São Paulo dança todos os ritmos

De maneira extra-oficial o Centro Cultural da Vergueiro funciona como uma grande sala de ensaio para dançarinos de todos os tipos
por
Natália Perez
|
07/05/2024 - 12h

São Paulo, a cidade conhecida por sua mistura cultural, expõe sua diversidade de maneiras variadas: da arquitetura até pessoas, culinária, vestimenta, música, dança. Na zona sul da cidade, o Centro Cultural da Vergueiro se destaca pelo contraste de danças e dançarinos que dividem harmoniosamente o centro, principalmente durante os finais de semana.

Em um mesmo corredor ensaiam dança de salão, covers de K-pop, hip-hop e outros estilos. Movimentos rítmicos que acompanham as mais variadas batidas, sejam elas nacionais ou internacionais, rápidas ou lentas, delicadas ou agressivas. A música nós move e a dança comove.

 

vergueiro
O K-pop se destaca como o ritmo mais popular do centro, diferentes pessoas ensaiam coreografias novas e antigas dos mais diversos grupos. Além do treino, a maioria grava a dança e publica nas redes sociais. Foto: Natália Perez.

 

vergueiro
Mais de uma vez, Rick (@rrixrd) e Ju (@jc_cover_) se encontraram no centro para dançar juntos. A coreografia escolhida da vez foi “Midas Touch” do recém estreado grupo feminino “Kiss of Life”. Foto: Natália Perez.

 

vergueiro
RedLove (@redlovegroup) é o como se chama esse grupo de amigos que se dedicam a aprender, treinar e apresentar exclusivamente músicas do grupo feminino de K-pop “Twice”. Foto: Natália Perez.

 

vergueiro
Para mais precisão nas formações, cada um deles representa uma integrante do “Twice” em posições definidas durante a coreografia de “Fancy”. Foto: Natália Perez.

 

vergueiro
Dançarinos espalham-se por todo o centro, mas especialmente nas áreas a céu aberto. A cena é cotidiana e de nada afeta o vigia que cuida de algumas obras expostas no lado de dentro. Foto: Natália Perez.

 

vergueiro
Integrantes do Morning Flare (@mfdancegroup) se divertem enquanto ensaiam uma coreografia do grupo de K-pop “NCT” para depois gravá-la com figurinos na Avenida Paulista. Foto: Natália Perez.

 

vergueiro
Em meio a agitação do centro, alheios aos demais dançarinos, esse casal encontra espaço para valsar. Foto: Natália Perez.

 

vergueiro
A troca da posição dos pés, passos suaves e giros lentos são características fundamentais da dança de salão. Foto: Natália Perez.

 

vergueiro
Famoso por suas poses acrobáticas no chão,  o “Breakdance” nasceu na década de 1970 como parte do estilo de rua afro-americano Hip-hop. Foto: Natália Perez.

 

vergueiro
Além de frequentemente usar o espaço do centro para treinar, Thomas (@thomas.okoti) também grava e ensina passos de “breaking” em suas redes sociais. Foto: Natália Perez.

 

vergueiro
Um homem dança com movimentos ágeis e força, um casal com calma e suavidade e um homem alheio a ambas com seu fone de ouvido como representantes dos ritmos do Centro Cultural da Vergueiro. Foto: Natália Perez.