Uma mecha que transforma vidas

A partir de doações de cabelo, o projeto confecciona perucas gratuitas para pacientes em tratamento quimioterápico
João Pedro Lopes
Natália Perez
30/04/2024 - 12h

“Quando estava carequinha e ganhei uma peruca, vi o quanto essa peruca me ajudou a enfrentar o tratamento, os olhares de pena e também o espelho”, diz Débora Pieretti, fundadora do projeto à AGEMT. Sua ideia foi criar eventos para corte de cabelo solidário, nos quais as mechas doadas são usadas para a confecção de perucas que são doadas para mulheres - que assim como ela - perderam seus cabelos para tratamentos contra o câncer ou queda de cabelo (alopecia).

Em 2017, no dia 8 de março nascia a ONG Instituto Amor em Mechas. Um mês depois, no Dia Mundial da Saúde, foram entregues as primeiras perucas. Distribuídas em salões de belezas, urnas do projeto reúnem doações de mechas de cabelo cortadas que provavelmente seriam descartadas. Desde então, a meta mensal da entidade é arrecadar 1 quilo de mechas por urna, nas mais de 400 espalhadas pelo país.

“Na verdade, a gente doa mais que uma peruca, nós doamos o kit do amor que além da peruca tem lenço, álcool em gel, colar de pérola, brinco, maquiagem, máscara, livro de autoajuda, tudo isso dentro de uma bolsa, tudo de forma gratuita” conta Débora. Com uma média mensal de 110 kits, o projeto já doou mais de 6100 kits do amor.

MECHA
Desde sua fundação em 2017, o Instituto Amor em Mechas já entregou milhares de perucas e kits do amor gratuitamente, promovendo a autoestima e a confiança de mulheres em tratamento contra o câncer em todo o Brasil.

Motivação

Durante seu tratamento quimioterápico, em 2016, Débora participou de um evento para pacientes oncológicas, no qual enquanto o cabeleireiro cortava a  franja da peruca que acabara de ganhar, pensou: "Quando eu estiver melhor quero que outras mulheres tenham a oportunidade de sentir o que eu estava sentindo e de terem acesso a uma peruca gratuitamente”, afirma.

Um ano depois, ela começou o projeto na sala de casa. Não muito depois, viu a necessidade de expandir, ter uma sala comercial e um estatuto formal com a parte jurídica. Apresentou sua ideia para empresas e assim fechou ações do Amor em Mechas principalmente durante o Outubro Rosa, mês de conscientização e alerta sobre o câncer de mama.

“Estar triste e deprimida interfere no sistema imunológico, por isso procuramos levar alegria em nossas ações, elevando a autoestima da mulher em tratamento, para se sentir bela e feminina” explica ela. Além de seus marcos próprios, o projeto conta também com parcerias com empresas como Magazine Luiza e Max Love para a promoção de mais eventos. “A gente acredita que se cada um faz um pouquinho podemos chegar lá, por isso a hashtag do projeto é #juntos_podemos_mais.”

MECHA
A iniciativa do Instituto Amor em Mechas vai além da doação de perucas, abrangendo parcerias com empresas e eventos como o Outubro Rosa, visando levar alegria e apoio às mulheres em sua jornada contra o câncer.
​​​​Foto: João Pedro Lopes

Trote Solidário

Há 3 anos a PUC-SP recebe o Instituto durante a semana de Recepção Solidária dos novos alunos. Promovido pela Pastoral Universitária e pela Pró-reitora de Cultura e Relações Comunitárias, o evento aconteceu no dia 5 de março no hall em frente à biblioteca da universidade. “Para nós é super importante essa arrecadação tanto da mecha como também do nosso bazar. As pessoas que aqui participam do bazar estão também participando do trote solidário.”

Além de participações em eventos, aquele que deseja colaborar pode ir até um dos pontos de coleta ou enviar pelo correio para o Instituto, sediado na Barra Funda. Durante o ano todo são bem-vindas doações financeiras, lenços ou bijuterias e principalmente mechas de cabelo de no mínimo de 15cm.

“Eu sabia que ia ter, mas não tinha certeza se viria. Aí quando vi o pessoal aqui, me animei. Foi um pensamento de só ir, sabe? Cabelo cresce!” contou Letícia Patrocínio, uma das estudantes que mais doou cabelo no evento da Amor em Mechas na PUC.

Para mais informações de como doar, acesse. Abaixo mais fotos do evento na PUC-SP.

MECHA
Letícia Patrocínio, uma das participantes do evento da Amor em Mechas na PUC-SP, compartilha sua experiência de doação, destacando a importância de contribuir para a causa e espalhar a mensagem de que 'cabelo cresce'.

MECHA
Em parceria com universidades como a PUC-SP, o Instituto Amor em Mechas promove eventos solidários, como o Trote Solidário, incentivando a doação de mechas de cabelo e contribuindo para a causa.

MECHA
Débora Pieretti, inspirada por sua própria jornada contra o câncer, fundou o Instituto Amor em Mechas, que oferece não apenas perucas, mas também um 'kit do amor' completo, incluindo itens essenciais e mensagens de esperança.

MECHA
Com mais de 400 urnas de doação distribuídas pelo país, o Instituto Amor em Mechas tem como meta mensal arrecadar 1 quilo de mechas por urna, demonstrando o poder da solidariedade em transformar vidas durante o tratamento contra o câncer.

MECHA
O Instituto Amor em Mechas, com sua missão de promover a beleza feminina e elevar a autoestima, oferece não apenas perucas, mas todo um kit do amor, repleto de cuidados e acessórios, para que cada mulher em tratamento contra o câncer possa sentir-se bela e confiante em sua jornada.

MECHA
Os eventos de corte de cabelo solidário do Instituto Amor em Mechas são momentos de solidariedade e esperança, onde cada mecha doada se transforma em uma oportunidade de fazer a diferença na vida de mulheres em tratamento.