AGEMT na Pista: Homenagens Pré GP de SP

Giulia Fontes Dadamo
02/11/2023 - 12h
Lewis Hamilton com jaqueta de Senna
Lewis Hamilton usou jaqueta em homenagem a Ayrton Senna na chegada a Interlagos para o GP de São Paulo de F1 2023 — Foto: Reprodução/Instagram

A Fórmula 1  finalmente está  em solo brasileiro para a 21a etapa do campeonato. O final de semana mal começou e já tivemos homenagens a Ayrton Senna de alguns dos principais pilotos  da temporada: Charles Leclerc, Pierre Gasly , e o cidadão honorário brasileiro, Lewis Hamilton. E mesmo que o GP do Brasil não seja conquistado por um brasileiro desde 2008, estas não serão as únicas menções ao tricampeão brasileiro. Interlagos sediará uma homenagem no domingo para os  30 anos da última vitória de Senna em casa, e no sábado aos dois potenciais brasileiros: Gabriel Bortoletto (piloto de desenvolvimento da McLaren) e Felipe Drugovich (piloto reserva da Aston Martin renovado para 2024).

Charles Leclerc em visita ao Instituto Ayrton Senna, em São Paulo
Charles Leclerc em visita ao Instituto Ayrton Senna, em São Paulo — Foto: Reprodução/Twitter
Pierre Gasly usa boné em homenagem a Ayrton Senna
Pierre Gasly usa boné em homenagem a Ayrton Senna — Foto: Reprodução Twitter

O último cronograma especial da temporada começa nesta sexta-feira às 11h20 com o TL1, seguido da classificação da corrida de domingo às 14h30. Já no sábado, teremos a classificação e a Sprint às 10h50 e às 15hrs. E o domingo fecha a vinda do paddock ao Brasil com a corrida às 13h30. Todas as etapas serão transmitidas ao vivo pela Band.

Apesar de Verstappen selar sua 16ª vitória da temporada na semana passada no México – estabelecendo um novo recorde de maior número de vitórias em uma temporada – o corredor não chegou em Interlagos com a mesma confiança. No ano passado, a Red Bull chegou a Interlagos em excelente forma, mas teve problemas para alcançar a Mercedes, que venceu o Sprint com George Russell e o GP com uma dobradinha de seus pilotos .“Bem, no ano passado não tivemos um grande fim de semana de corrida aqui, e agora com o formato Sprint torna-se bastante difícil estar imediatamente no topo das coisas.” Diz o holandes em uma coletiva de imprensa.

Assim, o segundo lugar de Hamilton no México deixou a diferença entre ele e Pérez em apenas 20 pontos, com o inglês diminuindo essa diferença em 35 pontos nos últimos cinco finais de semana de corrida. Então se o cidadão honorário brasileiro mantiver a mesma taxa de fechamento até o final da temporada, ele superaria Perez por apenas um ponto e se tornaria vice-campeão, atrás de Max Verstappen.

Após um ótimo desempenho de Ricciardo no México, depois de se recuperar da lesão, terminando a corrida em P7 (apenas meio segundo atrás de George Russell), os rumores seguem correndo nos bastidores sobre um possível retorno de Daniel Ricciardo à RBR, substituindo Sergio Pérez.

Em entrevista para o Globo Esporte, o corredor evitou australiano Alpha Tauri evitou falar sobre possíveis mudanças para 2024 e relembrou já ter estado "no outro lado" das especulações na carreira. “Já estive nesse lugar anteriormente, e minha experiência não me permite começar a sonhar. Vou manter os pés no chão aqui, tentar conseguir mais resultados como o México e ver o que acontece. Mas tudo que me disseram sobre o ano que vem, e tudo que assinei (contrato), é a AlphaTauri.”