AGEMT na Pista: Pré GP da Arábia Saudita

A corrida será realizada neste domingo. O circuito é o segundo mais rápido do calendário, perdendo apenas para o de Monza.
por
Bianca Athaide
Helena Cardoso
|
17/03/2023 - 12h

No próximo domingo (19) acontece o 3º Grande Prêmio da Arábia Saudita, em Jeddah, conhecido por ser o circuito de rua mais rápido do campeonato.

Fundado em 1932 após uma intensa e sangrenta guerra civil, a Arábia Saudita é até hoje um país sem constituição ou parlamento, sendo o leito de uma monarquia absoluta, com costumes e leis embasados pelo radicalismo islâmico e tendo no petróleo a base da sua economia. A cidade sede da corrida deste final de semana é considerada a capital comercial do país e a mais rica do Médio Oriente.

O circuito de Jeddah conta 27 curvas, de até 12 graus de inclinação e três zonas de DRS - sistema de redução de arrasto, com finalidade de reduzir o arrasto aerodinâmico e permitir as ultrapassagens. Essas características foram cuidadosamente pensadas para garantir um maior desafio aos pilotos. Um exemplo foi o GP de 2021, marcado por bandeiras vermelhas, Safety Cars e confusão.

No meio desse alvoroço estavam Lewis Hamilton (Mercedes) e Max Verstappen (Red Bull), que protagonizaram uma disputa acirrada pelo título na temporada 2021. Nesta corrida em específico havia muito em jogo para o holandês, que dependendo do resultado poderia garantir seu campeonato mundial.

Os dois pilotos sozinhos marcaram sete ocorrências entre si durante o percurso, para mais tarde Hamilton garantir o primeiro lugar do pódio. A vitória possui uma particularidade por ter sido a última do piloto até hoje - o britânico não venceu nenhuma corrida na temporada de 2022 pela primeira vez na carreira.

Apesar da vitória do inglês em 2021, Verstappen foi o último piloto a subir na posição mais alta do pódio em Jeddah, na temporada de 2022, em um GP que quase foi boicotado pelos pilotos, após mísseis atingirem instalações de petróleo a cerca de 10km do circuito. Durante a transmissão do primeiro treino livre era possível ver a fumaça e foi necessária uma longa reunião com o CEO, Stefano Domenicali, e o diretor de automobilismo, Ross Brawn, para o fim de semana prosseguir. 

A pista estreita torna as ultrapassagens mais complexas, e com isso coloca a Ferrari em desvantagem, uma vez que terá que trocar a central eletrônica de Charles Leclerc. O carro do piloto monegasco vai para a terceira troca de peça, ultrapassando o limite de duas por ano, e terá uma punição de 10 posições no grid de largada. 

Em 2023, na segunda etapa do calendário, a Red Bull tem uma pequena vantagem após a corrida no Bahrein, depois de conseguir uma dobradinha com Max Verstappen e Sergio Pérez assumindo as duas primeiras colocações; seguidos por Fernando Alonso (Aston Martin). O espanhol a missão de mostrar que a equipe tem um carro com chances de disputar o Campeonato de Construtores.   

Nesta sexta-feira (17), às 10h30 (horário de Brasília), aconteceu o primeiro treino livre. No sábado (18), a classificação está marcada para às 14h (horário de Brasília). E no domingo (19), a corrida acontece a partir das 14h (horário de Brasília), com 50 voltas.