de vantagem de Prost. Se o francês ganhasse as duas corridas finais da temporada, ele teria o tetracampeonato. Ayrton, então, percebeu que precisava impedir a vitória dele em alguma das provas.

Senna e Prost
Senna bateu em Prost logo após a largada, em 1990. - Foto: Reprodução/Getty Images

 

Em Suzuka, uma pista de ultrapassagens difíceis, havia a sensação de que quem fizesse a pole position e completasse a primeira curva na frente, ganharia a prova. Então Senna, na penúltima corrida da temporada, bateu em Prost logo após a largada e conquistou o seu bicampeonato mundial. 

EM 2024...

A previsão, porém, não está muito boa para os ferraristas, já que no TL1 foi liderado por dobradinha da Red Bull, com Max Verstappen na liderança. Mas a adversidade pode causar uma mudança nos resultados esperados, como vimos no TL2. A chuva deixou o top 3 liderado por Oscar Piastri (McLaren), seguido por Lewis Hamilton e por Charles Leclerc (Ferrari).