AGEMT na Pista: Hamilton e Leclerc desclassificados

Horas após o término do GP de Austin, foram atestadas irregularidades com a parte inferior do carro dos dois competidores
por
Aline Freitas
|
25/10/2023 - 12h

Depois de uma prova marcada pela resiliência de Lewis Hamilton (Mercedes), que chegou na segunda colocação e a decepção de Charles Leclerc (Ferrari) por largar na pole e terminarem P6, os dois pilotos ainda teriam outra surpresa: a desclassificação da prova cerca de 4 horas após o término da corrida. 

O que levou à punição foram infrações na prancha do assoalho detectadas na inspeção técnica realizada após a prova. De acordo com o artigo 3.5.9 do regulamento da Fórmula 1, a prancha de madeira na parte inferior do carro deve ter uma espessura de 10mm, com tolerância de 9mm, o que não era o caso dos carros 44 e 63. Após a avaliação da equipe técnica e a presença de responsáveis das equipes Mercedes e Ferrari na sala de comissários, foi decretado que os pilotos estavam desqualificados. 

A desqualificação foi especialmente dura para Hamilton, que está na briga pelo vice-campeonato. No fim de semana anterior, ele abandonou a corrida após bater em seu companheiro de equipe George Russell e perdeu a chance de pontuar. Para se redimir, teve um bom fim de semana, apesar das falhas de estratégia da Mercedes, e chegou em P2 tanto na sprint como na corrida principal. Em entrevista, o heptacampeão mundial afirmou que o resultado final não apaga os avanços que a equipe conseguiu realizar no carro. 

Max Verstappen, Lewis Hamilton e Lando Norris no pódio do GP de Austin, antes do anúncio da desqualificação
Max Verstappen, Lewis Hamilton e Lando Norris no pódio do GP de Austin, antes do anúncio da desqualificação (Foto: Rudy Carezzevoli / Getty Images)

"Eu vim aqui com vontade de lutar duro, me senti ótimo e estou muito feliz com meu desempenho", disse. "Tínhamos um bom ritmo e eu estava me sentindo ótimo no carro. Sinto-me positivo à medida que avançamos, mesmo que, ao refletir sobre isso, pudéssemos ter vencido hoje". 

"É claro que é decepcionante ser desqualificado após a corrida, mas isso não tira o progresso que fizemos neste fim de semana", finalizou. 

Já Leclerc, apenas acrescentou a punição ao resultado abaixo do esperado que conseguiu no domingo. Após marcar o melhor tempo na sexta-feira e chegar em terceiro na corrida Sprint do sábado, o piloto da Ferrari caiu para P6 na corrida principal graças a tentativa da equipe de fazer apenas uma parada para a troca de pneus. 

Na última segunda-feira (23) , um dia após a corrida, os dois pilotos fizeram uma postagem conjunta no Instagram com uma foto em que aparentavam chateação. A legenda do post dizia: "mood" (humor).

 

O GP do México acontece neste fim de semana, dessa vez sem sprint. A classificação será no sábado, 28, às 18h, no horário de Brasília e a corrida no domingo, às 17h, também no horário de Brasília.