28ª Maratona de SP: conheça o pódio da corrida.

Estrangeiros estreantes ganham o título da prova.
por
Mohara Ogando Cherubin
|
15/04/2024 - 12h

A 28ª  Maratona Internacional de São Paulo ocorreu neste domingo (07), na Avenida Pedro Álvares Cabral, nas imediações do parque do Ibirapuera, Zona Sul de SP. A corrida de rua teve como marca oficial a Olympikus, e além dos 42,195 km, foram oferecidas aos atletas as provas de 21 km (meia maratona), 10 km e 5 km. 

Os atletas elite da maratona largaram às 6:10 e o restante às 6:15; os da meia às 6:30; os dos 10 km às 6:40 e os dos 5 km às 6:45. O percurso da maratona teve como largada o Obelisco, onde os atletas seguiram em direção ao aeroporto, retornaram, foram até Pinheiros, atravessaram o Rio Pinheiros, rodaram em toda Cidade Universitária, e retornaram à linha de chegada ao parque do Ibirapuera.

Em meio a um clima agradável e úmido de 17ºC, o atleta Nicolas Kiptoo Kosgei, do Quênia, ganhou entre os homens com o tempo de 2h16min25s. Logo atrás dele estava o atleta Gosa Bogale Seyoum, da Etiópia, com o tempo de 02h17min05s e o terceiro lugar masculino da corrida foi consagrado pelo brasileiro Ederson Vilela Pereira, com o tempo de 02h19min14s.

 

arquivo 1
Nicolas garantindo seu primeiro lugar na corrida (Reprodução Diogo Anhasco/Fotop)

 

Nicolas e Gosa permaneceram juntos praticamente durante toda a corrida, porém nos metros finais o queniano conseguiu acelerar seu ritmo e cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. "Essa é a minha primeira maratona em São Paulo e estou muito feliz com o primeiro lugar. Vou passar mais três aqui no Brasil, e depois irei voltar para o Quênia e continuar treinando".

O atleta queniano também comentou sobre as dificuldades que teve na prova. "O percurso era bom, mas com muitas descidas e subidas e teve um momento em que comecei a sentir muitas dores no meu joelho. Estou acostumado com o clima quente do Quênia, então o clima frio também não estava nos ajudando, mas conseguimos finalizar a prova". 

Sobre qual será sua próxima maratona, o atleta afirma "Tenho vontade de correr na Europa, não sei, em algum país da Europa". Nicolas ficou muito contente com seu desempenho e não descarta a oportunidade de participar da próxima Maratona Internacional de São Paulo, no ano que vem.

O paulista Ederson Vilela, campeão da Maratona de Curitiba do ano passado, se mostrou contente com a sua colocação na corrida e já tem planos para conquistar o título de vencedor no próximo ano. "Eu estava bem preparado, fiz uma primeira metade da prova mais conservadora e acelerei meu ritmo na segunda metade, e consegui ser o terceiro colocado da corrida. Estou muito feliz com a minha colocação e espero voltar no próximo ano para brigar pela vitória na corrida".

"Minha maior dificuldade foi no momento em que cheguei no último túnel do percurso, e percebi que os dois estavam distantes de mim. Precisei manter meu ritmo para garantir a terceira colocação, não me importando com o tempo em que iria finalizar a prova", afirma Ederson.

 

Resultados da 28ª Maratona de São Paulo:

Masculino

 

  1. Nicolas Kiptoo Kosgei (QUE), 02h16min25s

  2.  Gosa Bogale Seyoum (ETH), 02h17min05s

  3.  Ederson Vilela Pereira (BRA), 02h19min14s

  4. Geilson dos Santos Conceição (BRA), 02h21min14s

  5. Raphael Magalhães Moura (BRA), 02h25min51s


 

Feminino

 

  1. Helen Daniela Baltazar Medina (BOL), 02h50min14s

  2. Tadesu Tafa Weka (ETH), 02h50min50s

  3. Haregeweyni Hads Alemayehu (ETH), 02h51min

  4. Emily Chebet (QUE), 02h51min54s

  5. Faridah Jepchirchir Chelanga (QUE),02h52min01s