São Paulo: um templo de vários deuses

A cidade de São Paulo é lar para seguidores de religiões diversas.
por
Isabelli Albuquerque
|
03/05/2024 - 12h

Atualmente, a cidade de São Paulo é lar de 12,33 milhões de pessoas, sendo mais da metade delas cristãos. Porém, o resto da população se divide em diversas outras religiões, como o budismo, candomblé ou umbanda, islamismo, judaísmo entre outras.

A metrópole oferece um espaço em que esses crentes possam expressar sua fé, seja em rituais públicos ou na arquitetura da cidade, onde podemos observar torres detalhadas de templos ao lado dos prédios cinzas e minimalistas da capital.

Esse ensaio celebra essa diversidade, mostrando pessoas exercendo sua fé e a beleza de religiões distintas.

Fachada da Igreja Ortodoxa Russa de São Nicolau, localizada na Rua Tamandaré no bairro da Liberdade. Foto: Isabelli Albuquerque.
Cripta onde os ossos dos membros da comunidade são enterrados. Os cristãos ortodoxos acreditam que os falecidos devem ser honrados, orando por suas almas para que alcancem a paz eterna. Foto: Isabelli Albuquerque.
A Catedral de São Nicolau é a igreja ortodoxa mais antiga da capital, sendo consagrada no ano de 1928. Foto: Isabelli Albuquerque
Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, localizada na Rua do Carmo no centro de São Paulo, construída no estilo barroco-colonial. Foto: Isabelli Albuquerque

 

A igreja foi inaugurada em 1810, tendo como princípio acolher pessoas de qualquer classe social. Foto: Isabelli Albuquerque.
Altar em homenagem à Nossa Senhora da Boa Morte. Foto: Isabelli Albuquerque.
A igreja era conhecida como "Igreja das Boas Notícias" já que anunciava a chega de visitantes á cidade de São Paulo. Foto: Isabelli Albuquerque.
Foi reformada entre 2006 e 2009. Durante a restauração detalhes da construção foram redescobertos, como a pintura no teto acima do altar, que estava abaixo de uma camada grossa de sujeira. Foto: Isabelli Albuquerque.
O templo budista Luz do Oriente segue os ensinamentos deixados por Meishu Sama, o Senhor da Luz. Foto: Isabelli Albuquerque.
O "johrei" é um método de canalização da Luz de Deus, durante esse processo, a pessoa recebendo a luz é curada de suas doenças e liberta de suas aflições. Foto: Isabelli Albuquerque.
O espaço conta com uma pequena galeria de arte de acesso público, onde pinturas, esculturas e peças de artesanato podem ser expostas. Foto: Isabelli Albuquerque.
O templo fica localizado no bairro de Perdizes em São Paulo. Foto: Isabelli Albuquerque.